Estudar Moda e seguir carreira no setor requer dedicação, bom gosto, criatividade e originalidade. É um setor desafiador, pois exige bastante do estudante em formação. Afinal, o profissional desta área geralmente é responsável pela criação de roupas e acessórios, além da comercialização desses produtos.

Se você gosta de Moda e está pensando em seguir carreira nesta área, não deixe de continuar a leitura! Preparamos este artigo com algumas dicas que vão ajudar o futuro estudante a se preparar para o curso e ter sucesso na profissão. Acompanhe!

1. Conheça o mercado de trabalho de Moda

O primeiro passo para quem deseja estudar Moda é conhecer o mercado de trabalho. É importante saber qual é a posição e o papel do mercado brasileiro e dos mercados estrangeiros, como o europeu.

É indispensável saber onde estão as oportunidades para o profissional: lojas, magazines, confecções ou abrir o seu próprio negócio. Além de ficar de olho nas tendências da atualidade, pois é um mercado que está sempre em renovação.

Conhecer as profissões e remuneração também são fatores essenciais para fazer a escolha certa do curso. Além disso, é importante saber exatamente quais são as atividades diárias dos profissionais. Dessa forma, você poderá definir o seu foco no setor.

2. Defina o seu foco para estudar Moda

Agora que já pesquisou o mercado e as carreiras de Moda, é hora de definir o seu foco na área. Assim, você vai poder iniciar a busca pelo curso ideal para a profissão que deseja exercer.

Por exemplo, você se vê criando coleções de moda, liderando equipes e projetos? Planejando e desenvolvendo produtos em diversos segmentos? O curso de Design de Moda pode ser um ótimo caminho a seguir.

3. Escolha a modalidade ideal

Além de considerar os pontos anteriores, não esqueça da sua rotina ao escolher entre a modalidade presencial ou EAD. Afinal, estudar moda vai demandar bastante tempo do seu dia.

Se você tem uma jornada dupla — trabalha fora e cuida da família — uma graduação EAD pode ser uma excelente opção. Ao optar pelo ensino a distância, você terá flexibilidade com seus horários e não precisará se deslocar diariamente à faculdade. Poderá conciliar seus estudos com o trabalho e com a rotina familiar.

4. Devore livros sobre moda

O hábito da leitura deve fazer parte da vida acadêmica de todos os universitários, independentemente da sua área de estudo.

A leitura aprimora a produção textual do estudante, aumenta o seu vocabulário e desenvolve sua habilidade de falar em público. Além disso, torna o universitário mais reflexivo sobre o que está lendo. Portanto, faça da leitura um hábito e devore livros sobre Moda.

Leia livros históricos, críticos e filosóficos da área, além de publicações específicas, voltadas para a carreira que você deseja seguir.

Estudar moda - referências

5. Desenvolva as competências desejáveis para a área

Não espere entrar na faculdade para começar a desenvolver algumas competências desejadas pelo setor. Se você estiver certo sobre estudar Moda, já pode investir em certas habilidades. Confira algumas que valem a pena desenvolver:

Línguas estrangeiras

Além do inglês, o francês e o italiano são línguas que farão a diferença na sua formação. Afinal, França e Itália são países referências no setor de Moda e muitos materiais são publicados nesses idiomas.

Cursos livres

Dependendo da profissão que deseja seguir na área, alguns cursos livres serão essenciais para complementar seus estudos. Três bons exemplos são os cursos de Desenho, Modelagem e o curso de Corte e Costura. Começar a faculdade já com algum desses conhecimentos será bastante proveitoso.

6. Faça networking

O networking será fundamental para os seus estudos e carreira. Com uma boa rede e ótimo relacionamento com seus contatos do ramo da moda, novas oportunidades poderão surgir para você. Portanto, faça do networking uma das suas prioridades.

Você pode fazê-lo on-line, via redes sociais: siga os perfis de profissionais da área e participe das conversas. Também não deixe de investir em networking presencial, participando de eventos importantes do setor.

7. Organize seus estudos

Ao começar a estudar Moda, tenha em mente que a organização será primordial para você aproveitar todos os benefícios da faculdade.

Portanto, faça um cronograma de estudo em que você possa assistir suas aulas e realizar os trabalhos exigidos com calma. Inclua também períodos para rever o conteúdo. Assim você terá mais facilidade para fixá-lo, resultando em um bom rendimento durante o curso.

Se você optar pela modalidade EAD, inclua também tempo para fazer a leitura dos fóruns das disciplinas estudadas. Dessa forma, conhecerá as opiniões de colegas de turma e poderá contribuir para enriquecer a discussão sobre o tópico debatido.

Além disso, utilize aplicativos de estudo para melhorar sua produtividade e organizar seus materiais e referências acumuladas durante a faculdade.

8. Estabeleça sua presença on-line

O digital chegou de vez e você não pode ficar de fora dele. Com uma presença digital estabelecida, você poderá usar estratégias para criar autoridade on-line, se destacar no setor e fazer networking. Confira alguns canais que valem a pena estar presente:

Blog

Inicie um blog assim que você começar a estudar Moda. É uma ótima oportunidade para compartilhar o que aprender, as novidades da área, além de trabalhos realizados. Faça do blog o seu espaço on-line e publique conteúdos interessantes sobre Moda para os leitores que deseja alcançar.

Redes Sociais

Esteja presente nas redes sociais. Assim, você poderá divulgar o conteúdo que produziu para o seu blog, além de poder fazer networking. Mas não precisa criar perfis em todas as redes: concentre-se naquelas em que seu público-alvo está presente. O Pinterest, Instagram e Facebook, por exemplo, são redes bastante utilizadas pelo setor de Moda.

Além disso, tome muito cuidado com o que você posta nas redes sociais. Se sua intenção é ter uma postura mais profissional, não publique conteúdos da sua vida pessoal. É importante fazer essa separação para manter a unidade das suas mensagens.
Estudar Moda é desafiador, mas seguindo as dicas certas você aproveitará ainda mais os seus estudos. Gostou deste artigo? Que tal conhecer em detalhes o curso de Design de Moda?

cta5

Comentários

Comentários