A equipe conversou com a Valdete Suely Micali Pereira. Ela é aluna de Gestão Comercial da modalidade a distância do polo de Maringá. Vamos conferir esse bate-papo?

Nascida em 1962, na cidade de Cianorte, filha de pais lavradores e com 4 irmãos. Cresceu na roça, de forma muito humilde. Aos 6 anos de idade, seus pais a levaram para a escola rural, onde foi alfabetizada. Foi assim que desenvolveu a sua pronúncia, algo que tinha muita dificuldade na infância. Desde os 7 anos de idade, ajudava seus pais na lavoura de café. Aos 12, saiu da zona rural e foi morar em Maringá com a família, na expectativa de uma vida melhor. Ela conta que foi um impacto muito grande. Porém, sentiu-se na obrigação  de ajudar seus pais a superarem as dificuldades.

aluna de Gestão ComercialValdete trabalhou como babá, doméstica e diarista. Aos 18, conseguiu um emprego no comércio de modo não remunerado, apenas pela experiência profissional. Mesmo com este cenário, ela nunca deixou de estudar! Para sua felicidade, Valdete passou no vestibular da Universidade Estadual de Maringá no curso de Ciências Econômicas. Cursou por 3 anos e trancou devido a condições financeiras, adiando o seu sonho.

Aos 22 anos, junto com a sua família, Valdete foi morar em um bairro de Maringá, onde conheceu a Unicesumar desde seu início. Ela conta que era um lugar abandonado, com descarte de lixo da cidade. Para a surpresa dos moradores, houve uma transformação no local. Por curiosidade, ela perguntou o que seria construído ali. A resposta foi de encher os olhos e o coração de Valdete: uma faculdade!

Tão perto de sua casa, veio a intenção de voltar aos estudos na Unicesumar. Ela sonhou por longos anos, pois presenciou a construção dos prédios, que ela descreve como “beleza rara”. Porém, naquele momento, não seria possível. Então, ela guardou consigo este sonho.

Depois de alguns anos, Valdete percebeu a necessidade de algo novo. Muita coisa havia mudado e ela não estava conseguindo acompanhar essa evolução. Com isso, tomou a decisão de voltar a estudar e pesquisou algo mais específico que a pudesse ajudar. Para sua surpresa, a Unicesumar trouxe o que ela sempre quis.

Valdete prestou o vestibular com muita insegurança, pois estava há anos afastada da escola. Mas com muita dedicação e esforço, foi aprovada. Na metodologia a distância, ela pode estudar no seu tempo livre. Ela desabafa que teve muitas dificuldades, mas teve um grande incentivo dos seus amigos e familiares de perto e de longe, fazendo com que ela acreditasse ainda mais em seu potencial.

Curso de Empreendedorismo - CTA2

Com o auxílio dos mediadores do curso, assistindo as aulas presenciais e conceituais, estudos de casos, fazendo as atividades em suas horas vagas, foi tomando gosto pelo curso.

Seu maior sonho era poder tirar uma nota dez durante a graduação em Gestão Comercial. Ela tirou foi 9,9 em uma disciplina. Bateu na trave! Seu professor incentivou para que ela tivesse sua nota 10 em uma próxima oportunidade. Valdete, aluna de Gestão Comercial, tomou isso como um desafio pessoal.

Ela foi convidada a participar de um desafio nacional com todos os alunos do curso de Gestão Comercial e atingiu sua tão sonhada nota 10! Valdete foi homenageada e premiada pela Unicesumar com a presença de professores, coordenadores, amigos e familiares. Sua alegria foi e sempre será infinita.

Hoje, Valdete está cursando sua última disciplina. Ela está se preparando emocionalmente para o grande dia da colação de grau.

“O curso a distância de Gestão Comercial proporcionou uma nova direção na minha pequena empresa. Tive uma visão renovada e muitas mudanças. Quero aqui convidar todas as pessoas que, assim como eu, com a vontade de estudar, não deixem a dificuldade caminhar à frente da sua vontade. Eu, com 56 anos, me sinto realizada. Eu posso, eu consegui! Venha você também fazer parte do Universo do Conhecimento”.

Faça como a Valdete Suely Pereira e estude Gestão Comercial

Visite o site e confira o curso na modalidade a distância.

Avalie este post