Unicesumar
Unicesumar

Núcleo de Relações Internacionais

RECOMENDE:

Perguntas Frequentes

O aluno que desejarem oportunidade fora do país, basta entrar em contato conosco. Podemos dar suporte para a realização do seu projeto de estudar fora.

Normalmente, os intercâmbios duram 6 meses e, em alguns casos, 1 ano. Cursos de férias, como o de línguas estrangeiras, duram menos tempo de, 3 a 4 semanas.

Sim, é importante dominar a língua do país para o qual irá, pois o intercâmbio será acadêmico. E, para estudar em outra língua, precisará ter, pelo menos, o nível intermediário. As instituições, normalmente, cobram níveis B1 ou B2 na língua local ou do curso.

Pode acontecer, ainda, de fazer um curso em uma língua diferente daquela que é falada no país de destino. Por exemplo, poderá ir para Portugal fazer um curso que é ministrado todo em inglês. Nesse caso, precisará saber a língua inglesa, pois precisará ter compreensão do conteúdo.

A necessidade do visto dependerá das diretrizes do país para o qual irá viajar. Os órgãos reguladores de cada país, como consulados ou embaixadas, trazem essas informações nos seus sites oficiais.

Porém, quando aprovado a candidatura para um programa ou universidade oficial, eles enviam uma carta de aceite para obter o visto de estudante junto ao consulado ou embaixada.

 

a) As suas notas no exterior, dependendo do país, são registradas em créditos. No entanto, são equivalentes às avaliações feitas no Brasil. Sendo assim, precisa tirar notas acima da equivalência mínima exigida na instituição, que é média = 6.

b) Dependendo do programa para o qual se candidate, ele poderá ter regras próprias de notas.

O valor do intercâmbio é muito variável, dependendo do país, do período que ficará no exterior, tipo de curso e de outros fatores que escolherá, como local de hospedagem e alimentação.

Normalmente, os gastos básicos de viagem ao exterior compreendem valores de hospedagem, alimentação, visto de viagem, seguro de saúde internacional e passagem. O valor dos estudos poderá ser integral, parcial ou com bolsa total, dependendo da existência de Programas de Bolsas ou da Instituição de Ensino para na qual é feita a candidatura.

Para tirar suas dúvidas, entre em contato e poderemos te auxiliar.

Podem ser validadas, porém dependerá da carga horária, de análise da ementa e onde estudou. Isso deverá ser alinhado com seu coordenador de curso antes e durante o processo de inscrição.

- Caso tenha bolsa Prouni ou Fies, deverá verificar os procedimentos relativos a essas bolsas, junto ao Departamento de Análise de Crédito.

- Alunos do Presencial e EAD podem participar de oportunidades ofertadas ao seu nível de curso, seja de graduação ou pós-graduação.

- É importante uma boa programação de viagem, com cálculo de todos os custos envolvidos, de alimentação, moradia, passagem, seguro saúde internacional e visto de viagem. Isso facilitará o planejamento do intercâmbio internacional.