O mercado de games cresce de forma exponencial a cada ano, cenário propício para quem é amante e atua no ramo. É importante salientar a diferença entre o jogador de games e o profissional que está por trás de toda a programação do mesmo. Para entender tudo isso, respondemos o que é e-Sport, games e quem é o profissional da área de Design de Games.

Você sabe o que é e-Sport?

Essa atividade não é de hoje. A primeira competição entre jogadores ocorreu em meados de 1980, unindo por volta de 10 mil jovens para jogar videogame em várias regiões dos Estados Unidos.

Nosso blog possui um material completo sobre o tema e-Sport. No texto, você descobre como funciona os campeonatos de games, quais são as competições famosas, como ser um gamer profissional e entre outras curiosidades.

O Brasil e a paixão por games

Alguns dados divulgados pelo SuperData Research revelam que, no Brasil, existem grandes estrelas desenvolvedoras de games. O país apresenta um crescimento gigante frente a esse mercado, indo na contramão de toda a economia mundial e de setores que apresentam declínio econômico. No mundo, o Brasil ocupa o quarto lugar na lista de países consumidores de jogos eletrônicos e é o primeiro na América Latina. A previsão para esse ano é um faturamento de R$ 1,6 bi, mostrando o desenvolvimento de jogos digitais como um mercado promissor.

Outro ponto relevante é sobre o público consumidor de games no Brasil. Ainda segundo os dados da SuperData Research, 59 milhões de pessoas utilizam os games on-line, com interação em tempo real entre jogadores dos mais variados lugares do mundo. O público feminino prevalece com 52% do total. Já a faixa etária que mais se conecta para jogar vai dos 35 aos 54 anos. O mais interessante é que 33,2% do público gamer já possui filhos.

Designer de Games

Design de Games, a profissão

A paixão pelos games pode virar profissão. É preciso estudar muito e se dedicar para atuar como profissional da área, com cursos de graduação e especialização, por exemplo. Cursos da área da tecnologia podem dar base para quem deseja seguir essa carreira.

O que faz um Designer de Games?

O profissional dessa área projeta e desenvolve jogos eletrônicos. É imprescindível a participação deste profissional em todo o processo da criação de games. É preciso acompanhamento do início ao fim, da definição de regras até a animação das telas.

A maioria desses profissionais atuam no segmento de entretenimento, porém há uma gama muito grande de atuação. É comum ligar a área para a elaboração de jogos para computadores, celulares e videogame. Há também possibilidades de jogos educacionais e simulações, por exemplo.

Perfil do profissional de Design de Games

Se você gosta da área da tecnologia e tem habilidades com linguagens de programação, já é um passo. Além disso, é preciso lidar com pessoas no trabalho em equipe e ter boa comunicação.

Mercado de trabalho

O mercado de games no Brasil é promissor. Nosso país é o quarto maior consumidor no mercado de jogos digitais mundial. E é o principal da América Latina. Dessa forma, representa um mercado promissor. As empresas que desenvolvem e enriquecem esse mercado aumentaram, porém existe a escassez de profissionais qualificados na área. Por isso, é importante a dedicação, com graduação e especialização para a área de Design de Games.

Cursos de graduação para a área da tecnologia na Unicesumar

A Unicesumar oferta cursos de graduação para a área da tecnologia. Os cursos são Análise de Desenvolvimento e Sistemas, Sistemas para Internet, Engenharia de Software e Tecnologia da Informação. Confira, em nosso site, mais informações sobre os cursos e suas possibilidades de atuação.

engenharia-de-software

Avalie este post

Comentários

Comentários