Colóquio de Moda encerra-se nesta quarta-feira

Com 268 pesquisas apresentadas e debatidas em Grupos de Trabalho (GTs) e mais de mil participantes, entre estudantes, professores e pesquisadores de estados do Norte ao Sul do país, o VII Colóquio de Moda prossegue até nesta quarta-feira à tarde no Cesumar (Centro Universitário de Maringá), trazendo uma discussão bastante ampla sobre a produção de moda no país, suas formas, os estudos e produção científica que dão sustentação a esse mercado.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Paula de Miranda, coordenadora de um grupo de estudos em Consumo de Moda e autora do livro Ìonsumo de Moda – a relação pessoa-objeto", disse,  após intermediar uma mesa redonda sobre Moda e Consumo,  que o Brasil está num estágio muito interessante, muito recompensador  para todos os profissionais que atuam no setor econômico de moda.

Segundo ela, esse reconhecimento é tanto para empresários, como para quem trabalha com consultoria e pesquisa nas universidades.  Para a professora, a pesquisa só tem sentido quando feita dentro de um processo de desenvolvimento de produto, e isso vem acontecendo no país. "Nós estamos atualmente numa onda muito importante, produtiva no Brasil, e uma produção consciente, o que é mais importante", assinalou.

De acordo com Ana Paula, há um interesse cada vez maior  dos empresários em aproximar-se dos conhecimentos produzidos dentro das universidades. Nesse sentido, ela destacou a presença de empresários no colóquio,  podendo ter acesso a pesquisas que discorrem sobre dez aspectos temáticos diferentes da moda.

"Para o Brasil desenvolver sua moda de uma forma interessante, tem de haver interesse em fazer uma relação entre todas as questões que a área envolve. Não adianta entender de consumidor e não entender de vestibilidade,  de uma forma que esse consumidor não se frustre com isso; não adianta trabalhar o consumo e a vestibilidade sem levar em contra a questão da sustentabilidade ou a história dessa relação", enfatizou a pesquisadora.

Participaram da mesa redonda sobre Moda e Consumo, o diretor da Casulo Feliz, de Maringá, Gustavo Augusto, falando  sobre sustentabilidade na moda; o gerente da Pênalti, em São Paulo, Geraldo Barbosa Neto, que expôs sobre o reposicionamento da marca; Carla Brustolin, coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae-PR e a doutora da Universidade Estadual de Maringá Olga Pepece, falando sobre o comportamento de colecionadores de moda.

A programação do Colóquio nesta quarta, último dia, inclui mesa redonda sobre Moda e Cultura, que começa às 10h e vai até às 12h. Participam do debate, a pesquisadora da Faculdade de Design e Artes da Universidade de Veneza, Alessandra Vaccari, a  criadora e empresária das marcas Didara (referência afro brasileira), Goya Lopes, integrante do Colégio Setorial de Moda do Ministério da Indústria e Comércio, e a consultora de moda na América Latina e Estados Unidos, Laura Novik.

O encontro encerra-se às 18h30, com encaminhando dos trabalhos para a realização do VIII colóquio, que acontece na cidade do Rio de Janeiro em 2012.