Toda empresa tem exigências que precisam ser atendidas para driblar a competição e chegar ao sucesso. Para tanto, é necessário ter uma atuação profissional que seja capaz de desviar dos principais obstáculos. Para quem deseja se capacitar na área, o curso de tecnologia em Processos Gerenciais é a escolha certa.

Essa é uma alternativa rápida e eficiente para se tornar o gerente de várias etapas fundamentais de uma organização. Com o conhecimento amplo, dá para ter uma atuação que se destaca no mercado.

Quer explorar o curso de tecnologia em Processos Gerenciais? Veja o que ele tem a oferecer!

tecnologia em Processos Gerenciais - CTA2

O que é essa graduação?

O que acontece em 5 anos? Se o período não parece muito grande, vale saber que ele é a expectativa de vida para boa parte dos estabelecimentos.

Segundo o IBGE, de 773 mil empresas abertas em 2010, somente 277 mil continuavam funcionando em 2015. Na maioria dos casos, isso tem a ver com a falta de uma gestão profissional e adequada aos desafios do cotidiano de um negócio.

O curso de tecnologia em Processos Gerenciais aparece para mudar esse jogo. Ele forma pessoas capacitadas para realizar a administração de empresas de acordo com seus projetos e processos.

Esse profissional se envolve diretamente com a prática do negócio e busca as melhores maneiras de alcançar a lucratividade, a segurança e o sucesso de mercado.

Quem atua nessa √°rea pode tanto se responsabilizar pelo gerenciamento de uma organiza√ß√£o quanto abrir o pr√≥prio estabelecimento. Afinal, os conhecimentos na gradua√ß√£o permitem ter maior controle e seguran√ßa para tomar as decis√Ķes.

O curso de tecnologia em Processos Gerenciais é mais curto que um bacharelado, mas não é menos completo. Assim, é possível ter toda a capacitação para se tornar um profissional disputado pelo mercado.

Quais são as matérias do curso de tecnologia em Processos Gerenciais?

A gradua√ß√£o na √°rea envolve conceitos importantes, relacionados √† rotina das empresas. Com uma boa estrutura curricular, √© poss√≠vel ficar preparado para lidar com todos os desafios que o mundo dos neg√≥cios imp√Ķe.

Quer descobrir o que o curso de tecnologia em Processos Gerenciais envolve? Confira, a seguir, quais s√£o as principais disciplinas.

Comunicação Empresarial e Negociação

Um estabelecimento de sucesso depende, entre outros fatores, de boa capacidade de negociação e comunicação clara. O contato com fornecedores, por exemplo, é favorecido, assim como o relacionamento interno.

Como o respons√°vel por Processos Gerenciais deve desempenhar essas fun√ß√Ķes, a disciplina √© essencial para apresentar os conceitos iniciais e demonstrar como obter resultados refor√ßados.

Teorias da Administração

O gerente de processos é, de certo modo, um administrador. Ele precisa cuidar do negócio de forma completa, então, nada melhor que conhecer as teorias por trás dos métodos. Da Administração Científica à Teoria da Contingência, essa matéria apresenta todas as propostas que surgiram ao longo do tempo e como ajudam o empreendimento.

Psicologia Organizacional

Demonstrar o papel das pessoas nas empresas tamb√©m faz parte do curso de tecnologia em Processos Gerenciais. Com essa mat√©ria, voc√™ vai explorar aspectos sobre o indiv√≠duo e suas fun√ß√Ķes, o comportamento e como lidar com a personalidade de cada um.

Administração de Marketing

Para dar certo, um negócio precisa, entre outras coisas, de mais vendas e clientes. Para explorar todo esse potencial, o gerente de processos deve conhecer o poder do marketing, como utilizá-lo a favor de produtos e serviços e como criar uma boa comunicação. Com essa disciplina, ele saberá como gerir os serviços rumo à conquista de objetivos estratégicos.

