Você sabe o que é Iniciação Científica? E como ela funciona na modalidade a distância? A gente te explica!

A Iniciação Científica viabiliza a possibilidade de atuação dos estudantes de graduação em desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é o envolvimento direto desses alunos com a atividade de pesquisa. Sendo assim, a Iniciação Científica busca, além da formação, a capacitação e qualificação de indivíduos voltadas para a pesquisa científica.

O Programa de Iniciação científica (PIC) busca por:

1. Estimular a pesquisa com os acadêmicos de cursos de graduação, conduzida pela reflexão e criatividade;
  2. Introduzir o jovem universitário na área científica e no aprendizado de técnicas específicas de investigação;
  3. Contribuição para grupos de pesquisa, mediante opções e contatos interdisciplinares;
  4. Criar condições favoráveis para a produção dos trabalhos e divulgação de resultados de pesquisa;
  5. Desenvolver, em docentes e discentes, a capacidade de criar e renovar a metodologia, considerando as novas tecnologias.

Além de todas essas vantagens, o Programa (PIC) ainda poderá, dependendo do edital, contemplar:

1. Bolsa-prêmio com valores mensais por 8 meses, concedido aos 40 (quarenta) melhores projetos de iniciação científica;
  2. Retirada de até 5 (cinco) bibliografias da Biblioteca do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) por período de 30 dias;
  3. As horas dedicadas ao projeto poderão ser aproveitadas como atividade complementar;
  4. Certificado de Participação no Programa.

O Programa de Iniciação científica (PIC) e a modalidade a distância

Muitos se perguntam se este programa contempla a modalidade EAD. A resposta é: com certeza! Na modalidade a distância, o programa segue os mesmo critérios e dinâmica indicados no Edital, considerando que a orientação do aluno se dá de forma virtual em função da modalidade em questão.

foto_blog_ok

Nosso aluno do curso de Administração e o projeto

O nosso aluno Eduardo Gomes, matriculado em nosso curso de Administração na modalidade EAD, está participando deste projeto. Sua pesquisa envolve uma grande área de Recursos Humanos, com foco no assédio moral existente no ambiente organizacional. O projeto (PIC) teve início em abril de 2017 e o prazo para o encerramento é dezembro do mesmo ano. As professoras Patrícia Félix, Angela Ferreira de Lima Pizzaia e Patrícia Rodrigues da Silva ajudaram o aluno neste projeto.

A importância do PIC

Este tipo de projeto é muito importante para as instituições de ensino, cujo os pilares são compostos por Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisa representa papel fundamental no desenvolvimento do aluno enquanto cidadão e discente. As habilidades por ele desenvolvidas neste processo serão necessárias ao longo de sua vida acadêmica e profissional. Sobre isso, nosso aluno é categórico: “A iniciação científica contribuiu para o meu sucesso pessoal e profissional, onde eu tive a oportunidade de desenvolver um estudo de grande importância nas organizações nos dias atuais”, afirma Eduardo Gomes.

Um projeto de Iniciação Científica pode te ajudar a desenvolver diversas habilidades. Não perca tempo!

Estude na modalidade a distância!

Conheça os cursos ofertados em nosso site.

Avalie este post