Estudantes de administração ajudam entidades sociais

Mais de trinta projetos estão sendo desenvolvidos este ano por formandos de Administração do Cesumar junto a entidades sociais da cidade. Além de serem avaliados como trabalho de conclusão de curso, muitos desses projetos têm ajudado as organizações (todas sem fins lucrativos) a resolverem alguns de seus principais problemas.

Um exemplo é o projeto realizado por três estudantes no Instituto da Árvore de Maringá.  Eles propuseram um trabalho de revitalização do Instituto depois de perceber que a organização estava enfraquecida perante a sociedade. Com a aprovação do presidente, Marcos Capelazzi, uma série de projetos começou a ser realizado com a ajuda dos estudantes.

O grupo criou um blog para o Instituto e desenvolveu um concurso de fotografia tendo como tema a arborização. Também está ajudando na divulgação da revista "Maringá – Urbanização e Arborização", que foi elaborada pelo Instituto e será entregue a alunos da 7ª série de escolas públicas e privadas. Os alunos vão fazer ainda uma série de palestras nas escolas sobre arborização, além de ajudar o instituto na parte administrativa.

Para Capelazzi, a ajuda dos estudantes tem sido importante para revitalizar o instituto e, com isso, a intenção é já no próximo ano estar em sede própria, retomando todas as suas atividades.

Já a estudante Taynara Guerra da Silva disse que, com as ações,  o instituto voltou a aparecer e muitas empresas associadas estão inclusive retomando as contribuições. "Essa era nossa intenção desde o início, que a entidade ganhasse força e voltasse a andar com as próprias pernas", disse a estudante.

O concurso de fotografia sobre arborização está com inscrições abertas até 31 de agosto. O regulamento encontra-se disponível aqui. Todas as fotos que participarem da competição serão levadas a uma exposição do Teatro Calil Haddad.

Proposta

Os alunos deram início à aplicação dos trabalhos ainda nos meses de fevereiro e março. Divididos em grupos, primeiro tiveram de identificar uma entidade, fazer um diagnóstico da sua situação, depois elaborar um projeto para ajudá-la a solucionar algum problema ou melhorar suas atividades.

De acordo com o professor Luciano Santana Pereira, da disciplina de estágio supervisionado, a proposta é que fossem projetos sustentáveis e que pudessem ter continuidade nas entidades. "É o primeiro ano em que apresentamos esse tipo de proposta e o resultado tem sido muito bom, pois os alunos estão envolvidos e ajudando diversas organizações, resolvendo problemas quer na área administrativa, financeira ou operacional. Eles estão se esforçando muito e colocando em prática aquilo que aprenderam."