Administração de Recursos Humanos

O capital humano é um dos aspectos mais importantes em qualquer negócio. Além de ser responsável pela produtividade, gera diferenciação e competitividade.

Pensando nisso, o curso de tecnologia em Processos Gerenciais também envolve a administração de RH como uma forma de obter os melhores resultados. Com esses conhecimentos, é possível cuidar do recrutamento e seleção, do treinamento, do incentivo e do engajamento de talentos.

Administração Financeira

Toda empresa precisa ter os recursos necessários para cumprir seus compromissos e fazer investimentos. O gerente de processos também tem que ficar de olho nas finanças justamente para que as etapas possam ser executadas.

Essa cadeira trata de custos fixos e variáveis, capital de giro, fontes de investimento e mais conceitos ligados ao ramo. Assim, é possível gerir os recursos da maneira ideal.

Administração da Produção

As empresas ligadas √† fabrica√ß√£o dependem de uma fase de produ√ß√£o eficiente. Com essa disciplina, o tecn√≥logo em Processos Gerenciais conhece os sistemas de produ√ß√£o, os riscos, a melhor forma de tomar decis√Ķes, a execu√ß√£o de projetos e como controlar as etapas. Da necessidade de materiais ao estoque, nada fica de fora.

Tecnologia em Processos Gerenciais- gerente

Planejamento Estratégico

Para ter sucesso, uma empresa precisa seguir um plano robusto. Não dá para agir de improviso quando é a permanência no mercado que está em jogo.

Essa disciplina traz todos os pontos importantes, como conceitos de planejamento estratégico, estrutura do plano, metodologias de execução e análise de cenários. Assim, é possível saber como planejar e agir da melhor forma.

Administração de Materiais e Logística

Depois de ter tudo produzido, o próximo desafio da empresa é garantir o envio do produto para os clientes. O gerente de processos deve ficar de olho em toda a cadeia de suprimentos e na logística, o que exige os conhecimentos certos.

Essa disciplina envolve a administra√ß√£o de estoque, o cuidado com as compras e as opera√ß√Ķes de transporte. Assim, o patrim√īnio fica protegido e os clientes s√£o atendidos.

Todos esses temas são importantes, mas ainda devem ser complementados por outros estudos. Então o curso de tecnologia em Processos Gerenciais também inclui as seguintes matérias:

  • Empreendedorismo;
  • Introdu√ß√£o ao Direito P√ļblico e Privado;
  • Matem√°tica Financeira;
  • Contabilidade Geral;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Economia e Sociedade;
  • Forma√ß√£o Sociocultural e √Čtica I e II;
  • Organiza√ß√£o, Sistemas e M√©todos.

Por que optar pela modalidade EAD?

A graduação presencial nem sempre é a melhor opção. Para muita gente, é difícil conciliar os estudos com o trabalho ou mesmo com as outras necessidades do cotidiano. Para obter flexibilidade, o ideal é optar pela modalidade EAD.

Com essa alternativa, você consegue fazer o curso de tecnologia em Processos Gerenciais de um jeito que atende às suas exigências. Basta ter acesso à internet para assistir às aulas, quando e onde quiser. Também há uma estrutura online, com biblioteca virtual e tutores.

Os polos EAD oferecem apoio físico e garantem ainda mais versatilidade e qualidade. Como o diploma tem a mesma validade que a graduação presencial, você se torna um gerente de processos longe de qualquer dificuldade.

Curso de tecnologia em Processos Gerenciais: um bom caminho para o futuro

O curso de tecnologia em Processos Gerenciais tem tudo a ver com a necessidade cada vez maior de uma gestão profissional para as empresas. Com a escolha de uma boa instituição, é possível explorar todo o potencial dessa carreira.

Para aproveitar as melhores oportunidades, conheça o curso da Unicesumar EAD e se prepare para ser um

gerente de processos!

tecnologia em Processos Gerenciais - CTA1

 

Coment√°rios

Coment√°rios