Com o mercado cada vez mais competitivo devido ao surgimento de novas demandas, as empresas precisam se reinventar para lidar com as mudanças que estão se tornando mais intensas. No entanto, elas precisam que seus colaboradores façam parte do processo de adaptação, investindo no desenvolvimento da competência profissional.

Quanto mais conhecimentos teóricos e práticos um talento tem, mais domínio laboral adquire para alcançar os melhores resultados. Além disso, o currículo fica mais completo e dinâmico, favorecendo a conquista de novos cargos e funções.

Para ajudá-lo nessa missão preparatória, elaboramos este conteúdo. Nele, reunimos as competências que estão em alta no perfil profissional atual. Continue lendo para conferir se você já desenvolveu tais capacidades e quais ainda precisa aprender.

O que é competência profissional e para que serve?

É um conjunto de capacitações, conhecimentos, experiências e qualidades profissionais que beneficiam a execução de determinados cargos dentro de uma companhia. Diferente das soft skills e hard skills, as competências profissionais são a união dessas habilidades que resultam nas capacitações desejadas pelo mercado.

Afinal, é bastante comum vermos anúncios do tipo “precisamos de mão de obra capacitada”. Esse cenário demonstra que muitas vagas disponíveis não são preenchidas com rapidez porque as agências não encontram pessoal devidamente capacitado para assumir cargos de responsabilidade. Por isso, a melhor saída para se candidatar, conseguir uma promoção ou obter uma remuneração maior é investindo em competências profissionais.

Quais os principais tipos?

É comum que com o passar do tempo o próprio do mercado lance novas competências, que passam a ser indispensáveis para profissionais e marcas que desejam se destacar e se manter relevantes.

Além disso, essa procura pode partir das demandas internas das empresas, por meio de uma reestruturação de setor, realocação de colaboradores, implementação de ferramentas tecnológicas, ou, ainda, diante de novas necessidades que são apontadas pelos consumidores.

Conheça a seguir as principais competências profissionais da atualidade.

Comunicação

Comunicar-se bem vai além de falar o mesmo idioma, é importante transmitir informações com clareza e objetividade, sem dar brechas para compreensões equivocadas. Assim, o profissional torna-se capaz de se relacionar interpessoalmente com vários públicos (internos e externos) a fim de passar orientações ou compartilhar conhecimentos. Essa competência envolve escrita adequada, escuta ativa, capacidade de trabalhar em equipe e comportamento apropriado em diversas situações.

Criatividade

Uma pessoa criativa é muito valorizada, pois pensa fora da caixa. As companhias almejam inovação constante e não querem mais aqueles profissionais que sempre fazem as coisas dentro do padrão. A criatividade leva novos conhecimento para o ambiente laboral, o que é fundamental para se destacar. Além disso, é uma característica que aumenta a probabilidade de resolver problemas em tempo recorde, favorecendo o funcionamento da empresa.

Flexibilidade

A flexibilidade corresponde à capacidade de adaptação diante de situações emergenciais e mudanças do mercado. Ser flexível é uma maneira leve de observar cenários e acatar práticas que fazem mais sentido para o momento. É ter dinamismo e resiliência profissional para acompanhar mudanças e lidar com objetivos do negócio de maneira inteligente.

Pensamento crítico

Um indivíduo com pensamento crítico é capaz de analisar os prós e contras dos cenários que são vivenciados tanto na empresa quanto no seu segmento. Dessa forma, ele toma decisões de acordo com as circunstâncias das quais tem conhecimento. A prudência é uma virtude que se manifesta com clareza em profissionais críticos, pois permite prever situações e evitar inconveniências.

Como desenvolver competências profissionais?

Agora que você já conhece as principais competências para atuar com eficiência, basta conhecer os caminhos para desenvolver tais habilidades. Confira as dicas e recomendações a seguir.

Tenha metas claras

O desenvolvimento profissional é uma prática que exige estratégia, de modo que dominar tudo é praticamente impossível. Por isso, é importante identificar quais são as suas prioridades nesse momento e quais são as habilidades que você deseja adquirir. Dessa forma, todos os esforços ficam direcionados e as chances de obter bons resultados com rapidez crescem de forma significativa.

Escute e aprenda sempre

Cada vez mais as empresas estão tentando criar unidade nos colaboradores. Os líderes estão cada vez mais dispostos a colocar a colaboração no topo da cultura organizacional, a fim de garantir que competências tragam os melhores resultados.

Nesse sentido, aprender com o outro é uma prática muito valiosa no ramo corporativo. A capacidade de observar, refletir e aprender com base nas tentativas e feedbacks é uma das formas mais eficiente de se aprimorar profissionalmente.

Portanto, o segredo é mostrar-se à disposição para ouvir opiniões e críticas, independentemente se elas vêm de pessoas que estão em posições superiores ou não. Quando se trabalha em conjunto, todos devem ter voz e escuta ativa para que cada oportunidade de aprendizado seja aproveitada da melhor forma possível.

Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das formas mais eficientes de desenvolver competências. Essa reflexão ajuda você a identificar quais são os atributos válidos e as deficiências que prejudicam o seu progresso enquanto profissional e pessoa. Portanto, essa análise íntima pode tornar suas ações mais pontuais, trazendo os resultados esperados para que você se destaque no mercado.

Qual o papel da faculdade?

Adquirir e aperfeiçoar competências é um processo gradual que exige tempo e persistência. Por isso, a motivação é o segredo para que você se mantenha firme nesse propósito, tornando a busca por conhecimento em uma meta diária.

Cursos, graduações, especializações, pós-graduações, por exemplo, são o caminho para o desenvolvimento de um domínio profissional bastante robusto. Além disso, a participação ativa e estratégica em funções organizacionais, bem como a troca de experiências com colegas e mentores faz parte de uma jornada de crescimento promissora.

Quais os benefícios da modalidade EAD?

Um dos maiores diferenciais do ensino a distância é interação remota com professores, monitores e colegas de curso. Assim, o estudante que investe nessa modalidade de ensino melhora suas habilidades de comunicação, mantendo um diálogo aberto com as pessoas envolvidas na sua formação.

As aulas EAD proporcionam protagonismo ao estudante, fazendo-o participar de forma ativa. Assim, você tem liberdade para definir os seus horários de estudo, rever aulas e conteúdos quantas vezes desejar, pesquisar materiais extras e aplicar quaisquer métodos de aprendizados para potencializar sua graduação e/ou especialização.

Este conteúdo teve o objetivo de destacar os principais pontos sobre competência profissional e como desenvolvê-la com eficiência. Para isso, basta seguir as orientações mencionadas e montar um planejamento compatível com o seu perfil pessoal para adquirir os conhecimentos mais promissores para sua carreira.

Gosta dos nossos conteúdo e quer ficar mais perto da gente? Então, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no TikTok, no Twitter e no YouTube.

Avalie este post

Comentários

Comentários