O curso de Gestão de Tecnologia da Informação é uma excelente alternativa para quem quer atuar no mercado tech — uma área muito promissora e atrativa. É uma formação que tem como foco não apenas as técnicas de desenvolvimento de softwares ou programação, mas também o gerenciamento de projetos nas corporações.

Além das variadas possibilidades de atuação que os estudantes podem escolher já durante a faculdade, essa também é uma profissão muito bem-remunerada e com ótimas expectativas para o futuro. Se tem interesse em seguir nessa carreira, não pode perder o post que preparamos para informar sobre o que faz o profissional de Gestão da Tecnologia da Informação. Confira!

O que é Gestão de Tecnologia da Informação?

De modo geral, a Gestão de TI pode ser definida como o gerenciamento de software, hardwares e também de pessoas de uma organização. O principal foco desses gestores é a melhoria e a otimização dos processos e procedimentos que envolvem a área de tecnologia da informação.

Em última instância, é possível dizer que a qualidade da execução do serviço de TI pode determinar o fracasso ou o sucesso das empresas. O vazamento de dados estratégicos, por exemplo, pode arruinar o empreendimento — já uma estratégia online sólida, é uma mola propulsora.

O que faz um profissional de Gestão de TI?

O mercado para os profissionais de Gestão de Tecnologia da Informação é bem amplo. Os gestores de TI são estratégicos e devem desenvolver uma visão integrada do mercado. É fundamental conhecer os desafios e as tendências da área para se destacar em todos os ambientes de trabalho.

Aliado a isso, a liderança é uma característica forte de sua personalidade. Algumas atividades que são realizadas durante a jornada de trabalho do profissional são:

  • gerenciar os recursos humanos ligados aos setores de TI das empresas;
  • controlar todos os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados das corporações;
  • definir regras para utilização correta de sistemas;
  • administrar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados de uma empresa;
  • estudar e buscar reduzir os impactos da área de tecnologia da informação na organização.
  • definir e acompanhar a rotina dos colaboradores.

Quais são as competências que um bom gestor de TI deve ter?

Agora que sabemos as principais atividades que um Gestor de TI pode realizar, chegou a hora de conhecer as competências que ele deve ter. Confira, a seguir, algumas características fundamentais do perfil desse profissional!

Saber liderar

Para gerenciar da melhor forma os projetos, o gestor de TI deve ter as características de um líder. Portanto, é preciso saber se comunicar de forma clara e objetiva para influenciar e motivar os integrantes dos projetos.

Feito isso, com certeza será muito mais fácil desenvolver ideias e construir soluções junto à equipe. Então, não se esqueça: para ser um bom profissional de gestão de tecnologia da informação, tenha características de líder.

Entender do negócio

Conhecer bem o negócio é um dos pré-requisitos para um gestor de TI ter sucesso na carreira. “Ah, mas esse é o papel da equipe de marketing e vendas, que trabalha com a parte comercial da empresa”. Se o seu pensamento é esse, esqueça!

Um bom gestor de TI deve ter um conhecimento amplo de todas as áreas do negócio para, assim, conseguir inovar e trazer benefícios para a empresa. Resumindo, um bom líder que queira encontrar soluções criativas e inovadoras para o setor tecnológico deve conhecer e participar ativamente dos negócios.

Ter uma visão estratégica

Para otimizar os processos organizacionais de uma empresa, o gestor de TI deve ter uma visão estratégica. Para isso, é importante que o profissional analise os processos da informação com o objetivo de melhorar a utilização das tecnologias, pessoas e informações.

Se você escolheu ser gestor de TI, saiba que essa é uma competência muito procurada pelo mercado. Ter uma visão estratégica e foco no sucesso da empresa faz de você um profissional requisitado pelas grandes organizações.

Ser um bom negociador

Varia de empresa para empresa, mas, na maioria das vezes, é de responsabilidade do gestor de TI a negociação com fornecedores. Portanto, além de ser líder, entender do negócio e ter uma visão estratégica, você deve saber negociar.

Pode parecer que não, mas, quando uma pessoa sabe negociar, a empresa pode se beneficiar muito disso e lucrar ainda mais. É claro que isso só vai acontecer em empresas que não apresentam um setor de compras, mas você deve ficar ligado nessa competência.

Saber motivar as pessoas

Quando trabalhamos com pessoas, devemos entender, no mínimo, o básico sobre motivação. Muitos gestores acabam pecando nesse requisito e, em vez de motivar, acabam desmotivando os integrantes da sua equipe. Esse é um erro muito grave, tendo em vista que um profissional desmotivado pode prejudicar o trabalho de todos os outros colaboradores.

Como é o curso de Gestão de TI?

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação do EAD UniCesumar é uma graduação do tipo tecnológica. É uma formação dinâmica e voltada para as principais demandas do mercado de trabalho.

A duração é de aproximadamente 2 anos e meio, ou seja, 30 meses. Em 10 módulos, o estudante tem contato com os temas mais importantes da área! Assim, é possível economizar tempo e cursar uma faculdade rápida, mas com bastante qualidade, para ingressar no mercado e ter experiências profissionais.

Essa graduação pode ser feita na modalidade EAD. Desse modo, você adapta a sua rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade de tempo, permitindo conciliar família, estudos e trabalho. Muito bom, não é mesmo?

Além disso, o curso é mais acessível do lado financeiro, já que as mensalidades são mais em conta por se tratar de uma faculdade a distância da UniCesumar. Também é possível economizar com alimentação e transporte fora de casa, diminuindo ainda mais os seus gastos!

O que se estuda no curso de Gestão de TI?

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação abrange matérias da Informática e Ciência da Informação com técnicas de Administração. O foco principal é a prática da profissão para que você se torne um especialista no ramo em pouco tempo, podendo ser um destaque nos processos seletivos.

Confira, abaixo, as principais disciplinas estudadas durante essa graduação:

  • Fundamentos e Arquitetura de Computadores;
  • Administração de Conflitos e Relacionamentos;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Engenharia de Software;
  • Fundamentos de Redes de Computadores;
  • Banco de Dados;
  • Governança em Tecnologia da Informação;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Serviços em TI;
  • Sistemas Operacionais;
  • Gerência de Infraestrutura;
  • Negócios Eletrônicos;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Processos de Negócio;
  • Gestão de Projetos;
  • Boas Práticas de Governança em TI;
  • Tecnologias Emergentes em TI;
  • Empreendedorismo;
  • Matemática Financeira.

Quais as áreas de atuação na Gestão de TI?

O gestor de TI é um profissional que apresenta várias habilidades e competências com altas demandas dentro das empresas. Logo, para auxiliar na obtenção dos objetivos das corporações, ele contribui com a prospecção de novas tecnologias.

As principais áreas de atuação são:

  • empreendedor autônomo;
  • consultor de gestão de TI;
  • coordenação de Sistemas de Informação;
  • gerenciamento de recursos patrimoniais, tecnológicos e humanos.

Como escolher uma instituição para cursar Gestão de TI?

Com um número grande de faculdades que oferecem esse curso, ter atenção na hora de escolher a alternativa certa é fundamental. O primeiro passo é verificar a reputação da instituição de ensino no mercado. O EAD UniCesumar é considerado uma das melhores faculdades do país e conta com professores experientes e atuantes na profissão.

Oferecemos um sistema de ensino bastante inovador, que coloca os estudantes como atores principais do seu processo de conhecimento. Isso ajuda a enriquecer a experiência e oferece várias oportunidades de amadurecimento e crescimento profissional.

Pensa que acabou por aí? Ainda temos uma plataforma online de aprendizado, que foi feita com base nas necessidades do estudante. É por isso que ela é bem flexível e permite que você aprenda de onde estiver — basta ter acesso a um computador, smartphone ou tablet.

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Gestão de Tecnologia da Informação e como é o curso, chegou o momento de escolher a faculdade certa para estudar. Para isso, opte por aquela que tenha um corpo docente preparado e que ofereça diferenciais exclusivos aos estudantes, como o EAD UniCesumar!

Gostou do nosso conteúdo e tem alguma dúvida sobre o curso de Gestão de Tecnologia da Informação? Então entre em contato com a gente agora mesmo. Será um prazer respondê-lo!

gestão de tecnologia da informação - cta_2

Avalie este post

Comentários

Comentários