A Gestão de Tecnologia da Informação é um curso bastante procurado pelos estudantes. Sabe por quê?

Os gestores de TI não são responsáveis apenas por hardware e software, mas por todos os processos que envolvem as duas ferramentas.

Claro que existem outros atrativos para esse curso, como o salário e o mercado de trabalho. Mas vamos deixar essas informações para o decorrer deste texto.

Até porque, nele, explicaremos mais sobre Gestão de TI e as principais características e habilidades que um gestor deve ter. Vamos lá?

Gestão de Tecnologia da Informação - cta_1

O que é Gestão de Tecnologia da Informação?

A Gestão de Tecnologia da Informação é um área do setor de TI responsável por gerenciar e implementar sistemas “amigáveis” aos consumidores.

Isso significa que os gestores devem estar sempre informados e por dentro de todas as novidades e inovações da área.

Pode parecer fácil ser um gestor de TI, mas não é.

Para provar isso, vamos apresentar algumas características que um gestor de TI deve ter para alcançar o sucesso na carreira.

Conheça as principais características que um Gestor de TI deve ter

Trabalhar como gestor de Tecnologia da Informação de uma empresa requer algumas características específicas.

Isso ocorre pois, quando o profissional assume essa posição de liderança, diversos desafios complexos surgem de uma hora para outra.

E o que o Gestor de TI deve fazer?

Sim, exatamente o que você pensou: resolvê-los!

Portanto, para conseguir ter sucesso ao assumir essa posição em uma empresa, é preciso que o profissional possua algumas características:

Organização

Se você não é uma pessoa organizada, esqueça o curso de Gestão de Tecnologia da Informação.

O profissional de TI, quando assume essa liderança, é o responsável pelas equipes que fazem parte dos projetos, pelos clientes e também pela qualidade do serviço entregue.

Pensando bem, você acha essas tarefas fáceis?

Então, realmente não são. Portanto, se você definir que quer ser um gestor de TI, atente-se desde agora e treine essa característica na faculdade, em casa e até mesmo nos estágios.

Pode ter certeza que se você for uma pessoa organizada, será muito mais fácil executar as tarefas com eficiência.

Conhecimento

O conhecimento geral é uma das principais características de um bom gestor de TI, ainda mais agora na era digital.

O marketing, por exemplo, é um assunto que você deve saber de cor e salteado.

Até porque uma das melhores maneiras de entender os clientes é saber como os profissionais de marketing recorrem a eles.

Portanto, tenha contato com profissionais de marketing e procure sempre estar por dentro das tendências dessa área.

Claro que apenas apresentamos um exemplo e uma área específica. Mas, o ideal é que você tenha conhecimento sobre tudo um pouco.

Gestão de Tecnologia da Informação: inovação

Inovação

Você já escutou a expressão “pensar fora da caixa”? Pois então, é exatamente isso que você deve fazer para se dar bem como gestor de TI.

O profissional deve ser inovador, estar por dentro das tendências e de todas ferramentas que podem otimizar o trabalho dos profissionais da área.

Pensando fora da caixa, com certeza os produtos e serviços realizados pela sua equipe terão sucesso no mercado.

Então, se você não é uma pessoa inovadora, comece a estudar mais sobre o mercado para, antes de se formar, já ter essa característica.

Execução

Além de inovar e ser excelente no planejamento dos projetos, o gestor de TI também precisa saber executar as tarefas.

Isso mesmo, além de coordenar e garantir a qualidade dos serviços prestados pela equipe, o profissional de Gestão de Tecnologia da Informação deve também ter como característica a execução.

Até porque, para conseguir medir a qualidade dos trabalhos, esse profissional deve estar por dentro das inovações do mercado e saber os passos para criação dos projetos.

Portanto, equilibre execução e inovação, pois são duas características importantíssimas para sua liderança e habilidades gerenciais.

Afinal, quais habilidades são desenvolvidas durante esse curso?

No curso de Gestão de Tecnologia da Informação, os estudantes desenvolvem algumas habilidades específicas. Vamos apresentar as principais delas para você:

• Planejar, implementar, gerenciar e avaliar a segurança de sistemas de informação;
  • Administrar recursos de infraestrutura física e lógica;
  • Avaliar o custo-benefício dos sistemas utilizados na empresa;
  • Definir parâmetros de utilização dos sistemas;
  • Desenvolver o potencial de liderança e gerenciamento;
  • Controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais;
  • Gerenciar os recursos humanos envolvidos com o setor de Tecnologia da Informação;
  • Implantar e documentar rotinas para a equipe.

Como é o mercado de trabalho para esses profissionais?

Quando iniciamos uma faculdade ou pretendemos iniciar, é normal surgirem dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Na Gestão de Tecnologia da Informação, não faltam vagas para os profissionais qualificados. Muitas empresas até reclamam que existem muitas oportunidades para poucos profissionais com boas experiências e conhecimentos.

Para você ter ideia, de acordo com uma reportagem do Jornal Nacional do final de 2014, todo ano são abertas cerca de 100 mil vagas para profissionais de TI, sendo que 15 mil dessas vagas não são ocupadas por falta de pessoal capacitado.

Então, se você quer fazer o curso de Gestão de TI em uma universidade com bons professores e um ótimo Índice Geral de Cursos (IGC), conheça a Unicesumar.

Gestão de Tecnologia da Informação - cta_2

Avalie este post