Vinícius Pires, professor do curso de Gastronomia a distância da Unicesumar, participou do programa Mais Você, da rede Globo, com a apresentadora Ana Maria Braga. Atualmente, ele ministra a disciplina de Panificação Clássica. Vamos conferir como foi essa participação e um pouco da história do Vinícius?

Sobre o professor Vinícius

O Vinícius é graduado em Gastronomia na Unicesumar, especialista em panificação e cozinha italiana pela Gambero Rosso (Roma) e também pós-graduado em docência no ensino superior pela Unicesumar.

Desde sua adolescência, sempre gostou de acompanhar os avós no preparo dos almoços em família, foi quando descobriu os segredos da boa culinária. Naquela época pensava que apenas gostava de cozinhar. Porém, com o passar do tempo, percebeu que não se tratava apenas de um hobby e, sim, de uma futura profissão. Ele atua na área desde os 17 anos. Atualmente com 26, Vinícius tem quase nove anos de experiência.

Ele trabalhou em Maringá, no Paraná, em alguns restaurantes e buffets, antes de ir para a Europa. Em Roma, trabalhou no Antico Caffe Greco, uma osteria e cafeteria muito tradicional na capital italiana. Por lá, estudou Cozinha Italiana e Panificação na escola Gambero Rosso. Em Milão, trabalhou na rede de restaurantes Empório Armani Caffé, da grife de Giorgio Armani, onde aprendeu uma culinária bastante contemporânea e cheia de glamour.

Em sua volta para o Brasil, trabalhou com eventos no Parque do Japão e como Personal Chef, preparando jantares personalizados para clientes especiais. Logo, foi convidado para fazer parte do time de professores da Unicesumar. Vinícius descreve: “um evento que mudou minha carreira bruscamente, pois sou muito novo e me senti com grande responsabilidade de fazer parte da formação de futuros profissionais do ramo. Assim, me empenhei ao máximo para dar o melhor conteúdo e passar minhas experiências de forma clara e objetiva para um melhor aprendizado”.

Inscrição para participar do concurso

No início de fevereiro, Raquel, uma amiga do Vinícius, sugeriu que ele se inscrevesse para participar do concurso de “Melhor hambúrguer do Brasil”, que iria acontecer no programa Mais Você, da Rede globo. Ele aceitou o desafio e escolheu o “Bééé Burguer”, um hambúrguer de cordeiro criado para o cardápio de uma hamburgueria artesanal chamada Dom Carnívoro, em Maringá.

Como havia se passado alguns meses para o feedback, ele pensou que não tinha sido escolhido para participar da competição. Porém, em meados de agosto, a apresentadora Ana Maria Braga revelou os 12 finalistas do concurso, que recebeu mais de duas mil inscrições do Brasil todo e o nosso professor tinha sido um deles! Foi sua esposa quem ligou para dar a notícia, ele não se continha de tanta emoção e felicidade.

A experiência no programa Mais Você 

No dia 1 de setembro, Vinícius foi para o Rio de Janeiro e ficou hospedado em um hotel na Barra da Tijuca, perto dos estúdios da Rede Globo. Lá ele conheceu os participantes, onde trocaram muitas experiências profissionais. A competição começou com quatro participantes, onde um seria selecionado como finalista. Havia três jurados: dois deles convidados e um jurado técnico, que seria fixo durante todos os dias. O jurado fixo foi o chef e proprietário do Madero, Júnior Durski.

21731032_982502921888904_8269453395897736522_n
Júnior Durski e Vinicius Pires

Assista ao vídeo sobre a participação do concurso “Melhor hambúrguer do Brasil” no programa Mais Você.

O hambúrguer apresentando por Vinícius era composto por: pão brioche, maionese de leite com limão siciliano, agrião, hambúrguer de picanha de cordeiro de 200g, queijo estepe, molho Tzatziki (coalhada seca com hortelã e pepino) e cebola caramelizada no vinho Malbec.

Durante a votação, o voto do jurado técnico foi para o hambúrguer do chef Vinícius. Infelizmente, os dois convidados votaram em outro hambúrguer, que acabou sendo finalista. Mesmo não passando para a final, Vinícius ficou muito satisfeito com o resultado e pelo voto do júri técnico. Foi uma experiência incrível para o professor ter chegado entre os doze melhores do Brasil e um orgulho para nós, da Unicesumar.

2
Ana Maria Braga e Vinícius Pires

Vinícius descreve que “mesmo não passando para a final, me senti muito satisfeito com o resultado, afinal, fiquei entre os doze melhores do Brasil. Além de ser ter tido uma excelente visualização do meu trabalho, com certeza fará muita diferença na minha carreira. Foi uma experiência única, onde fiz amizades, troquei experiências e recebi  apoio de muita gente que torceu por mim no programa”.

Mensagem para os amantes da área

O professor deixa uma mensagem para àqueles que gostam da área e querem crescer profissionalmente no ramo da Gastronomia: “Eu diria que todos nós temos chances de nos tornar grandes nomes e fazer a diferença na nossa área. Tudo vai depender do empenho pessoal, da incansável busca por conhecimento e da sabedoria em aproveitar as oportunidades que Deus coloca em nosso caminho.

Eu não tive estudos e viagens para a Europa pagos pelos meus pais ou ganhos sem nenhum esforço. Tive tudo isso com muito suor, finais de semana de trabalho e horas extras, economias e muita vontade de realizar tudo isso, assim como a história da nossa instituição, que nasceu praticamente do zero, como conta o nosso reitor Wilson Matos. Hoje, se destaca como uma das melhores instituições de ensino do Brasil. Portanto meu conselho é: primeiramente faça com amor! Tenha empenho e peça sabedoria a Deus que, com certeza, você terá grandes oportunidades, assim como eu tenho tido.”

Concurso “Melhor Hambúrguer do Brasil” no programa Mais Você

Confira a receita completa do “Bééé Burguer”.

Faça Gastronomia a distância na Unicesumar

Conheça o nosso curso na modalidade a distância em nosso site.

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários