O que faz uma carreira de sucesso? Não é apenas o talento e tampouco a sorte. O que conduz a resultados extraordinários é a qualificação profissional. Ou seja: é preciso aprender para saber como fazer da melhor maneira.

Esse caminho é repleto de possibilidades e você precisa conhecer quais são as principais para criar um bom planejamento. Dessa forma, suas chances se multiplicam e será possível alcançar os seus maiores objetivos.

Quer descobrir o que fazer? Venha conferir as dicas para ter qualificação profissional e se dar bem no mercado de trabalho!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Entenda a importância de conseguir qualificação profissional

Antes mesmo de colocar algumas ações em prática, é fundamental entender por que vale a pena se qualificar. Do contrário, você pode perder a motivação no meio do caminho.

Primeiramente, investir nisso tem a ver com o conhecimento. Somente ao se qualificar é que vai aprender a exercer a profissão desejada da melhor maneira. É assim que é possível descobrir os desafios, os truques e as formas de conseguir bons resultados.

Também é importante para gerar um bom desempenho. Afinal, se você sabe o que fazer, é capaz de entregar uma performance melhor, concorda?

Para completar, é uma maneira de se destacar em relação a seus concorrentes. Com um bom nível de qualificação profissional, fica mais fácil sair na frente nos processos seletivos e nas promoções.

7 passos para se qualificar

1. Invista em uma boa graduação

Não acredite quando ouvir que ter um diploma já não é importante ou não funciona como diferencial. A verdade é que o ensino superior permanece sendo a principal forma de aprender uma profissão e de se preparar para ela.

Já que você não deve abrir mão do seu diploma, é preciso escolher corretamente a graduação. Selecione um curso com boas perspectivas e, é claro, que tenha a ver com os seus interesses e as suas aptidões.

Na hora de escolher a instituição, fique com uma opção experiente e com boa estrutura. Analisar a matriz curricular e conferir se o time de professores é formado por especialistas também é essencial.

Além de tudo, é possível investir na modalidade EAD. Com o ensino a distância, você usa a internet para assistir às aulas quando e onde estiver. As provas são realizadas em polos presenciais e há como aproveitar o melhor dos dois mundos!

2. Aposte em cursos livres e rápidos

A graduação é, sim, muito importante. Ao mesmo tempo, você não tem que se limitar a ela. O ideal é investir em diversos cursos livres para se aprofundar em temas específicos.

Você pode fazer cursos para conhecer melhor uma nova tendência ou para focar em um tema que desperta o seu interesse. Como eles têm uma duração menor, é possível fazer alguns deles ao longo de um ano, por exemplo.

O truque é procurar opções com certificado e que aborde os assuntos de maneira aprofundada. Quanto mais conhecimento você tiver, mais qualificado estará para ocupar boas posições.

3. Fique por dentro das notícias e tendências

Sabia que se qualificar não significa apenas concluir cursos e atividades da “educação formal”? Esse processo também tem a ver com o que consumimos e aprendemos no cotidiano.

É por isso que é tão importante acompanhar os movimentos de mercado e ficar por dentro das novidades. Fique de olho nos lançamentos, nas descobertas e nas novas tendências que surgem.

Além disso permitir que você se antecipe no mercado, é uma forma de manter boas conversas. Na hora de fazer networking, isso vai jogar a seu favor!

Qualificação profissional - notícias

4. Compareça a eventos da área

E, por falar em criar boas conexões de trabalho, é essencial ir a eventos da sua área de interesse.

Os congressos de saúde são bons exemplos, já que apresentam novas técnicas que podem ser aplicadas em seu cotidiano. Feiras de negócios e mostras de design de interiores também trazem novidades.

Esses são ambientes perfeitos para fazer novos contatos e fortalecer seu networking. Dessa maneira, você não apenas se qualifica, como ainda aumenta suas chances.

5. Desenvolva competências indispensáveis

Além dos conhecimentos técnicos, é indispensável trabalhar habilidades que são utilizadas no cotidiano profissional. Essas competências são muito bem-vistas no mercado de trabalho e podem garantir melhores posições na sua carreira.

É o caso de reforçar a sua comunicação ou a habilidade de analisar informações para tomar decisões. Também é importante pensar em aumentar sua proatividade, seu espírito de liderança, sua organização e tantas outras qualidades.

O truque é simples: basta pensar na sua posição atual e nos seus objetivos de carreira.

Considere quais são as habilidades necessárias para conseguir as promoções e comece a desenvolvê-las.

Algumas podem ser trabalhadas em cursos, mas muitas envolvem mudanças de hábito e de mentalidade. É hora de colocar a mão na massa para desenvolver essas capacidades!

6. Não se esqueça da fluência em outro idioma

É bem verdade que, em algumas áreas do mercado de trabalho, falar inglês já é quase um requisito. Contudo, se você considerar que apenas 5% da população brasileira fala inglês e que somente 1% é fluente, perceberá como isso ainda é importante.

Por isso, é essencial se qualificar também em outro idioma. Há cursos online e até aplicativos que ajudam a treinar a gramática, a escrita e a conversação desse e de outros idiomas.

Se quiser, também é possível investir no aprendizado de várias línguas. Mesmo que você não seja fluente em todas, ter bons conhecimentos vai garantir destaque no mercado.

7. Nunca pare de aprender

Depois de rechear o seu currículo de conhecimento, cursos e capacidades, saiba que não é a hora de parar — pelo contrário. Com tanta competição no mercado, a acomodação faz com que você fique para trás.

Para evitar essa situação, é indispensável continuar a desenvolver sua qualificação profissional. Depois de dominar um assunto, pense em outro tema de interesse ou mesmo em uma abordagem completamente nova.

Esteja sempre de olho nas novidades e se mantenha disposto a aprender — e, quem sabe, até a fazer uma segunda graduação. Dessa forma, seus conhecimentos são atualizados e há como aproveitar as melhores oportunidades.

Qualificação profissional: o caminho para chegar longe

Acertar na qualificação profissional é um dos ingredientes para o sucesso na carreira. Ao utilizar essas dicas, você estará muito mais perto dos cargos que fazem parte dos seus objetivos!

Quer mais dicas para se preparar e mandar bem? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nada!

cta_2_curriculo

Comentários

Comentários