Um fato mais que consolidado é a necessidade de fazer uma graduação para ter melhores chances na carreira. Tanto é que, no Brasil, as matrículas só crescem, com mais destaque para a rede particular de ensino e também para a modalidade a distância, segundo dados do Ministério da Educação.

A questão é que o curso de pós-graduação abre ainda mais portas e possibilita que os profissionais se tornem especialistas em diversas áreas, melhorando as chances de emprego tal qual seus salários. Então, se você está achando que concluir a graduação é suficiente, neste artigo, vai ver bons motivos para seguir estudando e se especializando na sua área de interesse.

Além disso, mostraremos quais são as possibilidades de cursos de pós-graduação — sim, existem vários deles — para você ter uma ideia mais certa de qual caminho seguir. Vamos começar?

Quem pode fazer um curso de pós-graduação?

Para poder cursar uma pós-graduação, é necessário que o estudante já tenha se formado no Ensino Superior. É o que diz a resolução CNE/CES nº 1/2018. Aliás, antes de fazer a matrícula no curso de pós-graduação, parte da papelada pedida pela instituição é o diploma da faculdade ou mesmo o histórico de notas.

Além disso, muitas instituições de ensino pedem o currículo de quem está interessado. Portanto, se você está considerando a pós-graduação, tenha em mente concluir a graduação para, então, buscar a pós, combinado?

Quais são os tipos de pós-graduação?

Você já sabe o que é EAD e como o ensino a distância ajuda na flexibilização da rotina, certo? Quanto ao curso de pós-graduação, não importa o tipo: há a chance de fazê-lo 100% digital, híbrido ou presencial — em geral, isso varia de acordo com a instituição e com o curso escolhido.

Os cursos de saúde, por exemplo, pedem algum tipo de aula prática, no pólo de ensino. Dito isso, vamos aos principais tipos de pós-graduação!

Lato Sensu

Essa é uma expressão latina que quer dizer “sentido amplo”. Abarca cursos geralmente indicados pra quem busca se especializar em uma área. Eles se dividem em:

  • especialização: deve ter no mínimo 360 horas de duração. Ao concluir, você recebe um certificado de especialista. Essa é uma necessidade para dentistas, médicos e demais profissionais como administradores, publicitários e advogados que buscam se sobressair em uma área;
  • MBA: o Mestre em Administração de Negócios foca mais em gestão. Trata-se de um curso que envolve disciplinas de finanças, recursos humanos, contabilidade, marketing etc. A duração mínima também é de 360 horas.

Strictu Sensu

Do latim, esse termo significa “sentido restrito”. Nesse caso, os cursos de pós-graduação visam a formação de professores universitários e pesquisadores. Confira quais são as opções:

  • mestrado: aqui, o objetivo é formar alguém como pesquisador ou professor de Educação Superior. Ao concluir o curso, que dura cerca de dois anos, você recebe o título de mestre. Para ingressar, é preciso fazer um pré-projeto de pesquisa e passar por algumas entrevistas;
  • doutorado: costuma ser um passo na sequência do mestrado, até porque as faculdades costumam exigir o título de mestre para essa pós. Conseguir uma vaga envolve análise de currículo, aprovação do projeto de pesquisa e uma entrevista. Para fazê-lo, é necessário falar pelo menos duas línguas estrangeiras. Em média, a duração é de quatro anos;
  • pós-doutorado: é a extensão da pesquisa de doutorado. Esse curso de pós-graduação não exige que você faça disciplinas ou defenda uma nova tese — o foco é mesmo a pesquisa atualizada de um problema.

Por que fazer um curso de pós-graduação?

Destacar-se no mercado de trabalho e chamar a atenção dos recrutadores é uma das grandes vantagens de estudar uma pós-graduação. Porém, há outros fatores que devem ser considerados — e bem importantes, viu? Confira!

Educação continuada

Em primeiro lugar, fazer um curso de pós-graduação, ou mais de um, coloca você na trilha da educação continuada, ou seja, mostra que você tem interesse de se especializar mais. Hoje, esse é um cuidado extremamente necessário para garantir possibilidades de emprego e de crescimento dentro da carreira.

Por exemplo, uma pessoa que estudou Administração de Empresas pode notar diversas mudanças no mercado, com mais ferramentas tecnológicas na área de vendas, gestão, marketing e RH. Dessa forma, ela precisa se inteirar para seguir se atualizando e ter diferenciais competitivos em sua área de atuação.

Tanto é que, segundo o MEC, são mais de 120 mil estudantes de cursos de pós-graduação Stricto Sensu. O setor também é um dos que mais crescem em nosso país — em quatro anos, o número de alunos aumentou 74%, sendo que a maior parte opta por instituições privadas de ensino.

Segmentos de atuação

Agora, imagine um dentista recém-formado. Com a graduação generalista, ele pode atuar como cirurgião dentista e atender um número mais restrito de pacientes. Porém, supondo que opte por uma especialização em implantes, a quantidade de pacientes vai crescer. Além de ser generalista, esse dentista consegue atender pessoas que precisam especificamente de implante.

Além de ter mais pacientes, esse dentista especialista em implantes passa a fazer procedimentos que são mais específicos, melhorando o rendimento e criando um nome relevante no mercado. A mesma situação acontece com médicos, advogados, fisioterapeutas e qualquer outro profissional, uma vez que o leque de especialidades de cada profissão só cresce.

Melhores salários

Uma pesquisa salarial mostra que uma pessoa com graduação tem um salário 25% maior do que pessoas sem o nível superior. Enquanto isso, o estudante pós-graduado pode chegar a receber um salário 115% maior.

Para cargos cuja hierarquia é mais alta, se você apresenta um MBA, tem chance de ganhar 47% a mais que pessoas sem esse título. Dessa forma, fazer um curso de pós-graduação também é um investimento de longo prazo, que vai trazer uma boa tranquilidade financeira lá na frente.

Além disso, não importa quais cursos de pós-graduação você pense em fazer, lembre-se de todos os recursos da UniCesumar. A instituição tem diversas pós-graduações e polos em todo o Brasil, o que facilita demais a sua escolha.

Para um futuro profissional cheio de perspectivas, vale muito a pena investir em um curso de pós-graduação, não acha? Assim, você consegue ganhar mais e ainda ser uma referência em seu segmento de atuação.

Agora que viu a importância de um curso de pós-graduação e as vantagens de fazê-lo na EAD UniCesumar, aproveite para entrar em contato com a gente quanto antes!

Comentários

Comentários