Com o agitado cenário político e econômico do país, a Gestão Pública nunca esteve tão em evidência. A área ganhou força nos últimos 20 anos com a busca por eficiência e administração profissional nos órgãos públicos. Mas você sabe o que realmente faz um gestor público?

Apesar de o cargo remeter a uma função aparentemente burocrática, a atuação do profissional vai muito além da papelada. Essa profissão é responsável pelo gerenciamento de instituições públicas, assegurando os resultados desejados e necessários ao seu desenvolvimento.

Se você quer saber mais sobre essa profissão essencial ao país, preparamos um conteúdo completo. Continue a leitura e descubra o que faz um gestor público, as suas áreas de atuação, as características essenciais para exercer a profissão e o que se estuda no curso de Gestão Pública.

cta2-gp

O que faz um gestor público?

Pensando sempre no bem-estar coletivo, o gestor público é responsável por gerir empresas públicas, organizações não governamentais e projetos de instituições privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.

Ele atua principalmente em organizações públicas municipais, estaduais ou federais, sendo responsável pela “profissionalização” do trabalho. Em outras palavras, o gestor público utiliza práticas e ferramentas de gestão tradicional para assegurar o funcionamento adequado da instituição.

Confira algumas das atividades realizadas no dia a dia desse profissional:

  • gerenciar recursos humanos;
  • conservar bens, patrimônios e recursos públicos;
  • planejar, gerenciar e otimizar projetos e processos;
  • elaborar e gerir políticas públicas;
  • analisar contratos;
  • controlar orçamentos;
  • gerir licitações;
  • assessorar políticos eleitos;
  • avaliar a performance de instituições públicas.

Mesmo sendo uma profissão orientada aos órgãos públicos, o profissional também pode atuar em empresas do segundo e terceiro setor, prestando consultorias ou gerindo projetos relacionados à Administração Pública.

Confira alguns cargos que podem ser ocupados por profissionais formados em Gestão Pública:

  • Gestor de Políticas Públicas;
  • Gestor de Licitação;
  • Gestor de Projetos Públicos;
  • Gestor de Responsabilidade Social;
  • Analista de Contratos;
  • Consultor de Gestão Pública.

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

O cargo de gestor público é estratégico, financeiramente atraente e com um vasto campo de atuação. Quem opta pela profissão encontra um mercado em constante expansão e com oportunidades de crescimento na carreira.

Agora que você já sabe o que faz um gestor público, conheça as áreas de trabalho desse profissional.

Esferas federal, estadual e municipal

Com o crescimento do país, a gestão pública necessita cada vez mais de gestores qualificados e capazes de entregar resultados. Profissionais formados em Gestão Pública encontram muitas oportunidades de trabalho em empresas e órgãos federais, estaduais ou municipais.

Poder público não estatal e empresas privadas

O gestor público pode trabalhar em fundações e empresas privadas que desenvolvem projetos em parcerias com o poder público. Essas organizações necessitam de profissionais que conheçam as normas que guiam a gestão e as políticas públicas.

Setor acadêmico

O gestor público pode dar palestras e treinamentos sobre a área e a profissão, realizar pesquisas ou produzir conteúdos para veiculação na mídia e em publicações importantes do setor. Se o objetivo é dar aulas em faculdades e universidades, é necessário ter pós-graduação em Gestão Pública.

Quais são as habilidades necessárias ao gestor público?

Para exercer sua função adequadamente, algumas habilidades e atributos são essenciais ao profissional:

  • ser ético e honesto em relação às ações realizadas na empresa ou órgão público;
  • preocupar-se com o bem-estar coletivo;
  • ter espírito de liderança;
  • saber trabalhar em equipe;
  • saber motivar colaboradores e equipes;
  • ser capaz de se comunicar claramente;
  • saber negociar;
  • dominar técnicas de gestão tradicional que podem ser aplicadas na gestão pública;
  • conhecer a economia brasileira, os princípios de finanças, contabilidade, orçamento público e as respectivas legislações;
  • saber planejar e implementar projetos, serviços, processos e inovações na gestão pública;
  • conhecer políticas públicas das três esferas governamentais;
  • conhecer ferramentas e práticas de comunicação e marketing na gestão pública;
  • gostar de ler e de se atualizar sobre as novidades da área;
  • buscar qualificação profissional;
  • não ter medo de inovar para gerar resultados;
  • ter serenidade para enfrentar os desafios da profissão.

É importante frisar que essas características e habilidades são cruciais ao profissional. Não há espaço para amadores nesse mercado, que está evoluindo e exigindo gestores com formação de nível superior em Gestão Pública.

Os cidadãos brasileiros demandam um governo mais honesto, íntegro, que defenda e garanta as necessidades e direitos básicos do povo. Para isso, a máquina pública necessita de profissionais capazes de entregar os resultados desejados e imprescindíveis para que o país se desenvolva.

