Para quem tem paixão pela poesia em formato de som e quer aprimorar suas habilidades sem sair de casa, escolher o curso de música a distância é a melhor forma de viver o seu sonho. Ao dispor de avanços tecnológicos recentes, você consegue ter acesso a profissionais experientes e todo o suporte necessário para aprender essa habilidade de forma conveniente.

A fim de esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, convidamos Gustavo Affonso Pisano Mateus, Coordenador de Curso na EAD UniCesumar, para contar em detalhes sobre essa possibilidade.

Se você quer saber como funciona o curso de Design Musical EAD e quais habilidades são desenvolvidas nessa formação, siga a leitura e confira nosso conteúdo!

O que é o curso de Design Musical EAD?

O curso de Design Musical é um curso superior de tecnologia destinado à formação de profissionais para atuação no mercado fonográfico nacional”, explica Gustavo.

É preciso ter indivíduos que dominem tecnologias contemporâneas e emergentes direcionadas à criação, produção e veiculação de produtos fonográficos, bem como compreendam os processos de criação, linguagens e poéticas envolvidas nesses processos.

“O curso objetiva de forma ágil e efetiva a formação de profissionais que residam nessa interseção de domínio tecnológico e fruição artística, preparados para esse mercado que é repleto de oportunidades”, destaca o nosso especialista.

Como é o curso de Design Musical EAD?

Agora que você já sabe o que é e qual é o objetivo desse curso, que tal descobrir quais são suas principais características? É o que vamos explicar em detalhes, a seguir. Vale a pena continuar a leitura e conferir.

Entenda a grade curricular

O primeiro ponto a saber do curso são as matérias. Nesse sentido, Gustavo destaca que “a matriz curricular é contemporânea, planejada pensando nas necessidades profissionais e nas oportunidades emergentes para o mercado fonográfico”. Na estrutura curricular estão presentes disciplinas como: 

  • Técnica Vocal e Prática de Canto;
  • Produção Fonográfica e Legislação;
  • Acústica, Engenharia do Som e Captação;
  • Criação Musical, Composição e Arranjo;
  • Gravação, Edição Sonora, Mixagem e Masterização; e 
  • Design e Produção Musical.

Saiba para quem esse curso é indicado

Caso você tenha interesse nesse curso, também vale entender mais sobre o perfil dos alunos. Gustavo explica que “o estudante que opta por esse curso está imerso no universo musical, possui afinidade com tecnologia e toca algum instrumento. A criatividade é característica intrínseca a esse estudante”.

Vale entender que o curso é diferente do destinado para os indivíduos que querem fazer Artes Visuais. Mas pode ser uma boa alternativa para a sua carreira e a fim de melhorar os seus ganhos.

Confira os pré-requisitos para fazê-lo

Não há necessidade de dominar nenhum recurso/instrumento antes de ingressar no curso. A prática instrumental não é requisito para atuação no curso, uma vez que o som instrumental pode ser gerado por aplicativos e recursos tecnológicos gratuitos. 

“Ainda, o curso disponibiliza tutoriais para utilização de softwares gratuitos e de grande usabilidade no mercado profissional”, destaca Gustavo. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para a sua carreira.

Veja quais são as suas áreas de atuação

Assim como os formados no curso de Artes Visuais, os profissionais egressos desse curso poderão atuar em produtoras, emissoras de rádio e TV, com assessorias e de forma autônoma com a produção musical. 

Destaca-se que o domínio da tecnologia emergente fomenta e possibilita a atuação em outras áreas nas quais esse profissional pode ser necessário” afirma Gustavo.

Como é o mercado de trabalho?

Gustavo salienta que “a formação de profissionais na área de Design Musical justifica-se pela demanda nacional, segundo pesquisa da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o mercado de música gravada cresceu 18,5% em 2021, impulsionado pelos serviços de streaming, já em âmbito nacional, o mercado cresceu 34,2% em vendas físicas e digitais”.

Ele ressalta ainda que no atual cenário político-econômico-social, as Arte e as Humanidades são parte integrante do cotidiano dos indivíduos e das organizações. Tal contexto desencadeou o crescimento exponencial da necessidade de profissionais aptos e especializados no ramo da produção artístico-fonográfica, inserida no meio digital.

“Com o advento do desenvolvimento tecnológico, cada vez mais se exige profissionais dotados de conhecimento técnicos e que possuam afinidades com as linguagens artísticas no ramo da comunicação, sobretudo no contexto musical” explica Gustavo.

Essa evolução tecnológica do mercado fonográfico e midiático resulta em um consumo significativo de produtos sonoros relacionados à indústria do entretenimento. 

Nesse sentido, o curso tecnológico de Design Musical configura-se como uma resposta à atual demanda por compreender, analisar, produzir e agregar valor à criação de objetos estético-artísticos que permeiam o campo da música e das multimídias.

Quais são os benefícios de fazer Design Musical EAD?

Existem diversos benefícios em escolher o curso de Design Musical EAD. Gustavo destaca que “além de uma matriz curricular contemporânea, completa e condizente com o mercado de trabalho, o curso foi estruturado em uma premissa imersiva em que o aluno desenvolve competências e saberes importantes para a área”.

Nesse sentido, as habilidades desenvolvidas serão necessárias para criação, edição e produção de objetos fonográficos e projetos musicais, em softwares e recursos gratuitos e de grande usabilidade no mercado de trabalho.

Além disso, pode ser uma ótima alternativa para os indivíduos que têm rotina corrida e querem incrementar o currículo, dado que o formato EAD permite muita flexibilidade e melhor gestão do tempo.

Por que fazer esse curso na EAD UniCesumar?

A vantagem de realizar o curso na EAD UniCesumar é que o estudante torna-se protagonista de seu próprio conhecimento, realizando a gestão do tempo para execução das atividades assíncronas. Além disso, também vai dispor de momentos síncronos em que poderá enviar dúvidas ao professor ou interagir com outros estudantes durante a aula. 

A instituição conta com uma metodologia exclusiva que coloca o aluno no papel de protagonista e de futuro profissional, capaz de solucionar problemas reais do mercado de trabalho presentes em ambientes profissionais, por meio de atividades imersivas”, ressalta Gustavo.

Ainda vale destacar que se trata do primeiro curso de Design Musical do Brasil. Gustavo explica que “a UniCesumar ajuda os alunos a entrar no mercado promovendo acesso a conteúdo exclusivo, a aulas conceituais e ao vivo com profissionais de relevância no mercado de trabalho de forma síncrona e assíncrona, construindo experiências significativas em sua formação”.

Viu como funciona o curso de música a distância na EAD UniCesumar? Ao investir nessa modalidade, você consegue aproveitar seus talentos, ingressar em uma carreira profissional promissora e pode explorar várias oportunidades de trabalho. Portanto, não deixe de investir em conhecimentos que valorizam suas habilidades natas.

Que tal iniciar sua carreira na música hoje mesmo? Então entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas com nosso time!

Avalie este post

Comentários

Comentários