Quer dar uma guinada na sua vida profissional, conquistar independência financeira e atuar em uma área muito relevante na sociedade? Então, a segurança no trabalho EAD é para você! Afinal, trata-se de uma graduação rápida, flexível e alinhada às demandas do mercado.

O curso forma especialistas no gerenciamento de riscos, na prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais e na proteção da integridade física dos trabalhadores. E olha só: esse papel é fundamental em empresas dos mais diversos portes e segmentos. Então, o que não faltam são oportunidades de atuação.

Quer entender melhor do que se trata a área e como é o tecnólogo em Segurança no Trabalho EAD? Então, continue a leitura!

O que é o tecnólogo em Segurança no Trabalho EAD?

O tecnólogo, ou graduação tecnológica, é um curso superior de menor duração (3 anos) que o bacharelado e altamente direcionado para a prática da profissão. Desse modo, proporciona uma inserção rápida no mercado de trabalho.

Ao longo desses anos de estudo, o aluno conhece bem as Normas Regulamentadoras (NRs) e aprende a implementar medidas para o gerenciamento de riscos existentes em ambientes de trabalho diversos. Assim, ele atua na prevenção de acidentes ou qualquer problema que possa afetar a integridade física e a saúde de trabalhadores.

Como essas atividades são essenciais para a qualidade de vida dos colaboradores e até mesmo para evitar prejuízos legais e financeiros às empresas, essa profissão tem uma altíssima demanda!

E o melhor é que o curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD). Isso significa que você acompanha as aulas e as atividades de forma remota, com toda a flexibilidade para organizar sua rotina de estudos da melhor forma. Tudo isso com o diploma válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais são as áreas de atuação para Segurança no Trabalho?

O profissional da Segurança no Trabalho está de olho em tudo o que possa comprometer o bem-estar físico dos trabalhadores. Então, ele tem uma série de atribuições para minimizar ou eliminar riscos ocupacionais.

Por exemplo, um trabalhador que opera uma máquina que faz barulho está sujeito ao risco físico de ruído. No longo prazo e sem os devidos cuidados, isso pode comprometer seu sistema auditivo e causar danos definitivos.

Então, cabe ao profissional da segurança avaliar esse risco (medir a intensidade do ruído), indicar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, recorrer ao isolamento acústico, programar a realização de exames ocupacionais periódicos e até mesmo organizar treinamentos para o sucesso das medidas de segurança.

De modo geral, as atribuições do profissional envolvem:

  • elaborar análises de riscos;
  • criar e implementar programas de gerenciamento de riscos;
  • ter domínio das normas que regem a segurança no ambiente de trabalho;
  • estabelecer planos de ações preventivas e corretivas;
  • providenciar sinalizações de segurança;
  • coordenar equipes de segurança e saúde no trabalho;
  • acompanhar vistorias, auditorias e perícias;
  • elaborar relatórios e emitir laudos ou pareceres técnicos;
  • participar do planejamento de ações de conscientização sobre a segurança e a saúde no trabalho etc.

Como é o mercado de trabalho em Segurança no Trabalho?

O mercado tem muitas opções de atuação em Segurança no Trabalho. Afinal, como dissemos, todas as empresas precisam de especialistas nesses aspectos; caso contrário, tanto os trabalhadores como as empresas podem ter prejuízos.

Assim, o profissional é requisitado em organizações públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, e nos mais diversos setores. Alguns exemplos são:

  • indústrias;
  • comércio;
  • empresas de construção civil;
  • mineradoras;
  • hospitais;
  • laboratórios;
  • agroindústrias;
  • aeroportos;
  • petrolíferas, e muito mais!

E olha só: de acordo com o portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) e do e-Social, a demanda na área aumentou quase 20% entre os meses de outubro de 2020 e setembro de 2021. A tendência é que a área continue em expansão!

Quanto aos rendimentos, o mesmo portal mostra que a faixa salarial dos tecnólogos em Segurança no Trabalho vai de R$ 2,4 mil a R$ 5,2 mil. Esse valor não considera adicionais de nenhum tipo, como bônus e insalubridade.

Como é a estrutura do curso de Segurança no Trabalho EAD?

Se você acha que essa área tem tudo a ver com você, que tal conhecer um pouco mais do curso de graduação? O tecnólogo aqui da EAD Unicesumar é dividido por módulos, cada um composto por 3 disciplinas e com duração de 10 semanas.

Ao final de cada um, você realiza as provas das disciplinas, sendo que a sua média também considera as notas das atividades online realizadas ao longo do módulo. Vale lembrar que, na EAD, você tem datas limites para realizar as tarefas avaliativas, porém, tem toda a flexibilidade para estudar no ritmo que achar melhor!

Assim, há autonomia para organizar sua rotina de estudos, incluindo as videoaulas, as leituras, a participação no fórum, as atividades etc. Para aumentar sua produtividade na EAD, é importante montar um cronograma e ter o compromisso com o estudo diário.

Nessa jornada, você terá matérias superinteressantes, como:

  • Fundamentos de Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas;
  • Normas Técnicas em Segurança do Trabalho (NRs);
  • Ergonomia e Doenças Ocupacionais;
  • Proteção contra Incêndios e Explosões;
  • Toxicologia Ambiental e Ocupacional;
  • Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Acidentes;
  • Gestão de Emergências e Primeiros Socorros;
  • Formação Sociocultural e Ética.

Por que escolher fazer esse curso na EAD UniCesumar?

Agora que você viu como a área é promissora, não deixe de contar com a EAD UniCesumar para garantir uma formação de excelência! Afinal, somos a melhor EAD do Brasil, com nota máxima do MEC em diversos indicadores de qualidade.

Além disso, um dos grandes diferenciais do nosso tecnólogo em Segurança no Trabalho EAD é a metodologia de ensino inovadora e intuitiva: com ferramentas como QR Codes, realidade aumentada, recursos 3D e inteligência artificial, conseguimos proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva e interativa que potencializa seu aproveitamento.

Isso sem contar que os professores são de primeira linha — mais de 80% dos nossos docentes são mestres e doutores. O mesmo vale para os tutores EAD: todos são profissionais com formação na área de atuação do curso e têm todo o preparo para auxiliar o estudante em todas as etapas da sua formação.

E então, gostou de conhecer o tecnólogo em Segurança no Trabalho EAD? Como você viu, essa é uma profissão com alta demanda no mercado de trabalho e uma atuação que contribui diretamente com a qualidade de vida das pessoas.

Então, inscreva-se já no tecnólogo em Segurança no Trabalho EAD e comece o quanto antes a construção da sua carreira!

Tudo sobre o curso superior de Tecnologia em Segurança Pública!

Avalie este post

Comentários

Comentários