Popularizadas desde o início dos anos 2000, as mídias sociais já são uma parte fundamental de todas as relações interpessoais. Segundo uma estimativa do IBM (International Business Machine, instituição estadunidense da área de tecnologia), 1,5 bilhão de pessoas no mundo usam redes sociais regularmente.

Já de acordo com um estudo da eMarketer, o Brasil contribui com uma fatia de 78,1 milhões de usuários ativos para as mídias. Com todo esse impacto, não admira que as redes tenham evoluído de mero entretenimento para ferramenta de trabalho.

Hoje, as redes sociais são elementos imprescindíveis para empresas e profissionais de diversas áreas. Desde a publicidade e o marketing até a TI, não são poucos os ramos que se beneficiam das técnicas de social media.

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Internet e as relações sociais

As mídias sociais transformaram profundamente todas as formas de relacionamento. As redes permitem que se crie conteúdo multimídia gratuitamente. Assim, cada usuário pode compartilhar fotos, vídeos e textos com um espectro enorme de pessoas.

Isso possibilita a criação de conexões e amizades entre internautas que não ocupam o mesmo espaço. Podem estar em cidades, estados, países e continentes diferentes.

Com o apoio de tradutores, não é preciso nem compartilhar a mesma língua para dialogar, interagir e se relacionar no mundo virtual. Tudo que você posta pode atingir milhões de pessoas que sequer possuem algo em comum com você.

Na mesma medida em que redes sociais mudaram a dinâmica dos relacionamentos pessoais, também alteraram profundamente a maneira como são feitos contatos profissionais. As mídias sociais revolucionaram o networking.

Atualmente, existem plataformas exclusivas para quem busca parceiros de negócio, como o LinkedIn. Outras opções são redes que funcionam como portfólios on-line, como o Kawek e o Behance.

Como empresas se beneficiam das mídias sociais?

Além de uma ferramenta para conhecer contatos profissionais, os empresários também descobriram nas redes sociais uma modalidade de negócio. Assim como conteúdos pessoais podem atingir uma enorme gama de usuários, posts de empresas e instituições têm o mesmo potencial.

O melhor de tudo: por um custo baixo, é possível atingir um público infinitamente maior do que aquele que é impactado pelas mídias off-line. Hoje, o social media é um profissional imprescindível para quem investe em marketing digital.

A função do social media é criar conteúdo para alimentar as mídias sociais de seus clientes. O profissional precisa estar apto para trabalhar com as principais plataformas disponíveis. A mais tradicional é o Facebook, mas existem grandes demandas para quem entende de Instagram, Snapchat, Twitter, Google+ e Pinterest.

Basicamente, quem segue na área precisa ser heavy user de redes sociais. Isso significa utilizar constantemente cada uma delas e conhecer a fundo suas possibilidades. Seu trabalho será passar o dia planejando conteúdo interessante e atrativo para ser postado.

A ciência por trás das mídias sociais

Quando se ouve falar nas funções de um social media, é comum pensar que o trabalho é puramente criativo. No imaginário popular, o profissional da área é alguém que cria textos divertidos e imagens engraçadas para estreitar os laços entre marca e consumidor.

Isso não está totalmente errado. Para quem possui formação em Marketing, Publicidade e Propaganda e as demais habilitações de Comunicação Social, cuidar da estética e produzir artes para as fanpages dos clientes será parte significativa do trabalho.

Entretanto, quem trabalha com social media faz muito mais do que isso. Todo conteúdo que será criado é estratégico. O profissional precisa definir seu público-alvo, a persona que deseja atingir, segmentar suas postagens, pensar em posts que agradem a esse público.

Há um constante monitoramento de números, gráficos e mapeamentos. É preciso planejar postagens que gerem engajamento. Ou seja, interações do público, como curtidas, compartilhamentos e, claro, compras do produto ou serviço oferecido pela empresa. Também é necessário saber lidar com publicidade paga, anúncios e orçamentos.

Onde trabalha o social media?

A maioria esmagadora de vagas está dentro de agências de publicidade e marketing. Empresas externas contratam essas agências para cuidarem de suas mídias sociais.

Entretanto, hoje, multinacionais possuem grandes departamentos de comunicação exclusivos, que funcionam dentro de suas próprias dependências. Estas costumam ter seu próprio setor de social media.

Qual graduação cursar para trabalhar com mídias sociais?

É mais comum que a parte criativa, de elaboração de textos e recursos gráficos audiovisuais seja criada por um profissional de comunicação. Assim, boas opções podem ser graduações como Marketing, Publicidade e Propaganda, Comunicação Institucional, Jornalismo e Relações Públicas.

Já para quem se interessa pela otimização das redes sociais e aspectos analíticos, como desenvolvimento estratégico, números e planilhas, também vale investir em cursos na área de TI. Busque por graduações como Gestão da Informação, Sistemas para Internet, Sistemas de Informação, Banco de Dados e Rede de Computadores.

Como o profissional de TI pode trabalhar com mídias sociais

Quem é formado ou já trabalha no mercado de TI pode encontrar um lugar ao sol dentro dos setores de social media. Com a evidente necessidade de que todas as empresas tenham páginas próprias em mídias sociais, a demanda de profissionais qualificados é enorme.

Para a área de programação, existem muitas oportunidades nas otimizações dos processos dessas redes, para que haja 100% de aproveitamento de todas as ferramentas oferecidas pelas mesmas. Algumas das maiores necessidades são:

  • Otimização e customização dos serviços de SAC via chat;
  • Desenvolvimento, otimização e popularização do social commerce. Pouca gente sabe que redes como o Facebook, por exemplo, oferecem uma aba exclusiva para compras dentro das próprias fanpages;
  • Desenvolvimento, otimização e popularização do M-commerce (venda de produtos através de plataformas mobile) dentro das redes;
  • Transposição do varejo tradicional para o e-commerce.

Além das tradicionais funções técnicas do profissional de TI, também existem diversas empresas que optam pela contratação de alguém com diploma na área para o cargo de Analista de Mídias Sociais.

Esse funcionário é responsável pela parte lógica anteriormente mencionada: análise de métricas, desenvolvimento de estratégias e gráficos, mapeamentos e relatórios de resultados.

Pós-graduações em social media

Para quem possui ensino superior em TI e quer trabalhar como social media, vale investir em uma especialização. Existem diversas opções para todos os bolsos e objetivos. Algumas possibilidades existentes são cursos como Redes Sociais e Mobilidade, Estratégias de Mídias Sociais, Análise de Mídias Sociais, Marketing Digital, entre outros.

Se interessou e quer seguir na área? Está esperando o que para clicar aqui e investir no seu futuro? O mercado de social media oferece muitas vagas, e o curso de Gestão da Tecnologia da Informação pode ser seu primeiro passo para chegar lá.

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