Como estudar melhor é uma dúvida que surge na maioria das pessoas que estão em busca dos seus objetivos, seja passar em concursos, entrar em uma uma faculdade ou obter boas notas em provas.

Realmente, para alcançar melhores resultados com os estudos, é necessário utilizar algumas técnicas específicas.

Se você nunca ouviu falar disso, com certeza esse conteúdo vai te ajudar.

Nele, apresentamos dicas e técnicas para você aprender como estudar melhor e alcançar suas metas. Confira!

cta1-ambiente

Determine as prioridades de estudo

Determinar as prioridades de estudo é uma atitude fundamental para você chegar nos seus objetivos. Sabe por quê?

Sem um planejamento, fica extremamente difícil manter a organização e um foco específico.

Portanto, antes de iniciar os estudos, crie um cronograma, estipule quais são as matérias que mais requerem sua atenção e estabeleça metas para cada uma delas.

Para facilitar seu entendimento, vamos dar um exemplo: estudar Cálculo 9 horas por semana, sendo 3 horas na quarta, 3 na quinta e 3 na sexta-feira.

Entendeu agora como funciona o planejamento? Ele ajuda você a estipular metas e encontrar um jeito de alcançá-las.

Não se contente em ler: escreva!

Manter uma matéria na mente e aprendê-la com mais facilidade é o desafio de todos os estudiosos.

Porém, segundo o professor Pierluigi Piazzi, a união da leitura com a escrita pode fazer os estudantes alcançarem melhores resultados.

A frase que ficou bastante conhecida de Piazzi sobre o assunto é a seguinte: “Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”.

Portanto, não esqueça: na hora de estudar, além de leitura, utilize também o papel e a caneta.

Intercale as matérias

Segundo pesquisa realizada pela revista científica Psychological Science in the Public Interest, intercalar as matérias na hora dos estudos é uma ótima forma para estudar melhor.

Neste trabalho, os cientistas conseguiram analisar que a intercalação das matérias traria melhores resultados para o aprendizado.

Além disso, um dos principais benefícios dessa técnica é que o estudante consegue manter-se mais tempo focado nos estudos.

Portanto, ao intercalar as matérias você estará mais disposto e com a cabeça mais ativa, pois não terá que estudar somente sobre um assunto específico.

Realize testes práticos

A mesma pesquisa citada acima mostrou que realizar testes práticos podem fazer os estudos serem até duas vezes mais eficientes.

O ideal é que os estudantes realizem testes sobre as matérias e assuntos que estão estudando no momento.

No caso dos concurseiros, o ideal é coletar provas antigas da mesma empresa e fazer exercícios até a exaustão.

Pode ser que as mesmas questões não caiam na prova, mas certamente os assuntos serão os mesmos.

Organize o local dos estudos

Para aprender como estudar melhor, você deve ter em mente uma coisa: organização é um fator crucial.

Pode não parecer, mas manter a organização do local dos estudos faz com que você consiga focar nas matérias e alcançar os resultados esperados.

Além disso, é importante que, além de organizado, o local dos estudos seja tranquilo e silencioso.

Ninguém merece estudar no meio de barulhos e distrações, não é mesmo?

Então, organize o local dos estudos e tente encontrar o lugar mais tranquilo possível, seja o seu quarto ou até mesmo a biblioteca mais próxima da sua casa.

Como estudar melhor: alimente-se bem

Alimente-se bem

Cuidar da alimentação é extremamente importante para os estudantes que estão nessa rotina diariamente.

Quem tem a vida corrida, como nesses casos, deve se alimentar de 3 em 3 horas e consumir alimentos ricos em nutrientes.

Sabe por que essa alimentação é tão importante?

O cérebro é como a bateria de um celular. Quanto mais utilizado, mais vai ficando exausto e com pouca bateria.

Porém, a diferença é o jeito de carregá-lo. Com o celular é simples, basta conectar o carregador na tomada e no aparelho.

Mas, infelizmente, com o cérebro é diferente. É necessário descansar e se alimentar bem para que ele não chegue ao ponto de exaustão.

Com uma boa alimentação, os resultados dos seus estudos serão bem melhores.

Faça atividades físicas

As atividades físicas também são importantíssimas para você conseguir manter uma boa produtividade nos estudos.

Diversas pesquisas científicas comprovam que a caminhada, ou seja, o exercício aeróbico influencia diretamente na capacidade de aprendizado das pessoas.

Portanto, se você está em uma maratona de estudos, cogite a hipótese de adotar caminhadas no seu dia a dia.

O ideal nesses casos é caminhar 40 minutos, pelo menos 3 dias da semana.

Conclusão

E aí, gostou das dicas e técnicas de como estudar melhor que apresentamos no conteúdo? Então, conheça a Unicesumar, a universidade que possibilita que você estude a distância com qualidade, com professores capacitados e horários flexíveis.

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos!

cta2-ambiente

Avalie este post