Portanto, desenvolver as competências exigidas e valorizadas pela área, assim como investir em qualificação e atualização, é fundamental para o gestor público.

Qual é o salário médio de um gestor público?

O salário de um gestor público pode variar de acordo com sua formação e área de atuação. O setor público costuma oferecer salários bem satisfatórios com uma carga horária um pouco menor do que na iniciativa privada, sendo uma boa opção de atuação.

A média salarial de um gestor público no Brasil é de R$ 4.198,80 para uma jornada de 42 horas por semana. Já o teto salarial desse profissional é de R$ 9.976,40. Além disso, um fator que pode impactar muito a remuneração nesse setor é a formação do profissional.

Assim, optar por se especializar e fazer um curso voltado para esse segmento pode ser uma boa forma de obter ganhos expressivos e conseguir alcançar um nível de bem-estar bem elevado.

Como é a graduação em Gestão Pública?

Ter uma boa formação acadêmica é essencial para trilhar uma carreira bem-sucedida. O profissional que escolhe realizar um curso de nível superior em Gestão Pública é preparado para atuar em organizações públicas federais, estaduais e municipais.

Ao longo do curso, o futuro gestor público aprende sobre técnicas de gestão, contabilidade, legislação, economia, comunicação empresarial, negociação, políticas públicas e sociais, ética, sustentabilidade e responsabilidade social, gestão de pessoas e sistemas de informação na gestão pública.

São disciplinas fundamentais para formar um profissional capacitado a gerir uma empresa pública sendo ético, honesto e consciente dos impactos das suas atividades no bem-estar da população e no desenvolvimento do município, do Estado e do país.

Saber o que faz um gestor público é fundamental para reconhecermos a necessidade desse profissional para o bom funcionamento da máquina pública brasileira E, como você deve ter notado, suas atribuições vão muito além da burocracia e podem mudar a face da gestão pública.

Quanto tempo dura o curso de Gestão Pública?

Ao escolher estudar Gestão Pública, você vai ter duas alternativas de níveis para se formar: o bacharelado e o tecnólogo. Optando por uma formação em grau de bacharel, o seu curso será de 4 anos. Isso ocorre devido à grade curricular mais abrangente, incluindo tanto a parte teórica quanto a prática.

Agora, se sua opção for um curso tecnólogo, a formação é focada em técnicas e práticas necessárias ao cotidiano de um gestor público. Dessa forma, você sai preparado para exercer a função em apenas 2 anos, podendo ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho.

Como escolher a melhor faculdade para cursar Gestão Pública?

Na hora de escolher uma instituição para se desenvolver e conquistar sua formação é importante observar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na profundidade dos conhecimentos adquiridos e na sua inserção no mercado de trabalho. Confira a seguir quais são os principais critérios a considerar na hora de definir onde cursar Gestão Pública.

Reconhecimento e regularização do curso no MEC

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão público responsável por regras e normas para todo o sistema educacional brasileiro. Seu reconhecimento e regularização é o primeiro requisito na hora de avaliar se um curso é bom para seu currículo ou não.

Quando o MEC reconhece algum curso, significa que ele preencheu os requisitos de qualidade, carga horária e conteúdo que é necessário para honrar o título que a instituição oferece — como bacharel, licenciado ou pós-graduado, por exemplo.

Histórico e reputação da faculdade

Outro ponto importante se refere à capacidade de a instituição agregar valor ao seu currículo, apenas porque você é estudante nela. Esse tipo de reputação é construída ao longo de muitos anos dedicados a formar indivíduos e a contribuir com inúmeras carreiras de sucesso.

Instituições que apresentam um grande volume de matriculados também contam com muita experiência em relação às melhorias e ajustes no processo de ensino, sendo um bom indicativo de qualidade e excelência nos cursos.

Parcerias internacionais

Um excelente indicador de qualidade é a capacidade de a instituição criar vínculos internacionais e criar pontes para que seus estudantes façam um intercâmbio para ampliar seus conhecimentos e habilidades.

Escolher uma instituição que incorpore todos esses elementos pode afetar de modo definitivo sua carreira. A EAD UniCesumar, por exemplo, reúne todas essas características e conta com uma ampla infraestrutura física e digital para atender na modalidade em que você fica mais confortável.

Quem se preocupa com o bem-estar coletivo e acompanha tudo o que acontece nas esferas pública, política, econômica e social do Brasil tem no trabalho de gestor público uma ótima opção. É só contar com o suporte de uma instituição de qualidade e que se concentre integralmente no seu desenvolvimento profissional, tornando sua formação ainda mais completa.

Viu como o trabalho de um gestor público é importante? Quer começar logo seu curso de Gestão Pública? Então, entre em contato conosco e veja como a EAD UniCesumar pode ajudar nessa etapa!

cta1-gp

Avalie este post

Comentários

Comentários