Quer se formar em Gestão de Tecnologia da Informação, mas tem poucas informações sobre essa área?

Neste texto, vamos explicar os pontos mais importantes!

Aqui, você vai ver:

• o que é Gestão de Tecnologia da Informação;
  • quais as principais atividades dos profissionais dessa área;
  • habilidades que os gestores de TI devem ter;
  • como é o curso de Gestão de TI.

Gostou? Então, vamos lá!

gestão de tecnologia da informação - cta_1

O que é Gestão de Tecnologia da Informação?

Resumidamente, a Gestão de TI pode ser definida como gerenciamento de software, hardwares e também de pessoas de uma organização. O principal foco desses gestores é a melhoria e otimização dos processos e procedimentos que envolvem a área de TI.

O que faz um profissional de Gestão de TI?

O mercado para os profissionais de Gestão de Tecnologia da Informação é bem amplo.

Não são uma, nem duas, nem três atividades que um gestor de TI pode realizar, são várias!

“Ok. Mas quais são elas?”.

• Gerenciar os recursos humanos ligados aos setores de TI das empresas;
  • Controlar todos os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados das empresas;
  • Definir regras para utilização correta de sistemas;
  • Administrar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados de uma empresa;
  • Estudar e buscar reduzir os impactos da área de tecnologia da informação na organização.
  • Definir e acompanhar a rotina dos colaboradores.

Se interessou pelas atividades que um gestor de TI pode realizar após se formar? Então, o que está esperando para escolher a melhor universidade para iniciar o curso?

Competências que um bom Gestor de TI deve ter

Agora que sabemos as principais atividades que um Gestor de TI pode realizar, podemos apresentar as competências que ele deve ter.

Vale lembrar que as 5 competências que vamos apresentar são importantíssimas e você deve ficar ligado nelas:

1 – Saber liderar

Para gerenciar da melhor forma os projetos, o gestor de TI deve ter características de um líder.

Portanto, um gestor de TI deve saber se comunicar de forma clara e objetiva para influenciar e motivar os integrantes dos projetos.

Feito isso, com certeza será muito mais fácil desenvolver ideias e construir soluções junto à equipe.

Então, não esqueça: para ser um bom profissional de gestão de tecnologia da informação, tenha características de líder.

2 – Entender do negócio

Conhecer bem o negócio é um dos pré-requisitos para um gestor de TI ter sucesso na carreira.

“Ah, mas esse é o papel da equipe de marketing e vendas, que trabalham com a parte comercial da empresa”.

Se o seu pensamento é esse, esqueça!

Um bom gestor de TI deve ter um conhecimento amplo de todas as áreas do negócio para, assim, conseguir inovar e trazer benefícios para a empresa.

Resumindo, um bom líder que queira encontrar soluções criativas e inovadoras para o setor tecnológico da empresa deve conhecer e participar ativamente dos negócios da mesma.

SAIBA MAIS: Veja como ter destaque na área de TI

3 – Ter uma visão estratégica

Para otimizar os processos organizacionais de uma empresa, o gestor de TI deve ter uma visão estratégica.

Para isso, esse profissional deve analisar os processo da informação com o objetivo de melhorar a utilização das tecnologias, pessoas e informações da empresa.

Se você escolheu ser gestor de TI, saiba que essa é uma competência muito procurada pelo mercado.

Ter uma visão estratégica e foco no sucesso da empresa fará de você um profissional requisitado pelas grandes empresas.

Gestão da Tecnologia da Informação - habilidades

4 – Ser um bom negociador

Varia de empresa para empresa, mas, na maioria das vezes, é de responsabilidade do gestor de TI a negociação com fornecedores.

Portanto, além de ser líder, entender do negócio e ter uma visão estratégica, você deve saber negociar.

Pode parecer que não, mas, quando uma pessoa sabe negociar, a empresa pode se beneficiar muito disso e lucrar ainda mais.

É claro que isso só vai acontecer em empresas que não possuem um setor de compras, mas você deve ficar ligado nessa competência.

5 – Saber motivar as pessoas

Quando trabalhamos com pessoas, devemos entender, no mínimo, o básico sobre motivação.

Muitos gestores acabam pecando nesse requisito e, em vez de motivar, acabam desmotivando os integrantes da sua equipe.

Esse é um erro muito grave, tendo em vista que um profissional desmotivado pode prejudicar o trabalho de todos os colaboradores.

Como é o curso de Gestão de TI

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação é uma graduação na modalidade tecnólogo.

É uma formação dinâmica e voltada para as principais demandas do mercado de trabalho.

Quanto tempo dura o curso?

A duração é de aproximadamente 2 anos e meio — 30 meses. Em 10 módulos, o estudante tem contato com os temas mais importantes da área!

Gestão de Tecnologia da Informação: uma área em alta

Portanto, se você quer ter um carreira de sucesso como gestor de TI, saiba dar feedbacks, escute as pessoas e mantenha a equipe motivada.

Assim, com certeza os resultados dos projetos serão ainda mais compensadores e de sucesso.

Gostou de todas as atividades e características que um bom gestor de TI deve ter?

Então, conheça o curso de Gestão de Tecnologia da Informação da EAD Unicesumar, a melhor EAD do Brasil*!

*Fonte: Hoper Educação – Análise setorial da educação superior privada de 2017

gestão de tecnologia da informação - cta_2