Unicesumar
Unicesumar

Cesumar oferece treinamento para agroindústria familiar


O Cesumar iniciou hoje (22) um treinamento em parceria com o Sebrae e Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) para a qualificação de produtores rurais na área da agroindústria familiar. O treinamento faz parte de um convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para expansão e melhoria das atividades e promoção do aumento de renda dos agricultores.

Participam da capacitação 23 produtores, alguns antigos na atividade e outros iniciantes. A intenção segundo o coordenador do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, é criar um ambiente favorável ao surgimento de novas unidades produtivas, formar os agricultores em todas as etapas da cadeia produtiva e incentivar a criação de redes de sustentabilidade.

Flávio Henrique Cazotti, há dois anos trabalha com o processamento de palmito e participa do curso. Ele disse que chegou a hora de expandir e precisa de amparo. "Fiz tudo que estava ao meu alcance para desenvolver o produto, criar a marca e iniciar o negócio, mas agora pretendo conquistar mercados maiores e vim atrás de respaldo para a área comercial e financeira", assinalou.

Magali Tinoco possui uma propriedade em Munhoz de Melo e também planta palmito pupunha. Ela vê na agroindústria uma oportunidade para firmar os negócios no sítio, que era do pai e nunca apresentou grande rentabilidade.  "Eu e minha irmã vimos que industrializar o palmito é uma boa maneira de agregar renda e estamos nos preparando para isso. Já que vamos começar, queremos fazer da forma certa", disse ela.

O programa está estruturado para atender cerca de 100 produtores, devendo beneficiar diretamente em torno de 500 pessoas.  Além da participação nos treinamentos, os produtores poderão participar de seminários, feiras, caravanas técnicas e obter apoio para confecção de rótulos e elaboração de projetos de viabilidade técnica para implantação de novas agroindústrias ou ampliação das existentes.  

Para o presidente da Associação Regional da Agroindústria, Marcelo Braga, o treinamento é importante para profissionalizar melhor os produtores e melhorar a agroindústria como um todo.

Segundo Freud Oliveira, o momento poderá ser propício ainda para a consolidação do projeto de implantação de uma área de livre comércio e ponto fixo de venda para os agricultores familiares de toda a região.  "Promover a transformação econômica e social, buscar a inclusão de todos, estimular a participação da comunidade para melhorar os indicadores de qualidade de vida, é a intenção principal deste trabalho."

Últimas notícias

Categorias