A internet é uma das grandes responsáveis pela inovação atual. Graças a ela, conseguimos nos conectar com o mundo e usar diversos aplicativos e redes sociais. Quem ingressa na área de Sistemas para Internet participa desse mercado que está aquecido.

Essa formação promete crescer cada vez mais no futuro. Quem se matricula agora, portanto, tem a chance de aproveitar esse momento e construir uma carreira de sucesso.

Quer descobrir como isso é possível? Venha conhecer o segmento de Sistemas para Internet e saiba como atuar na área!

Sistemas para internet - CTA2

Afinal, o que são os famosos sistemas para internet?

Ainda que a internet seja uma grande rede, repleta de alternativas, ela precisa das ferramentas certas para funcionar. É preciso montar estruturas que conectem os usuários, desempenhem ações e conquistem resultados. É exatamente essa a proposta dos sistemas para internet.

Eles incluem sites, interfaces, plataformas, aplicativos e muito mais. As possibilidades são infinitas, o que abre um grande ramo de atuação para quem se forma.

Como esses sistemas têm a ver com o funcionamento e aproveitamento da internet, permanecerão indispensáveis. Ter gente qualificada para desenvolvê-los e cuidar de sua manutenção, portanto, é essencial!

O que faz um profissional da área?

O profissional de Sistemas para Internet é o responsável por “construir” todas as soluções conectadas que conhecemos. Por meio de linguagens de programação e entendimentos específicos, é quem elabora os diversos recursos que usamos todos os dias.

Além de ser o responsável pela construção, pode ficar a cargo da manutenção, da atualização e do monitoramento. Assim, tem a certeza que os recursos funcionam corretamente.

E se você acha que a internet se limita ao mundo web, saiba que quem se forma na profissão alça voos muito mais altos. Dá para ficar responsável pelo desenvolvimento e pelas novas versões de aplicativos e de possibilidades de integração.

Por que a procura pela profissão é cada vez maior?

O uso da internet explodiu nos últimos anos. Para se ter uma ideia, é só pensar que, em abril de 2019, a internet contava com 4,4 bilhões de usuários. Nas redes sociais, eram 3,4 bilhões de pessoas. Isso demonstra que mais de metade da população mundial está conectada, o que demanda uma estrutura de acordo, certo?

Além disso, a internet móvel corresponde a 48% do tráfego global. No planeta, 1,5 bilhão de smartphones são vendidos por ano e, no Brasil, o celular se tornou o modo preferido de acesso à internet.

Quer conhecer melhor o setor? A ideia de Internet das Coisas, em que muitos dispositivos estarão conectados, só cresce.

De 15 bilhões de dispositivos conectados em 2015, passaremos a 75 bilhões em 2025. É como se cada pessoa fosse usar 10 dispositivos conectados, em média, na metade da década.

O mundo conectado é ainda mais amplo que esses números e é exatamente isso que torna a profissão tão importante. Como teremos mais pessoas e dispositivos conectados, será preciso contar com um volume maior de profissionais capacitados.

É uma oportunidade e tanto para quem deseja trabalhar no segmento!

Em quais áreas é possível atuar?

Já que o ramo é tão diversificado, faz sentido que quem se forme possa escolher várias alternativas de atuação. Esse é um dos grandes atrativos da graduação — que, inclusive, pode ser feita a distância

Após conseguir o diploma, você pode desenvolver atividades de diversos tipos. Veja quais são as principais e as suas responsabilidades!

Sistemas para Internet - programação

Desenvolvimento web

O desenvolvimento web é voltado para a internet como conhecemos de forma “original”. Ou seja, o profissional fica responsável pela criação de sites, estruturas e até serviços baseados na web.

Dá para ir além dos domínios para empresas e desenvolver, por exemplo, lojas virtuais. Com o aumento do chamado e-commerce, já são mais de 930 mil endereços virtuais do tipo. Com a necessidade de ter maior segurança e melhor experiência, a atuação profissional é indispensável.

Além de tudo, dá para ser responsável pela criação dos chamados SaaS ou software as a service. São plataformas e serviços que funcionam na nuvem e pela internet, ao invés de serem instalados nas máquinas.

Criação e atualização de apps

A atuação mobile, como dissemos, também tem importância. Então, faz sentido que quem se forma em Sistemas para Internet atue no desenvolvimento de aplicativos. De jogos a recursos relevantes para empresas, não faltam possibilidades.

Quem atua na área pode, inclusive, desenvolver o próprio app. Já pensou poder faturar com anúncios e com uma base de usuários que não para de crescer? 

Elaboração de plataformas e sistemas internos

Os estabelecimentos estão cada dia mais modernos e em busca de produtividade. Muitas têm deixado de lado recursos antigos, como planilhas, arquivos compartimentados e murais de recado. Em vez disso, usam plataformas que atendem aos setores e até à intranet, para a comunicação.

Ao se formar em Sistemas para Internet, o profissional consegue desenvolver soluções sob medida para cada empresa. Com um mercado tão dinâmico e competitivo, não faltará demanda por parte dos negócios que desejam se destacar.

Apoio a sistemas de automação

E por falar em atualização e uso da tecnologia, muitos empreendimentos estão de olho na automação.

O mercado ainda está engatinhando no Brasil, mas já vemos indústrias, escritórios e até estruturas de varejo com opções automáticas. Como a conexão com a internet é cada vez mais importante, a atuação em sistemas é fundamental.

Você poderá desenvolver soluções de apoio para unir componentes automáticos e ajudar as empresas a alcançar o melhor desempenho. Inclusive, terá a chance de atuar em áreas como estruturação de bancos de dados, extração de informações e inteligência de negócios. 

Sistemas para Internet: um passaporte para o futuro

A carreira em Sistemas para Internet traz muitos caminhos e atende a todos os gostos e interesses. Agora que você já sabe quais são as principais possibilidades, dá para entender por que seguir no ramo é tão atraente.

Se não quiser perder tempo ou as boas oportunidades do mercado, veja como é essa graduação na modalidade EAD.

Sistemas para internet - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários