Este é um texto para te ajudar a mudar de foco. Que a pandemia do coronavírus transformou as nossas vidas, isso é fato! Mas, já parou para pensar que a forma como você pensa, analisa e se posiciona diante da situação em que está imerso pode revelar novas oportunidades que em um estado de conforto não surgiriam? Já parou que para pensar que explorar estas oportunidades é uma forma de se preparar para o “novo, novo”. Para isso é necessário virar uma “chavinha” dentro de você, mudar “o tal” do mindset! A sua mentalidade. E é sobre isso que quero tratar contigo. Venha comigo!

No livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dweck fala que habilidade e talento não são os únicos requisitos para se alcançar o sucesso, é necessário lidar com os nossos objetivos a partir de um mindset de crescimento. Mas, o que seria isso?

No Mindset de crescimento, Dweck revela que as pessoas são capazes de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência, baseando-se na crença de que cada um é capaz de cultivar as suas qualidades básicas utilizando-se para isso de seus próprios esforços. Pessoas com mentalidade de crescimento prosperam quando se veem diante de desafios. Isso acontece porque acreditam que o trabalho intenso e o esforço diante das dificuldades fazem melhorar a sua inteligência, levando-os a enxergar oportunidades nas situações mais desafiadoras e em situações de crise.

O que já não acontece com as pessoas de mindset fixo, que segundo Dweck acreditam que as suas qualidades são imutáveis e que “nasceram” com uma cota de inteligência que também não mudará. Diante de situações desafiadoras, difíceis ou até mesmo calamitosas, pessoas com mindset fixo acreditam que a aptidão, talento ou inteligência “vem de fábrica”, revelando-se por si só, antes de qualquer aprendizado. Se não se revelou, é porque não há.

Por que eu fiz questão apresentar estes dois tipos de mentalidade para você em um momento como este que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus? Porque a única coisa que podemos controlar neste momento é a nossa mentalidade, a nossa forma de interpretar as situações, o nosso mindset.

Ter um mindset de crescimento te ajudará a ampliar o seu olhar sobre a situação de crise e permitirá identificar novas possibilidades nos âmbitos de vida pessoal e profissional.

Por exemplo, você já parou para pensar que esta também é uma fase de experimentação? Experimentar o autoconhecimento, olhar para dentro de si. Experimentar testar soluções rápidas para antigos problemas. Experimentar fazer algo novo na sua empresa ou profissão. Experimentar trabalhar em uma nova profissão. Experimentar fazer aquele curso que até então você achava que “não era para você”. Experimentar criar um negócio inovador. Experimentar a ousadia. Experimentar estar mais com a sua família. Experimentar dar e receber mais amor. Experimentar, experimentar, experimentar.

Mas, essa pitada de ousadia só acontece para aqueles que têm uma mentalidade de crescimento. Ao acreditar e assumir a postura de que é possível modificar cenários e modificar-se diante deles, por meio do esforço e da experiência, você desenvolverá novos talentos e competências e adentrará em uma jornada contínua de crescimento e transformação. O que te fará mais preparado e apto a integrar o novo cenário pós-coronavírus. Porque tudo isso vai passar e você sairá na frente! Estará preparado!

Acredite em você. Expanda a sua mente. Olhe para dentro. Inove. Ouse. A hora é agora!

patricia-rodrigues


Patricia Rodrigues – Especialista em Desenvolvimento Humano e Comportamental. Educadora Emocional. Facilitadora de processos de Autoconhecimento, Fortalecimento Emocional e Liderança Afetiva. Doutoranda em Educação. Idealizadora do portal Ensinagens no Instagram.

Avalie este post

Comentários

Comentários