Você é engajado, gosta muito de ler e entender a fundo como os processos sociais a sua volta acontecem? Colocar a mão na massa e trabalhar de verdade para a ver a vida de outras pessoas ao seu redor se transformar também faz parte das coisas que te fazem feliz? Se a resposta para estas questões for “sim”, então o curso de Serviço Social pode ser uma boa escolha para a sua carreira.

Continue a leitura e saiba mais sobre esta graduação!

cta1-servico-social

O que faz um profissional formado no curso de Serviço Social?

Esta graduação capacita estudantes para planejar e executar políticas públicas e programas sociais voltados ao bem-estar coletivo nos setores público, privado e também em organizações sem fins lucrativos ou não governamentais.

Sendo assim, a profissão está umbilicalmente ligada à inclusão social da população.

O profissional formado no curso de Serviço Social sai da faculdade preparado para elaborar e realizar pesquisas, planejar e gerenciar programas e projetos sociais. O assistente social atua de forma interdisciplinar, intervindo em questões sociais, formulando e implementando propostas de intervenção por meio de políticas públicas, ações empreendedoras nos espaços empresariais, nas organizações da sociedade civil, entidades públicas e movimentos sociais.

É importante lembrar que, mesmo após a graduação no curso de Serviço Social, o exercício da profissão só é autorizado com o cadastro no Conselho Regionais de Serviço Social (CRESS) de seu estado.

Já a competitividade para quem sai do curso de Serviço Social, como em todas as áreas, é muito grande, mas o mercado para o  assistente social está aquecido e tem absorvido a maioria dos profissionais.

servico-social

Disciplinas do curso de Serviço Social

A grade curricular do curso de Serviço Social inclui disciplinas humanísticas. De acordo com levantamento do Guia do Estudante com profissionais da área, para fazer o curso de Serviço Social, o candidato deve se identificar com as Ciências Humanas e ter interesse em lidar com pessoas.

Sendo mais específico, é preciso estar preparado para estudar a fundo e compreender os contextos sociais brasileiro e mundial em disciplinas bastante teóricas, que exigem bastante leitura e dedicação por parte dos alunos.

Abaixo, descrevemos um pouco mais das matérias que geralmente estão na grade curricular de um curso de Serviço Social.

1. Sociologia

Esta é uma das disciplinas que está na base do curso de Serviço Social. Ela apresenta as origens das Ciências Sociais, as grandes correntes do pensamento social e uma análise da vida em sociedade, por meio de situações concretas do cotidiano. Estuda vários processos como a produção e a formação de classes sociais.

2. Filosofia

Filosofia é outra das disciplinas básicas para o aluno no curso de Serviço Social. Nesta disciplina, o estudante adquire noções sobre o pensamento filosófico e aprofunda os estudos nas correntes que podem, de alguma forma, influenciar a metodologia de trabalho de assistentes sociais.

3. Antropologia

Estuda o desenvolvimento humano, englobando suas origens, evolução física e mental, características culturais e raciais, costumes e crenças etc. A disciplina de Antropologia no curso de Serviço Social tem o objetivo de discutir as diferenças entre os seres humanos, o conceito de cultura e as manifestações culturais contemporâneas.

4. Direito e Legislação Social

Caso você queira ser assistente social, é fundamental conhecer a legislação. No curso de Serviço Social, o estudo do Direito é necessário para entender as relações entre indivíduos nos diferentes contextos sociais. Esta disciplina também traz uma visão geral do direito do trabalho, da legislação referente à aposentadoria, família e guarda dos filhos, da importância de se ter uma residência, entre outros.

Todo esse conhecimento legal é extremamente necessário para os assistentes sociais que decidirem trabalhar como conselheiros tutelares, por exemplo.

5. Política Social

Estuda as políticas sociais e a questão da cidadania em sociedades capitalistas. Discute quais as atuais políticas públicas de assistência social no Brasil e as perspectivas futuras sobre o sistema de proteção social. Esta também é a disciplina que fomenta a discussão sobre a contribuição do Serviço Social na produção de conhecimentos teóricos e práticos.

curso de Serviço Social

6. Pesquisa em Serviço Social

Nesta disciplina, o aluno do curso de Serviço Social aprende sobre os diferentes tipos de pesquisa, bem como sua função na produção de conhecimento e na intervenção social. São ensinadas técnicas de coleta e tratamento de dados, como identificar o problema da pesquisa, métodos de pesquisa nas Ciências Sociais, definição do objeto a ser pesquisado, mapeamento e procedimentos metodológicos.

7. Estado, Sociedade e Movimentos Sociais

Apresenta um cenário da sociedade contemporânea, da estrutura das classes brasileiras, das condições de vida das pessoas e suas manifestações políticas, sociais e culturais. Esta disciplina do curso de Serviço Social também trata do conceito de Estado e da sua relação com as classes e movimentos sociais no mundo e no Brasil.

8. Administração e Planejamento em Serviço Social

Saber gerir também é função do profissional formado pelo curso de Serviço Social. Em administração, o aluno estuda os diferentes processos de gestão nas esferas pública e privada, a organização burocrática, como elaborar planejamento estratégico do assistente social e sobre a prestação de serviços nas diversas áreas sociais. Nesta matéria, são discutidos a formulação de projetos sociais, como implementá-los, monitorá-los e avaliá-los.

Estágio

O estágio supervisionado obrigatório faz parte da grade curricular do curso de Serviço Social. Esta é uma etapa indispensável para a aprovação e conclusão do curso. O estágio do curso de Serviço Social complementa o processo de ensino e aprendizagem e permite que aluno vivencie na prática as situações reais do cotidiano do profissional.

Esta aproximação com a realidade ocorre sob a supervisão de um profissional da área, que proporciona ao estagiário uma reflexão sobre o fazer profissional, evidenciando a importância da construção de uma postura ética e que visa a garantia do acesso aos direitos.

Além da supervisão profissional, o estágio ainda conta com suporte da Supervisão Acadêmica, que ocorre na instituição de ensino, sob orientação de um professor.

Atividades extracurriculares

É importante ressaltar que o currículo do curso de Serviço Social não é apenas composto de atividades teóricas.

Centros universitários como a Unicesumar organizam eventos científicos para debate com temas contemporâneos e relevantes para a formação acadêmica. Oficinas e fóruns permanentes são outros recursos para alunos, supervisores acadêmicos e de campo de estágio supervisionado.

A participação de alunos em projetos de extensão universitária como Oficinas de Cidadania, Mediação Familiar, Análise de Indicadores Sociais, também podem ser outras atividades promovidas pela coordenação do curso de Serviço Social.

Ficou interessado no curso de Serviço Social e quer saber mais detalhes sobre ele? Passe aqui e conheça a estrutura de ensino que Unicesumar oferece.

cta2-servico-social

Avalie este post

Comentários

Comentários