Pandemia, mindset, oportunidades.

Este é um texto para te ajudar a mudar de foco. Que a pandemia do coronavírus transformou as nossas vidas, isso é fato! Mas, já parou para pensar que a forma como você pensa, analisa e se posiciona diante da situação em que está imerso pode revelar novas oportunidades que em um estado de conforto não surgiriam? Já parou que para pensar que explorar estas oportunidades é uma forma de se preparar para o “novo, novo”. Para isso é necessário virar uma “chavinha” dentro de você, mudar “o tal” do mindset! A sua mentalidade. E é sobre isso que quero tratar contigo. Venha comigo!

No livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dweck fala que habilidade e talento não são os únicos requisitos para se alcançar o sucesso, é necessário lidar com os nossos objetivos a partir de um mindset de crescimento. Mas, o que seria isso?

No Mindset de crescimento, Dweck revela que as pessoas são capazes de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência, baseando-se na crença de que cada um é capaz de cultivar as suas qualidades básicas utilizando-se para isso de seus próprios esforços. Pessoas com mentalidade de crescimento prosperam quando se veem diante de desafios. Isso acontece porque acreditam que o trabalho intenso e o esforço diante das dificuldades fazem melhorar a sua inteligência, levando-os a enxergar oportunidades nas situações mais desafiadoras e em situações de crise.

O que já não acontece com as pessoas de mindset fixo, que segundo Dweck acreditam que as suas qualidades são imutáveis e que “nasceram” com uma cota de inteligência que também não mudará. Diante de situações desafiadoras, difíceis ou até mesmo calamitosas, pessoas com mindset fixo acreditam que a aptidão, talento ou inteligência “vem de fábrica”, revelando-se por si só, antes de qualquer aprendizado. Se não se revelou, é porque não há.

Por que eu fiz questão apresentar estes dois tipos de mentalidade para você em um momento como este que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus? Porque a única coisa que podemos controlar neste momento é a nossa mentalidade, a nossa forma de interpretar as situações, o nosso mindset.

Ter um mindset de crescimento te ajudará a ampliar o seu olhar sobre a situação de crise e permitirá identificar novas possibilidades nos âmbitos de vida pessoal e profissional.

Por exemplo, você já parou para pensar que esta também é uma fase de experimentação? Experimentar o autoconhecimento, olhar para dentro de si. Experimentar testar soluções rápidas para antigos problemas. Experimentar fazer algo novo na sua empresa ou profissão. Experimentar trabalhar em uma nova profissão. Experimentar fazer aquele curso que até então você achava que “não era para você”. Experimentar criar um negócio inovador. Experimentar a ousadia. Experimentar estar mais com a sua família. Experimentar dar e receber mais amor. Experimentar, experimentar, experimentar.

Mas, essa pitada de ousadia só acontece para aqueles que têm uma mentalidade de crescimento. Ao acreditar e assumir a postura de que é possível modificar cenários e modificar-se diante deles, por meio do esforço e da experiência, você desenvolverá novos talentos e competências e adentrará em uma jornada contínua de crescimento e transformação. O que te fará mais preparado e apto a integrar o novo cenário pós-coronavírus. Porque tudo isso vai passar e você sairá na frente! Estará preparado!

Acredite em você. Expanda a sua mente. Olhe para dentro. Inove. Ouse. A hora é agora!

patricia-rodrigues


Patricia Rodrigues – Especialista em Desenvolvimento Humano e Comportamental. Educadora Emocional. Facilitadora de processos de Autoconhecimento, Fortalecimento Emocional e Liderança Afetiva. Doutoranda em Educação. Idealizadora do portal Ensinagens no Instagram.

Comentários

Comentários

15 Comentários

  • Claudia Barros

    maio th, 2020 10:22 PM Reply

    Acreditar no melhor, ver o melhor e entender que será para a renovação. Estamos em tempos de mudanças e ao estarmos bem vamos deixar os outros também com boas vibrações e esperançosos de que isso também vai passar. Mário Sérgio Cortella disse em uma de suas palestras sobre a esperança, do verbo esperançar, que é ir atras, ir buscar, não desistir . Obrigada pelas palavras Patricia.

    • Unicesumar

      jun th, 2020 3:57 PM Reply

      Conte conosco sempre! Logo logo tudo isso passará.

  • Ana Cristina da Silva

    maio th, 2020 10:55 PM Reply

    Grata sou pelas orientação

  • GABRIELA ALVES

    maio th, 2020 11:17 PM Reply

    ÓTIMO ARTIGO. É ISSO AÍ, VAMOS EXPERIMENTAR O NOVO MOMENTO E TRANSFORMAR EM OPORTUNIDADES PARA SAIRMOS NA FRENTE.

  • Roberto Jesus Moraes

    maio st, 2020 4:36 PM Reply

    Vamos aprender a arte de transformar o limão azedo que recebemos sem pedir em uma limonada refrescante e bem docinha para compartilhar!

  • Lurdes M G Gomes

    maio th, 2020 6:16 PM Reply

    Apesar desse momento difícil que estamos passando temos que acreditar que tudo vai passar.Foco,Força e Fé.

    • Unicesumar

      jun th, 2020 4:15 PM Reply

      Vai passar sim! Logo vai estar tudo normal de novo, conte conosco para o que precisar, Lurdes.

  • Laisa Kelly Carvalho Alves Peres

    maio th, 2020 8:35 PM Reply

    Artigo excelente , vamos nos reinventar e aprender com o novo .

  • Érica Matos de Oliveira

    jun st, 2020 3:33 PM Reply

    Usei e ainda estou usando todo esse tempo da Pandemia para me reinventar, e graças a Deus está dando certo. Vamos ver as coisas do lado positivo… quem não dizia ha quero ter mais tempo para a família e olha ai, ou então queria poder cuidar melhor da minha casa e olha ai..ou queria iniciar um projeto meu mais não tenho tempo. Então meu povo a hora é agora vamos arregassar as mangas e nos reinventar e logo, logo tudo vai passar acredite!

    • Unicesumar

      jun th, 2020 4:19 PM Reply

      Oi,Érica. Tudo bem?
      É isso aí, você está correta, o melhor que podemos fazer neste momento é usar o tempo disponível para nos reinventarmos. Parabéns pela força, conte conosco para o que precisar.

  • Tássia Sinara Santana Lima

    jun th, 2020 7:59 PM Reply

    Todo esse momento vai passar, temos que ter forca, fé, e enfrentarmos tudo de cabeça erguida.

  • Janaina Silva Bastos

    jun th, 2020 8:18 PM Reply

    Artigo excelente,para mim esta sendo um momento de estudar e me dedicar a minha graduação que sempre quis cursar.
    Aprendendo e experimentando coisas novas .
    Tudo vai passar!!

  • Ana Paula

    jun th, 2020 4:55 PM Reply

    A pandemia tem mexido bastante com o psicológico das pessoas, e por isso tornou-se necessário a busca por ajuda emocional.

  • Patricia

    jun th, 2020 9:55 PM Reply

    Na pandemia, estou me reiventado a cada dia. Os hábitos mudaram de uma hora para outra, mostrando a importância da nossa saúde física e mental.

  • Roberto Farias

    jun th, 2020 11:08 PM Reply

    Para enfrentar a pandemia temos que se reinventar todos os dias e para isso acontecer e preciso ter um psicológico equilibrado, pois este tem sido o principal dificuldade de grande parte da população que tem que procurar ajuda especializada. Eu tenho buscado focar nos meus estudos e em ajudar minha família o artigo e excelente .

Deixe o seu comentário

Recomendado para você