Você gosta de explicar aos seus amigos e familiares como as coisas funcionam? Sua brincadeira preferida de infância era a “escolinha”? Saiba que você pode se dar bem fazendo uma graduação em Pedagogia.

Pedagogia pode até parecer algo complicado. Mas isso é só impressão! Ela nada mais é do que o estudo da educação e do processo de ensino e aprendizagem.

E, para você saber mais sobre o tema, preparamos este post.

Vem com a gente para descobrir o que se estuda na faculdade de Pedagogia e conhecer algumas características essenciais ao pedagogo!

cta1-pedago

Principais disciplinas da graduação em Pedagogia

O curso de Pedagogia é voltado à área educacional e ao ensino. Portanto, você vai aprender a ser um professor capaz de compreender a realidade, criticá-la e transformá-la.

Mas como você vai saber fazer isso exatamente?

Dê uma olhada nas matérias básicas da faculdade de Pedagogia que vão tornar você um profissional capacitado para melhorar a educação.

https://www.youtube.com/watch?v=_7z4aW9lGPM

Sociologia, Antropologia, Filosofia e Psicologia da Educação

Essas quatro áreas que você vai estudar na faculdade de Pedagogia são essenciais para a sua formação profissional. São as disciplinas que vão ajudar a compreender o processo de formação do homem, o seu comportamento e relações em sociedade, bem como a influência do aprendizado no desenvolvimento humano.

Em Psicologia da Educação, por exemplo, você vai mergulhar nas teorias e aspectos da aprendizagem na infância, adolescência e vida adulta. Teorias como behaviorismo, construtivismo, sociointeracionismo e não-diretivismo fazem parte dos estudos dessa disciplina da faculdade de Pedagogia.

Metodologia do Ensino

Nas matérias de metodologia do ensino, você vai aprender a ensinar. Isto é, vai conhecer ferramentas e métodos para alfabetizar, assim como potencializar o ensino e a aprendizagem de português, matemática, ciências, história e geografia.

Ao estudar Metodologia do Ensino de Matemática, por exemplo, você vai ser capaz de demonstrar ao aluno como a matemática faz parte do seu cotidiano. Isso acontece graças aos estudos dos conceitos da área, das orientações curriculares e didáticas, além das teorias de ensino e aprendizagem de matemática que você vai ver nessa disciplina.

O mesmo acontece com as demais áreas de metodologia do ensino (alfabetização, português, ciências, história e geografia), que também são matérias específicas da faculdade de Pedagogia. Você vai mergulhar nos conceitos e teorias desses ramos para aprender a ensiná-los de modo eficaz e transformador.

Didática

Prepare-se para um mergulho em teorias educacionais e tendências pedagógicas que surgiram ao longo da história da humanidade. Você vai ficar por dentro de todas elas, compreendendo também o contexto sócio-histórico, político, econômico e filosófico.

Além disso, você vai aprender transmitir seu conhecimento aos alunos de modo organizado, planejar currículo e usar técnicas e métodos para ensinar e avaliar a aprendizagem.

Um caminho para quem faz uma graduação em Pedagogia é trabalhar com ensino para jovens e adultos

Educação de Jovens e Adultos

Aqui você vai aprender sobre a alfabetização e formação de jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade própria. Isto é, pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental aos 14 anos ou o Ensino Médio aos 18 anos.  

O objetivo é fazer com que jovens e adultos que não tiveram acesso à educação possam fazer parte da sociedade. Participando ativamente como cidadão, o indivíduo pode transformar sua vida e colaborar para uma sociedade melhor.

Políticas Educacionais

Esta disciplina da faculdade de Pedagogia visa incentivar a análise e reflexão sobre as políticas públicas educacionais do país. Você vai aprender sobre a relação estado-sociedade-educação, conhecer e examinar as políticas educacionais já desenvolvidas no Brasil, debater sobre o papel da escola e compreender a importância do projeto político-pedagógico.

Dificuldades de Aprendizagem

Nem todo mundo aprende da mesma forma! Algumas pessoas têm facilidade e aprendem rapidamente, outras passam por dificuldades no processo de aprendizagem. Nesta matéria, você vai compreender por que isso acontece.

Vai conhecer fatores sociais, culturais, psicológicos, biológicos e educacionais que levam a um mau rendimento escolar. Além disso, vai descobrir qual é o papel da família, da sociedade e da escola na prevenção de problemas de aprendizagem.

Gestão Escolar

Você sabia que o pedagogo não precisa trabalhar exclusivamente dentro da sala de aula?

Pois saiba que esse profissional também pode atuar na gestão escolar. E é nesta matéria da faculdade de Pedagogia que ele aprende as bases necessárias para fazer uma coordenação pedagógica e/ou gestão eficiente e eficaz.

As características desejáveis ao pedagogo

Além de se graduar em Pedagogia, você precisa desenvolver algumas características e habilidades para ser um bom pedagogo.

A organização e a capacidade de planejamento e execução de planos, por exemplo, são essenciais para executar bem a função. Afinal, coordenar e planejar atividades faz parte do cotidiano do pedagogo, que atua em conjunto ao time pedagógico-administrativo da escola.

Ter dinamismo, empatia, criatividade, espírito de equipe, inteligência emocional e ser livre de preconceitos é indispensável.

E não podemos deixar de fora o relacionamento interpessoal: essa habilidade é necessária para saber lidar com alunos, pais e demais profissionais que vão trabalhar com você.

Por fim, o profissional de pedagogia também deve gostar de estudar. Ao longo da carreira de pedagogo, você precisará se atualizar e/ou reciclar seus conhecimentos sobre o ramo.

Por que fazer uma graduação em Pedagogia?

Com os conhecimentos adquiridos na graduação, você poderá atuar em diferentes áreas — desde que o objetivo principal seja o ensino. É possível trabalhar desde a Educação Infantil até a capacitação de profissionais com a Educação Corporativa.

Dá uma olhada em algumas das opções que você vai ter após terminar os estudos na graduação em Pedagogia:

  • Docência no Ensino Fundamental e Médio;
  • Gestão Escolar (direção, coordenação, supervisão e orientação educacional);
  • Pedagogia Hospitalar;
  • Educação Especial;
  • Educação Empresarial.

Esses campos são apenas alguns exemplos! Vale mencionar também as oportunidades em startups de educação – as EdTechs. Essas empresas estão mudando a forma como se ensina no Brasil e no mundo.

Pronto! Agora você já sabe o que se estuda na faculdade de Pedagogia, quais são as características essenciais ao pedagogo e conhece algumas áreas de atuação desse profissional.

Que tal dar continuidade nessa jornada e conhecer em detalhes uma graduação em Pedagogia que você pode fazer a distância?

Escolha a instituição que vai preparar você para transformar vidas para melhor!

cta2-pedago

Avalie este post

Comentários

Comentários