Pensando em seguir carreira em sala de aula e trabalhar com crianças? Então você precisa conhecer a Pedagogia Infantil e os aspectos mais importantes da rotina dessa profissão.

Neste texto, você vai descobrir:

  • as etapas que a Pedagogia Infantil abrange;
  • 3 desafios da √°rea;
  • como ser bem sucedido na carreira educacional.

Vamos l√°?

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O que é Pedagogia Infantil

A Pedagogia Infantil é uma área voltada para a creche, pré-escola e os anos iniciais do ensino fundamental, atendendo a alunos das seguintes faixas etárias:

  • creche: crian√ßas de 0 a 3 anos.
  • pr√©-escola: crian√ßas de 4 a 5 anos.
  • anos iniciais: crian√ßas a partir de 6 anos.

O pedagogo professor pode atuar em qualquer uma dessas fases da Pedagogia Infantil, sendo respons√°vel pela aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. 

A creche proporciona experi√™ncias l√ļdicas de aprendizagem necess√°rias para o desenvolvimento subjetivo e intelectual da crian√ßa. Isso √© feito considerando as conquistas que ocorreram nessa fase, como a marcha, a linguagem, o pensamento simb√≥lico e a sociabilidade.

A pr√©-escola, tamb√©m conhecida como Educa√ß√£o Infantil, √© o per√≠odo em que se trabalha a estrutura√ß√£o da crian√ßa. Por meio de atividades l√ļdicas, desenvolve-se a coordena√ß√£o motora, a linguagem e a sociabilidade.

Os anos iniciais abrangem a etapa em que se realiza a alfabetiza√ß√£o e o desenvolvimento intelectual da crian√ßa. Os estudantes aprendem a ler, escrever e realizar opera√ß√Ķes matem√°ticas simples para trabalhar as capacidades de leitura, interpreta√ß√£o e racioc√≠nio.

Desafios da Pedagogia Infantil para superar e ter sucesso como pedagogo

Tr√™s quest√Ķes exigem sua aten√ß√£o especial: administra√ß√£o do tempo, avalia√ß√£o da aprendizagem e inclus√£o de alunos especiais. 

Você, futuro pedagogo, precisa desenvolver habilidades para lidar com esses desafios ainda na faculdade de Pedagogia. A seguir, você vai saber mais sobre cada um deles e o que fazer para superá-los.

1. Administração do tempo de planejamento e de sala de aula

Duas etapas fazem parte da rotina do pedagogo professor: o planejamento das atividades em classe e as realiza√ß√£o das aulas. 

Sem uma boa administra√ß√£o do tempo, o profissional de Pedagogia Infantil n√£o consegue ter um bom desempenho. 

Sabe o que isso significa? Que ele acumular√° bastante trabalho. Isso poder√° deix√°-lo estressado e afetar o desenvolvimento dos alunos, pois o profissional precisar√° dar conta de:

  • elaborar planejamentos para as aulas de portugu√™s, matem√°tica, ci√™ncias, hist√≥ria e geografia;
  • selecionar conte√ļdos e materiais para as aulas;
  • decidir quais materiais usar em cada aula;
  • corrigir exerc√≠cios e provas de todos os alunos da turma;
  • realizar observa√ß√Ķes e registros dos estudantes para avaliar a aprendizagem;
  • elaborar planos de aulas e avalia√ß√Ķes especiais para os alunos com dificuldade de aprendizagem;
  • elaborar atividades para desenvolver compet√™ncias socioemocionais dos alunos;
  • preparar avalia√ß√Ķes diagn√≥sticas para desenvolver alunos, trabalhando as for√ßas e fraquezas de cada estudante;
  • usar tecnologias dispon√≠veis na escola para potencializar o aprendizado dos estudantes;
  • elaborar atividades para combater o bullying;
  • organizar reuni√£o de pais;
  • participar de conselhos de classe;
  • realizar outras tarefas rotineiras em Pedagogia Infantil. 

E s√≥ para voc√™ sentir ainda mais a import√Ęncia da administra√ß√£o do tempo do pedagogo: imagine fazer tudo isso para uma turma composta por 30 alunos no turno da manh√£ e 30 alunos no turno da tarde.

Isso significa 60 estudantes sob a sua responsabilidade. Parece exagerado? Esse n√ļmero √© uma realidade em diversas escolas brasileiras

Portanto, valorize cada minuto das suas horas na escola. Aprenda a gerenciar seu tempo dentro e fora da sala de aula, organizar seu espaço de trabalho e desenvolver cronogramas e sistemas para as otimizar as atividades de planejamento.

2. Avaliação da aprendizagem

Pensou nos temidos testes e provas? Saiba que a avalia√ß√£o da aprendizagem vai muito al√©m das tradicionais provas, que s√£o iguais para todos os alunos. 

Ao assumir turmas, voc√™ ver√° que cada estudante √© √ļnico. Alguns t√™m mais facilidade para aprender um determinado assunto, outros precisam de mais aten√ß√£o e atividades especiais. 

Por isso, avaliá-los adequadamente é um desafio para o profissional de Pedagogia Infantil. Afinal, o professor não pode cobrar o mesmo desempenho de alunos regulares e de alunos com dificuldades para aprender

√Č nesse momento que entra a avalia√ß√£o da aprendizagem: usar diferentes formas para mensurar a evolu√ß√£o do aluno durante o ano letivo.  

Isso vai muito al√©m de aplicar testes e provas para descobrir se o aluno merece uma nota alta, m√©dia ou baixa. √Č uma atividade que exige acompanhamento atento e fomento do aprendizado.

Existem diversos instrumentos que o pedagogo pode usar para saber se o estudante aprendeu ou não e conseguir medir adequadamente o desempenho da criança:

  • observa√ß√£o dos alunos durante as aulas;
  • registro das atividades realizadas, para an√°lise cr√≠tica e reflexiva do processo educativo;
  • debate entre estudantes, para troca de ideias e conhecimento, permitindo que eles expressem com suas pr√≥prias palavras o tema estudado;
  • autoavalia√ß√£o, para os alunos desenvolverem consci√™ncia cr√≠tica sobre suas a√ß√Ķes e aprendizado;
  • trabalho em grupo, para trabalhar a coopera√ß√£o, compartilhamento com o pr√≥ximo, negocia√ß√£o e troca de ideias;
  • observa√ß√£o e registro da participa√ß√£o dos alunos nas aulas;
  • portf√≥lio estudantil, com os trabalhos realizados pelos aluno durante o ano letivo;
  • testagem (prova dissertativa, de livro aberto, objetiva, oral, pr√°tica, pr√°tica-oral, diferenciadas, em grupo ou mistas), para avaliar diferentes capacidades dos alunos.

Percebe como a avaliação da aprendizagem é um desafio que, quando superado, torna o pedagogo professor bem-sucedido? Isso permite analisar a performance sem prejudicar alunos com dificuldades para aprender.

3. Inclus√£o de alunos com necessidades especiais

Voc√™ sabia que a educa√ß√£o especial √© um dos grandes desafios de educadores e pais de crian√ßas com necessidades particulares?

Pessoas com defici√™ncia ainda sofrem com isolamento social e preconceitos. Avan√ßos j√° ocorreram na Educa√ß√£o Especial, mas h√° um longo caminho a percorrer.

Muitas crianças precisam ser incluídas na comunidade, ter acesso à educação e outros direitos para viver em uma sociedade justa.

Você sabe exatamente quem são os alunos com necessidades especiais?

São estudantes cuja deficiência não permite alcançar, do mesmo modo que os outros alunos, os objetivos escolares. Essa deficiência pode ser física, auditiva, visual ou intelectual.

Pedagogia infantil - especial

A escola, o pedagogo, o professor, os profissionais de sa√ļde e a fam√≠lia precisam acompanh√°-los de perto, oferecendo atendimento e cuidados personalizados para que possam se desenvolver.

Mas como fazer isso? Como agir para praticar a inclus√£o de alunos com necessidades especiais efetivamente? 

Pessoas com deficiência no Plano Nacional de Ensino

Para come√ßar, √© importante se informar sobre as legisla√ß√Ķes e programas federais, estaduais e municipais de Educa√ß√£o Especial. Atualize-se em rela√ß√£o ao Plano Nacional de Ensino (PNE), que determina diretrizes, metas e estrat√©gias para a pol√≠tica educacional de 2014 a 2024.

A Meta 4, por exemplo, trata da inclus√£o e traz o seguinte texto na Lei no 13.005/2014

Universalizar, para a popula√ß√£o de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com defici√™ncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdota√ß√£o, o acesso √† educa√ß√£o b√°sica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou servi√ßos especializados, p√ļblicos ou conveniados.

Logo em seguida, atente-se ao seu vocabul√°rio sobre o assunto. Muitas express√Ķes usadas popularmente s√£o carregadas de preconceito: os termos usados n√£o ajudam o pedagogo a tornar a sala de aula, a comunidade escolar e a sociedade mais inclusiva.

Este dicionário humanizado desenvolvido por Adriana Dias, do Instituto Baresi, vai te ajudar a romper a invisibilidade e incluir estudantes com deficiência na escola.

Como se destacar na profiss√£o

Dois outros passos fundamentais são: capacitação e trabalho em conjunto com pais e outros profissionais.

Capacitação

Al√©m da faculdade de Pedagogia, cursos livres te deixam bem informado sobre os conceitos te√≥ricos, as metodologias e o atendimento educacional especializado. 

J√° a p√≥s-gradua√ß√£o a dist√Ęncia prepara voc√™ para atender a pessoas com defici√™ncias e enfrentar todos os outros desafios da √°rea.

Trabalho em conjunto

Para elaborar um plano de educação para o estudante, trabalhe em conjunto com os responsáveis da criança, diretores da escola, assistentes de Educação Especial, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atendem ao aluno.

Pedagogia Infantil: uma √°rea muito importante

Pronto! Agora você está por dentro de 3 fatores presentes na rotina do pedagogo professor.

Trabalhando para superar esses desafios adequadamente, é possível ser bem-sucedido no mundo da Pedagogia Infantil.

Gostou dessa √°rea? Que tal conhecer todos os detalhes do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD?

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