Os cursos na área de Comunicação Social podem ser bem abrangentes. Se você se considera uma pessoa criativa e gosta de ficar informada, esse campo é uma excelente opção de carreira para seguir. Isso porque, além do mercado de trabalho aquecido, os salários também costumam ser atrativos.

Para quem ainda não sabe, a Comunicação Social é a ciência que estuda o comportamento humano de uma maneira diferente da Psicologia, por exemplo. Nela, o enfoque se dá no diálogo entre o público e a marca, ou mesmo sociedade e profissional.

E aí, tem interesse pelo assunto e quer conhecer os principais cursos na área de Comunicação Social? Então, continue a leitura!

1. Jornalismo

A faculdade de Jornalismo é do tipo bacharelado, com duração média de 4 anos. Durante esse período, você estudará matérias práticas e teóricas, de maneira a conhecer melhor cada campo de atuação, como televisão, radiojornalismo, documentário, entre outros.

Esse tempo é estipulado pelo MEC (Ministério da Educação). O órgão conta com diretrizes que recomendam um mínimo de 3.000 horas de carga horária no curso de Jornalismo. Dessas, 20% são destinadas a estágios supervisionados e atividades complementares.

Os conteúdos, por sua vez, também precisam respeitar as diretrizes do MEC. Essa faculdade, especificamente, tem uma importante função social, seguindo um direcionamento próprio levando em conta as funções dos jornalistas nos vários contextos inseridos.

Na EAD UniCesumar, as disciplinas ajudam o estudante a editar vídeos e imagens para mídias sociais e conhecer as principais técnicas de redação e reportagem. Veja alguns assuntos da grade curricular:

  • Mercado da Comunicação;
  • Teorias da Comunicação;
  • Fundamentos da Linguagem Visual;
  • Técnicas Fotográficas;
  • Produção Audiovisual e Multimídia;
  • Narrativas, Gêneros e Formatos Jornalísticos;
  • Jornalismo Multimídia;
  • Jornalismo de Dados;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Planejamento de Negócios em Jornalismo.

Em relação ao mercado de trabalho, ele está bem aquecido, sabia? Os diversos formatos de contar histórias, como infográficos, vídeos e blogs, e os diferentes canais do ambiente virtual, demandam jornalistas especializados e comprometidos com os desafios da profissão.

É possível atuar em jornais, rádio e televisão, prezando sempre pela ética profissional. Algumas áreas de atuação são:

  • reportagem;
  • redação;
  • assessoria de imprensa.

A média salarial do jornalista é de R$ 3.275,74 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

2. Publicidade

O curso de Publicidade e Propaganda EAD é um bacharelado que dura cerca de 4 anos, período suficiente para que os estudantes aprendam tudo sobre o mercado publicitário. Nele, você vai aprender técnicas de criatividade e comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas.

A faculdade é planejada para apresentar de maneira mais eficiente as ferramentas utilizadas para desenvolver, implementar e acompanhar campanhas publicitárias e ações de comunicação. Visando garantir que os estudantes sejam capazes de atuar em todos os campos da carreira de modo eficiente, o curso aborda matérias exigidas pelo mercado, além de contemplar os aspectos da Comunicação Social.

Confira algumas das principais disciplinas estudadas:

  • Ciências Políticas;
  • Estética e Comunicação;
  • Técnicas Fotográficas;
  • Produção Audiovisual e Multimídia;
  • Fotografia Publicitária;
  • Redação Publicitária Multiplataformas;
  • Design Gráfico e Planejamento Visual;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão e Planejamento de Mídias;
  • Criação e Produção Publicitária Multimídia;
  • Agência de Comunicação e Gestão Estratégica de Negócios.

Durante as aulas EAD, você aprende a montar um portfólio, compreende a mentalidade dos consumidores, entende como consolidar a marca e aumentar as vendas etc.

É importante lembrar que o objetivo principal da Publicidade é divulgar produtos, serviços ou ideias de modo estratégico. Portanto, ela é uma ferramenta de influência e de comunicação com o público-alvo. Assim, quem optar por seguir carreira na área vai planejar, criar e executar campanhas publicitárias conforme as intenções propostas.

Alguns dos cargos e campos de atuação do publicitário são:

  • sucesso e atendimento ao cliente;
  • criação e desenvolvimento;
  • mídia;
  • gestão de contratos publicitários.

É possível exercer as atividades no setor público, agências de publicidade, em departamentos de marketing e até abrir a própria empresa. O salário médio do publicitário é de R$ 3.455,03 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

3. Marketing

O curso de Marketing é do tipo tecnólogo, com duração média de 2 anos. Nesse caso, os estudantes devem cumprir 1.880 horas, incluindo atividades complementares e acadêmicas. O objetivo principal da graduação é preparar o futuro profissional para estabelecer um desenvolvimento saudável entre cliente, mercado e empresa.

A faculdade tem o seu estudo pautado nos 4 Ps:

  • Promoção — propaganda, ações promocionais e publicidade;
  • Praça — canais de distribuição, estoque e sortimento;
  • Produto — variedades, tamanhos, design, qualidade e atributos;
  • Preço — o quanto o serviço ou bem é vendido, como agregar valor a ele, formas de pagamento, prazos e descontos.

A matriz curricular do curso é generalista, englobando a formação técnica e humana. No começo, são introduzidas as disciplinas direcionadas à análise e ao comportamento da sociedade. Depois, os estudantes recebem um conteúdo mais específico.

Veja, abaixo, alguns conteúdos estudados durante os 2 anos de graduação:

  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão de Canais de Distribuição;
  • Omnichannel e Inbound Marketing;
  • Gestão de Preços;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Novas Mídias e Tecnologias em Marketing;
  • Analytics Marketing;
  • Web Analytics.

Em relação ao mercado de trabalho, temos boas notícias: trabalhar nessa área é atuar em um meio com várias possibilidades. Isso porque se trata de uma carreira em alta, por conta do aumento das estratégias voltadas ao meio digital.

Afinal, qual empresa não está presente em, pelo menos, uma rede social? Por isso, há demanda por profissionais que saibam como promover melhorias e acompanhar resultados. Algumas opções de trabalho incluem:

  • coordenação de marketing em agências de publicidade;
  • planejamento mercadológico de serviços ou produtos;
  • coordenação e criação de ações de promoção e divulgação.

Quanto aos salários, um analista de marketing recebe cerca de R$ 3.800,08 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Independentemente da profissão escolhida, saiba que o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional é estudar em uma faculdade conceituada. A EAD UniCesumar oferece as graduações de Jornalismo, Publicidade e Marketing na modalidade de ensino a distância, opção ideal para quem está em busca de flexibilidade e precisa conciliar os estudos com o trabalho e a família, por exemplo.

Além disso, os cursos na área de Comunicação são ministrados por um corpo docente experiente e especialista no assunto. Também oferecemos uma metodologia EAD intuitiva e com diversas ferramentas que auxiliam na assimilação dos conhecimentos.

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