Os recrutadores têm seus próprios métodos sobre muitos assuntos e demandas, mas se existe algo com o qual todos são unânimes é em relação à evolução do mercado de trabalho. Isso ocorre porque o perfil do profissional atual já está sendo traçado e otimizado pelas empresas.

Felizmente, grande parte dos talentos profissionais da atualidade apresenta um conjunto de características comportamentais semelhantes, independentemente da área de atuação. São atributos positivos que transparecem ações que fazem a diferença no meio organizacional e profissional.

Se você está a fim de potencializar seu desenvolvimento, reunimos, a seguir, uma lista de características pessoais essenciais para a sua qualificação profissional. Confira.

1. Capacidade para solucionar problemas

A capacidade de solucionar gargalos e problemas é uma das competências mais valorizadas pelo segmento corporativo. Sejam situações simples ou complexas, esse tipo de conduta faz parte de talentos proativos.

Problemas surgem em qualquer tipo de empresa, mas é a maneira como o profissional lida com eles que chama a atenção. É importante, mesmo em um ambiente de alta demanda e pressão, ser produtivo.

Ou seja, em momentos de crise e dificuldade ou escassez de recursos, é necessário manter-se focado para entregar resultados positivos e ganhar notoriedade. Observar colegas experientes diante de adversidades é a melhor forma de aprender a lidar com problemas.

2. Ética empresarial

Com uma lógica social apoiada no individualismo e na competitividade, muitos profissionais esquecem de valores essenciais, como a ética. Um ambiente empresarial com indivíduos éticos tende a ser mais próspero, colaborativo e sadio.

Ser uma pessoa ética favorece a produtividade e a realização de boas práticas, criando um espaço de trabalho apoiado no respeito e na confiança mútua, o que reflete ainda na reputação da companhia no mercado. Vale reforçar que as empresas valorizam talentos que são lembrados por serem éticos.

3. Organização

Organização não é necessariamente uma competência, mas é uma característica indispensável para que as atividades do cotidiano empresarial tenham uma fluidez maior.

Nesse sentido, é válido desenvolvê-la para produzir mais e perder menos tempo com detalhes durante a jornada laboral. Senso de organização é uma habilidade muito requisitada para vagas de estágio.

4. Inteligência emocional

Outra demanda de grande importância é o desenvolvimento da inteligência emocional. Ter esse autoconhecimento é fundamental para saber como agir diante de situações complexas que colocam você em evidência em qualquer área de atuação.

O problema é que as emoções humanas, quando não controladas, podem comprometer a performance do profissional na empresa. Não levar as condutas de líderes e colegas para o lado pessoal é imprescindível para evitar conflitos desnecessários.

5. Liderança

Quando um talento tem a proatividade no sangue, no geral ele também se destaca por ser um líder nato. Não é necessário estar no topo da hierarquia corporativa para isso.

É perfeitamente possível ser um bom líder e inspirar colegas próximos. Ter espírito de liderança facilita as tomadas de decisões que ditam os rumos dos processos.

6. Ambição

A ambição é capaz de mover e preservar um profissional em todas as circunstâncias possíveis. É ela quem beneficia o progresso individual, amplia horizontes e torna as pessoas distintas.

É é fácil identificar profissionais ambiciosos daqueles que não são. Talentos que têm ambição buscam as melhores formas de entregar seus projetos e tarefas, encarando desafios e superando obstáculos sem temê-los.

Além disso, essas pessoas nunca se acomodam e estão sempre em busca de algo a mais, o que é bem visto pelas empresas. No entanto, é válido dizer que, quando ultrapassa os limites do bom senso, a ambição gera consequências negativas. Para remediar essa situação, é importante ter prudência e desenvolver empatia.

7. Criatividade

A criatividade é uma das habilidades do futuro mais requisitadas. Por conta do aumento da concorrência e do avanço tecnológico contínuo, essa característica é essencial para garantir inovação.

Por isso, não tenha receio de expor suas ideias, já que as companhias esperam que seus talentos apresentem soluções disruptivas. O segredo é pensar fora da caixa para fomentar a criatividade, otimizar processos, produtos e serviços e, assim, fazer a empresa ganhar destaque no mercado.

Ser criativo também é fundamental para quem deseja encarar o universo do empreendedorismo. Uma ideia inovadora no mercado, que atenda demandas específicas do público consumidor, pode lançar um negócio de sucesso.

8. Proatividade

Muitas instituições lidam com cenários competitivos e esperam que seus colaboradores prevejam situações e busquem soluções antes que elas prejudiquem processos e fluxos operacionais. Nesse sentido, quem pretende desenvolver-se profissionalmente precisa ser proativo.

Além de prever cenários ruins para a empresa, quem tem essa característica também encontra brechas e oportunidades. Isso permite que a empresa (ou negócio próprio) implemente a estratégia ideal para não perder mercado.

9. Equilíbrio

A resiliência é a capacidade de um indivíduo lidar com problemas e mudanças, sem deixar que essas situações prejudiquem o lado emocional.

Como a carreira profissional atual não é feita de momentos prósperos e caminhos livres, é necessário encarar problemas e manter o equilíbrio, mesmo diante das adversidades.

10. Humildade

Pessoas que se acham autossuficientes e irrepreensíveis podem provocar conflitos e comprometer o clima no trabalho. Ter humildade e disposição para receber feedbacks positivos e negativos, observar a lição de quem já agiu de forma irresponsável e se arrependeu e ouvir sugestões de colegas e superiores é fundamental.

Nesse caso, filtre, absorva e coloque em prática tudo o que aprendeu. Afinal, quem é humilde e reconhece seus erros, tem grandes chances de conquistar a excelência.

11. Relacionamento interpessoal

Indispensável para qualquer atividade, o relacionamento interpessoal é o segredo para garantir um clima organizacional saudável e próspero. A cordialidade e o senso de cooperação devem andar de mãos dadas para que essa habilidade seja desenvolvida. O talento que consegue se expressar de forma adequada e objetiva pode facilitar o andamento das atividades cotidianas e eliminar ruídos e desentendimentos.

Como visto na nossa lista de características de perfil do profissional atual, é importante desenvolvê-las para ter uma carreira cheia de oportunidades, bem como adquirir experiências memoráveis. Nesse sentido, investir em uma graduação é a melhor forma de aprender tudo o que é preciso para chegar no mercado de trabalho (ou empreendedor) preparado para lidar com diversos tipos de situações e desafios.

Além disso, você terá todo o aparato necessário para desenvolver as melhores soft skills e hard skills da atualidade. Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre carreira acadêmica? Saiba agora como seguir e quais as atividades de rotina.

Comentários

Comentários