Aplicado em diversos contextos, um termo inglês vem ganhando espaço nas organizações, na esfera pública e até no campo pessoal. Mas, afinal, o que é Accountability e qual a sua importância para o crescimento profissional?
Dentro de um mercado em constante transformação, a transparência, a disposição para assumir responsabilidades e as boas práticas são fundamentais para garantir a integridade das organizações e dos profissionais. Eis aqui a aplicação do Accountability!
Se você ainda não sabe o que é Accountability, continue a leitura para entender o conceito, seus pilares e como desenvolvê-lo!
O que é Accountability?
Accountability é uma expressão de origem inglesa cuja tradução ao português remete à prestação de contas e à responsabilidade. No entanto, o seu significado é bem mais abrangente, envolvendo um conjunto de atitudes, práticas e comportamentos que colaboram com o crescimento dos indivíduos.
Assim sendo, Accountability envolve o compromisso com os resultados e o fornecimento de explicações satisfatórias pelas decisões e ações adotadas em um processo.
Quais os pilares do Accountability?
Entender o que é Accountability pode ser uma tarefa um tanto complexa, por isso, aplica-se o modelo de quatro pilares, sendo eles: see it, own it, solve it e do it. Veja as implicações de cada um destes componentes!
1. See it (Perceber)
O primeiro passo do processo é perceber o problema, estar ciente dos desafios e das oportunidades, adotando uma visão crítica do contexto, bem como entendendo as necessidades que estão ao seu redor. Resumindo, nesta etapa, a pessoa se envolve e busca identificar as lacunas que precisam ser preenchidas.
2. Own it (Assumir)
Este segundo pilar envolve o reconhecimento do ponto detectado no passo anterior, assumindo a responsabilidade e se comprometendo com a busca pela solução e pelo resultado, seja bom ou ruim.
3. Solve it (Resolver)
Não basta apenas perceber e assumir, é preciso buscar soluções, colocando em prática as ideias que possam ter se manifestado no passo anterior.
Para isso, é fundamental ter uma postura proativa, agir com praticidade e tomar decisões alinhadas com o problema que se deseja resolver, a oportunidade que se quer aproveitar ou o desafio que se pretende superar.
4. Do it (Fazer)
Neste último pilar, a pessoa precisa executar a solução encontrada, realizando as tarefas de maneira eficiente, no tempo adequado e com bom desempenho para que o resultado positivo possa ser alcançado.
Como a eficiência da ação reflete a qualidade dos outros três pilares, é indispensável prestar atenção em todo o processo, priorizando a sua integridade e ponderando cada passo.
Quais os tipos de Accountability?
Existem dois tipos de Accountability: horizontal e vertical. A seguir, conheça os seus principais aspectos!
Horizontal
Eficaz em equipes autônomas e organizações com um nível de gestão mais horizontal, consiste em uma abordagem centrada na colaboração e coautoria entre colegas de trabalho em um mesmo nível hierárquico.
Nela, cada integrante é responsável tanto pelas suas tarefas quanto por garantir que as outras pessoas honrem os seus compromissos. Portanto, todos compartilham o sucesso coletivo.
Para dar certo, é preciso desenvolver um bom nível de comunicação, de modo que todos possam tirar dúvidas, pedir ajuda, trocar feedbacks e trabalhar em equipe em prol de um objetivo comum.
Vertical
Por outro lado, temos o Accountability vertical que se estabelece entre níveis hierárquicos diferentes: líderes e colaboradores. A responsabilidade pelo resultado coletivo é do líder, que delega tarefas aos membros da equipe e distribui a responsabilidade de maneira mais uniforme.
Ao seguir esse modelo, os colaboradores assumem a responsabilidade pelas suas atribuições e resultados individuais. Mas vale lembrar que ambas as vertentes são interessantes, escolher entre uma ou outra demanda considerar diversos aspectos como a cultura empresarial e o tipo de gestão.
Qual a importância do Accountability?
Sem mais delongas, vamos aos principais benefícios do Accountability.
Facilita a resolução de problemas
Uma pessoa comprometida com o seu trabalho e com os resultados que precisa obter posiciona-se de forma diferente na presença dos desafios, enfrentando-os e buscando aprender com os erros, sem tentar escondê-los ou delegar as responsabilidades.
Potencializa a confiança
Como as pessoas assumem a sua responsabilidade e as consequências dos seus atos, elas inspiram confiança em terceiros, sejam colegas de equipe, parceiros comerciais ou gestores.
Promove a autonomia
Um dos principais diferenciais no mercado de trabalho é a proatividade. Quem é proativo e consciente do Accountability toma as suas decisões e age com autonomia, pois se sente mais responsável pelos seus resultados e o alcance dos seus objetivos.
Por que o Accountability está sendo requisitado no mercado de trabalho?
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quando falamos de perfil profissional ideal. Entre as habilidades priorizadas pelos recrutadores, destacam-se a proatividade, a colaboração e a autossuficiência, características básicas do Accountability.
Conheça as principais razões pelas quais esse conceito tem se tornado uma importante competência profissional:
- estimula a antecipação de soluções: o Accountability promove a mentalidade proativa, voltada a encontrar soluções rápidas para problemas emergentes;
- potencializa a comunicação: o modelo estimula a comunicação em todas as etapas, principalmente na busca pela solução ideal do problema;
- promove um ambiente de confiança: como todas as pessoas são responsáveis pelas suas ações, cria-se um ambiente de confiança e colaboração;
- otimiza o gerenciamento de crise: a proatividade permite encontrar respostas ágeis, tomando decisões e identificando soluções eficientes, mesmo em momentos críticos.
Como desenvolver o Accountability?
O primeiro passo para desenvolver o Accountability é tomar as rédeas da própria vida e das decisões, bem como se comprometer com os resultados. A seguir, citamos três formas de cultivar a responsabilidade de cada ato e suas consequências.
Defina objetivos alcançáveis
Definir objetivos, metas e estruturar um plano de ação em prol dos resultados esperados garante que você saiba exatamente aonde está indo e o que precisa fazer para chegar lá. Ter domínio desses aspectos facilita o processo de autoavaliação, visto que você pode medir o seu progresso considerando esses objetivos.
Atue de forma consistente
Encarar os obstáculos faz parte do processo de amadurecimento, tanto pessoal como profissional. Não desistir perante os percalços significa que você entendeu o conceito de Accountability.
É fundamental agir constantemente para avançar em direção às suas metas, pois a persistência é uma das características mais relevantes de quem é responsável pelos seus próprios resultados.
Encare as falhas como oportunidades de aprendizado
Quando reconhecemos que não somos perfeitos, conseguimos lidar com os erros de forma mais eficiente, sem os terceirizar ou ignorá-los. Ao contrário, as pessoas que priorizam o Accountability assumem a responsabilidade pelas falhas e as consideram como oportunidades para aprender e crescer.
Como nutrir o seu Accountability para melhores oportunidades de trabalho?
Após entender o que é Accountability, conhecer os seus tipos e a importância do conceito para o mercado de trabalho, é possível que você queira nutri-lo. Para isso, aplique as dicas mencionadas, como definir objetivos alcançáveis, atuar de forma consistente e encarar os erros como fontes de aprendizado.
Além disso, tenha em mente as etapas do processo: perceber, assumir, resolver e fazer. Aplicar essas fases considerando as melhores práticas facilita o desenvolvimento do hábito, ganhando pontos com os recrutadores, gestores ou parceiros comerciais.
Outra forma de chamar a atenção das organizações é fazer cursos que aprimorem os seus conhecimentos técnicos, preferencialmente em uma instituição renomada como a UniCesumar.
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