Cesumar encaminha primeiro registro de patente

A Diretoria de Pesquisa do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) deu entrada no primeiro registro de patente de um produto desenvolvido nos laboratórios do curso de Automação Industrial. Trata-se da Máquina Flash Cure automatizada, chamada de Autocure, que automatiza o processo de secagem utilizado na serigrafia.

O produto foi desenvolvido como projeto de conclusão de curso pelos estudantes de Automação Industrial Giancarlo Tomazoni e Alessandro Freire Zagui, com orientação do professor Evandro Cherubini Rolin. "O que os alunos fizeram foi uma inovação num produto já existente", explicou o professor.

Até hoje as estamparias trabalham com máquinas totalmente manuais. Os alunos automatizaram a parte de secagem que é justamente a mais demorada no processo de estamparia. O que no processo manual demora uma hora, no automático é feito em dez, segundos.

A máquina já está devidamente cadastrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável pelas normas que regulam a propriedade industrial e por realizar a concessão de marcas e patentes.

O processo para registro do produto foi desenvolvido pelo recém criado Núcleo de Inovação Tecnológica, composto pelos professores Ludhiana Bertoncello, Adriano Rogério Goedert, Rejane Sartori, Sandro Schleiss, Evandro Cherubini Rolin, Lígia Regina Pereira, Márcia Pascutti e a advogada do Cesumar, Iausy Anahy Farias Martins.

Para a diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, "este é um passo muito importante para a nossa Instituição, pois mostra que as pesquisas do Cesumar estão despontando para a inovação tecnológica, fator imprescindível para a sustentação das pesquisas".

O Núcleo de Inovação Tecnológica, entre outras funções, dará suporte e encaminhamento aos processos de patentes realizados no Cesumar.