Se você tem o desejo de se tornar um engenheiro de produção, porém não sabe como funciona o mercado de trabalho, está no lugar certo! São várias as oportunidades de trabalho em Engenharia de Produção para os graduados.

Neste texto, vamos explicar as áreas de atuação e quais as funções que os engenheiros exercem. Confira!

cta2-eng-producao

O que é Engenharia de Produção?

O engenheiro de produção não se preocupa em apenas criar e produzir o produto e, sim, com toda a mecanização e otimização do sistema.

Isso torna a Engenharia de Produção indispensável para aumentar a produtividade das empresas.

Então, resumidamente, a Engenharia de Produção é o ramo que trabalha para otimizar e implementar novos sistemas e produtos, visando trazer melhores resultados para as empresas.

Se interessou pela Engenharia de Produção e quer entrar nesse ramo? Leia este conteúdo até o fim e confira tudo sobre o mercado de trabalho desse profissional!

Como funciona o mercado de trabalho?

Com a crise econômica instalada no Brasil, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção ficou ainda mais em alta.

São vários os motivos para isso, mas o mais impactante é que as empresas estão buscando melhorar a produtividade e reduzir os gastos excessivos.

Diante dessas necessidades, os empresários optam por contratar engenheiros de produção para realizar esse trabalho.

Isso significa que o mercado nunca esteve melhor, e essa é uma ótima oportunidade para consolidar a carreira.

Salário

Se você acha que as oportunidades do mercado de trabalho já eram boas, prepare-se para conhecer os salários.

Sabemos que um engenheiro de produção exerce diversas funções e, por conta disso, os salários variam.

Porém, a remuneração de todos engenheiros formados nessa área é consideravelmente atraente – cerca de R$ 7.500,00.

Claro que esses números variam. Por exemplo, um engenheiro gerente de produção na área de Petróleo e Gás pode ganhar até R$ 45.000,00.

Quais as funções de um engenheiro de produção?

Como falamos no conteúdo, os engenheiros de produção devem ser multidisciplinares, ou seja, entender um pouco de cada área.

Mas, como na medicina, por exemplo, cada um pode se especializar na sua área e seguir fazendo seu trabalho após a graduação.

As principais funções dos engenheiros de produção são:

Desenvolver a organização

É função do engenheiro de produção o desenvolvimento organizacional. Por conta disso, ele é responsável por analisar e definir a estrutura de uma empresa.

Ninguém abre um negócio sem definir a estrutura, não é mesmo? Então, esse é um dos principais motivos da importância do engenheiro de produção.

Engenharia de Produção: organizar as finanças

Gerenciar as finanças

Se você não se interessa por cálculo e física, entenda desde já que a engenharia não é a melhor escolha.

Uma das funções do engenheiro de produção é gerir as finanças, ou seja, lidar com os custos e aplicação dos recursos.

Vamos supor que você tem uma empresa. Se não souber exatamente em quais setores deve investir, ficará difícil tomar a decisão certa, concorda?

Então, a função do engenheiro de produção é facilitar a tomada de decisões da empresa e otimizar os gastos.

Planejar e controlar

Quando o engenheiro de produção é responsável por planejar e controlar, todos os processos de produção passam por suas mãos.

Até porque ele deve planejar, implantar e administrar todos os processos, desde a seleção dos materiais até a saída do produto.

Além disso, o engenheiro é responsável por fiscalizar a qualidade dos produtos e gerenciar as operações de logística.

Simular os processos

Além de planejar e controlar, uma das funções do engenheiro de produção é não deixar que erros passem despercebidos.

Para isso, antes da saída do produto, o profissional deve simular todos os processos para não haver falhas.

É de total responsabilidade do engenheiro se um erro ocorrer. Portanto, esses profissionais tentam antecipar todas as falhas.

Produção agroindustrial

Na produção agroindustrial, o engenheiro é responsável pela parte de processamento, comercialização e distribuição dos produtos.

Isso significa que ele estará presente em todos os processos, desde o processamento até a venda do produto.

Para isso, é necessário ter muita responsabilidade e conhecer todos os fundamentos dessa engenharia.

Engenharia do Trabalho

Já na Engenharia do Trabalho, é função do profissional administrar toda a mão de obra para a prestação de serviços.

Portanto, o engenheiro deve avaliar os custos, prazos e instalações para garantir a execução do trabalho.

Sendo assim, é indispensável que, para atuar nessa área, o engenheiro seja criterioso, técnico e tenha perfil de gestor.

Características de um engenheiro de produção

Para fazer uma graduação em Engenharia de Produção e ter espaço no mercado de trabalho, é necessário possuir algumas características:

• Ter espírito empreendedor;
  • Saber encarar desafios;
  • Ter comprometimento com todos os projetos;
  • Saber trabalhar e gerenciar uma equipe;
  • Ser apaixonado por conhecimento;
  • Buscar sempre evolução na carreira.

Em qual universidade cursar Engenharia de Produção?

Você se interessou pelo mercado de trabalho, funções e se identificou com as características do engenheiro de produção?

Então, agora só falta escolher a melhor universidade para iniciar a graduação.

Na Unicesumar, você encontra o curso de Engenharia de Produção, autorizado pelo MEC e com profissionais que são referência na área.

cta1-eng-producao

Avalie este post