É com muita alegria que a nossa equipe Unicesumar divulga que o professor Rogério de Leon Pereira foi aprovado em um programa de Doutorado no Canadá! Rogério já foi aluno nosso no antigo curso de Processamento de Dados e, atualmente, compõe a equipe de professores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para a Internet na modalidade a distância. Para compreender sobre a trajetória e a conquista da sua aprovação, elaboramos uma entrevista com ele. Veja só:

1. Rogério, você é professor de quais disciplinas?
Sou professor de quatro disciplinas, sendo elas: Algoritmos I, Algoritmos II, Estrutura de Dados I e Estrutura de Dados II.

2. Qual sua formação acadêmica?
Sou formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Unicesumar e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá.

3. Como surgiu a oportunidade de realizar um doutorado no Canadá?
Eu tenho a intenção de fazer doutorado desde que terminei o mestrado em 2006. Desde 2012, eu estou à procura de uma oportunidade. Em 2013, eu fui aceito em três universidades no Brasil, mas na época não conseguiria conciliar as questões familiares e profissionais. Em 2016, surgiu uma nova oportunidade para fazer o doutorado em São Carlos e na Flórida. Nessa época, o meu filho estava indo estudar no Canadá. Minha esposa e eu fomos juntos para conhecer a cidade e a faculdade, com isso acabamos gostando muito de lá. Na volta, decidimos que se fosse para fazer o doutorado, teria que ser no Canadá. Nesse momento, começa a peregrinação (virtual). Você começa a visitar as universidades, procurando aquelas que têm um programa de pós-graduação na sua área de interesse, verifica os professores que estão à procura de alunos e que tenham linhas de pesquisa compatíveis com seu objetivo. Depois é preciso mandar uma carta de apresentação e demonstração de interesse em fazer o doutorado, incluindo o histórico traduzido, notas de teste de proficiência, currículo e tudo o mais. Não são todos os professores que respondem, mas aqueles que se interessam fazem mais perguntas e alguns agendam entrevistas por Skype. É o tipo de oportunidade que não surge, você tem que “fazer acontecer”.

4. Quais foram os critério para aprovação no doutorado?
Para os critérios para a provação no doutorado, nesse momento, dois fatores são importantes, o primeiro é a elegibilidade. Você precisa satisfazer os requisitos mínimos. No meu caso, foi a nota mínima no teste de inglês, comprovação de conclusão de mestrado com média geral 7/B (se estiver interessado em bolsa, a nota mínima é 8/B+). Sendo elegível, você precisa de um orientador, e essa é a parte difícil e depende só de você. O orientador vai analisar o seu histórico escolar e seu currículo para ver se você vai se encaixar na sua linha/grupo de pesquisa. Depois haverá a entrevista onde ele verificará se o seu perfil é compatível com o que ele está procurando. No meu caso, o professor queria alguém com experiência em desenvolvimento web e jogos digitais – foi o que abriu as portas. Minha experiência como professor e o meu último artigo publicado foram cruciais para ser aceito.

5. Seu doutorado será em qual área?
O doutorado será em Ciência da Computação, e a área de pesquisa será em Bioinformática, com uso de Computação Humana e Crowdsourcing Games.

6. Quando irá e quanto tempo ficará lá?
Pretendemos ir ao final de julho ou começo de agosto. As aulas do doutorado iniciam-se dia 1º de setembro. Nós vamos precisar de tempo para organizar as coisas, alugar um apartamento, mobiliar a casa, além de toda a parte burocrática como residente temporário e na universidade. A previsão é que eu termine tudo até dia 31 de agosto de 2021. Serão longos 4 anos de muitos estudos e descobertas, mas vai passar rápido com certeza.

7. Quais são suas expectativas?
A primeira é concluir o curso, que certamente não será fácil. O Canadá é um dos líderes mundiais no estudo do genoma humano. Meu orientador possui verba de pesquisa do Genoma Canadá e, durante o seu curso de doutoramento e pós-doutoramento, teve contato com os principais pesquisadores nessa área. Estou muito animado com a possibilidade de me encaixar nessa área e poder trazer para o Brasil parte deste “know-how”.

8. Quais os seus projetos para o futuro?
Eu gosto muito de programação. Hoje, divido a minha rotina como analista de sistemas no período matutino e vespertino, e professor à noite. No futuro, pretendo me dedicar exclusivamente à carreira de magistério superior e na pesquisa científica.

Rogerio Pereira
Rogério de Leon Pereira

Doutorado no Canadá

Desejamos muito sucesso para o professor Rogério nessa nova trajetória.

Cursos da modalidade a distância é na Unicesumar!

Confira a lista de cursos no nosso site.

sistemas-para-internet

Avalie este post