Unicesumar
Unicesumar

“Caso Barão” é tema de livro-reportagem de formando de Jornalismo do Cesumar

Por meio de um trabalho primoroso de levantamento de dados, o formando de Jornalismo do Cesumar Thiago Ramari, em um livro-reportagem escrito para o seu trabalho de conclusão de curso, retoma um dos casos policiais que mais chocou a sociedade maringaense no início da década de 1980 e ficou gravado na história da cidade: o assassinato dos irmãos José (Zezé) e Odete Barão.

Ramari passou ontem pela banca de avaliação, na qual atuaram a sua orientadora, professora Rosane Verdegay, o jornalista e poeta Roberto de Paula e a jornalista e professora Valdete São José, tendo sido aprovado com a nota máxima: 10. O trabalho é um dos que mais suscitou interesse entre todos os TCCs de Jornalismo produzidos este ano, tanto que convidados e estudantes lotaram a sala para assistir à apresentação.

Para chegar à obra "O Arquiteto: Revelações sobre os assassinatos dos irmãos Barão" que pretende publicar, Ramari realizou dezenas de entrevistas com familiares, amigos e ex funcionários das vítimas, delegados e investigadores do caso, leu todo o processo arquivado no Fórum de Maringá e também inúmeras reportagens publicadas na época pelos jornais de Maringá e do Estado.

Ramari, que se inspirou na obra "A Sangue Frio", de Truman Capote, acredita que o livro-reportagem sobre o caso Barão - como ficou conhecido - poderá ajudar as pessoas a entender melhor o que se passou e conhecer detalhes que nunca foram contados, além de refletir sobre os problemas que a busca exagerada pelo poder pode causar.

Zezé e Odete Barão eram sócios da indústria de Biscoitos Barão junto com outros dois irmãos e faziam parte da alta sociedade maringaense. Eles foram assassinados com a diferença de um ano e oito meses a mando do marido de Odete, Airton Xenofonte Duarte. Zezé foi morto dentro de sua própria empresa e Odete foi vítima de uma armação que simulava um acidente automobilístico no contorno do bosque 2.

Últimas notícias

Categorias