Quando falamos de entrevista de emprego, diferenciais competitivos e crescimento na carreira, não é raro nos depararmos com termos como habilidade e competência. Já reparou que muita gente os considera sinônimos? Até mesmo os profissionais de RH, durante os processos seletivos, podem usá-los dessa forma.

Mas saiba que existem algumas diferenças entre esses dois termos, ainda que mínimas. Elas explicam muito sobre o que o mercado espera de um profissional e indicam alguns caminhos para trilhar uma carreira de sucesso.

Para ter melhor desempenho nos processos seletivos, conhecer a diferença entre habilidade e competência é essencial. E é por isso que você está aqui, certo? Sem mais delongas, saiba tudo sobre o tema –– e, como bônus, veja quais são os principais fatores para desenvolver e se destacar profissionalmente!

Quais são as diferenças entre habilidade e competência?

Vamos começar pela habilidade. Ela representa a qualidade e a aptidão que um profissional tem para realizar algo. Por exemplo, determinada pessoa é boa em se comunicar com outras de diferentes níveis hierárquicos em uma empresa. Vale lembrar que não é algo que, necessariamente, nasceu com ela –– é possível desenvolver habilidades ao longo da vida.

Já a competência vai um pouco além. Nada mais é do que um conjunto de habilidades que se somam aos conhecimentos de uma pessoa para que ela realize determinada ação. É o caso de um advogado que, com sua boa comunicação e compreensão das técnicas, desempenha sua profissão brilhantemente.

E qual a diferença entre habilidade e competência na prática? Bem, pense no seguinte cenário. Uma pessoa pode saber cozinhar e estar apta a isso, mas não ser competente na reprodução de determinada receita de doce. Isso porque ela não tem as técnicas necessárias para atingir a excelência na prática. Deu para entender? São distinções bem sutis!

Podemos dizer até que a habilidade é uma parte da competência. Vamos a outro exemplo? Pense em um profissional que passou pela Licenciatura em Matemática e aprendeu toda a teoria, não apenas sobre essa matéria, mas a respeito da didática do ensino. Até aqui, excelente. Mas isso não quer dizer que ele conseguirá dar aulas fantásticas, capazes de prender a atenção de seus alunos. Para isso, terá que se dedicar a treinamentos para aprimorar sua prática e entender como fazer.

Por que elas são importantes para sua carreira?

A capacitação profissional é um grande desafio durante a nossa carreira. Sabemos que as empresas querem integrantes que colaborem com seus conhecimentos e, consequentemente, no crescimento dos lucros.

Um estudante que acabou de sair da faculdade sabe muito sobre técnicas e as chamadas habilidades de comportamento, o que já conta alguns pontos nos processos seletivos. Mas ele precisa das competências também, para alcançar a excelência em sua atuação. Dessa forma, consegue crescer dentro da empresa e até pode se destacar no mercado, em busca de oportunidades ainda melhores.

Durante muito tempo, o aspecto técnico foi muito avaliado pelo mercado. Entre anos de experiência e uma porção de habilidades comportamentais, a primeira era prioridade. Hoje, todos esses aspectos são essenciais para um bom relacionamento nas empresas, em equipes de qualquer área. Por isso, é importante aliar as chamadas soft skills e hard skills.

Já falamos até aqui da boa comunicação, da didática e do trabalho em equipe. A seguir, conheça outras das habilidades e competências mais valorizadas pelos empregadores e que podem destacar a sua atuação profissional:

  • liderança;
  • organização;
  • proatividade;
  • automotivação;
  • resiliência;
  • domínio de tecnologia e idiomas.

É bom lembrar a importância de investir em atualizações e aprimoramento de suas habilidades e competências. Contar com as que você já tem não é uma boa aposta em um mercado concorrido, certo? Essa é nossa principal dica para conseguir o emprego ou a promoção com que tanto sonha!

Como desenvolver habilidades e competências?

O primeiro passo para desenvolver as habilidades e competências que o mercado espera de você é pelo autoconhecimento profissional. Entender seus pontos fortes e os que precisa melhorar dará o direcionamento necessário para o seu crescimento.

É preciso entender que ter muitas qualidades é bom, mas só se realmente acrescentarem à sua atuação. Claro que aprender a cozinhar pode não ajudar na sua profissão e, mesmo assim, ser importante na sua vida.

Mas, quando se trata de planejar a carreira, priorize aquelas habilidades e competências que farão diferença no currículo e nos processos seletivos. Por exemplo, quem deseja se tornar um engenheiro eletricista de sucesso pode focar nas técnicas de lógica para resolução de problemas e na capacidade de trabalhar em equipe –– e, com isso, desenvolver a liderança.

Um dos melhores lugares para explorar as suas habilidades e competências é na faculdade. Você entra em contato não só com as teorias e técnicas da sua área, mas também com profissionais que já estiveram no seu lugar. Com a vivências dos seus professores, por exemplo, encontra boas ideias e atalhos para se aprimorar.

Só não pare por aí. Faça treinamentos nas principais habilidades requisitadas pelo mercado (como as de vivência digital), procure cursos livres com certificação e adquira experiências. E você pode se desenvolver bastante a partir do convívio com pessoas diferentes. Aprenda a ouvir e dedicar atenção aos outros, que terá momentos memoráveis de enriquecimento na sua bagagem profissional.

Para finalizar, fica aqui a nossa dica de destacar as suas habilidades e competências no currículo. Dessa forma, você consegue a atenção dos recrutadores e, nas etapas seguintes do processo seletivo, pode demonstrá-las. Um exemplo é na parte de experiências profissionais: é possível demonstrar alguma conquista que se relacione às suas qualificações.

Com este conteúdo, você entendeu a diferença entre habilidade e competência, além da importância de desenvolver ambas em sua carreira. Agora, é hora de colocar em prática as nossas dicas e investir constantemente em seu desenvolvimento profissional. Lembre-se de que as empresas estão de olho nos melhores talentos para alavancar seu negócio, então, seja quem elas procuram.

Aproveite que está por aqui e passe para o próximo conteúdo: se uma das formas de desenvolver habilidades e competências é pelo estudo, saiba que também é importante caprichar na sua apresentação profissional. Então, aprenda a fazer um currículo perfeito!

Avalie este post

Comentários

Comentários