Unicesumar
Unicesumar

Jornada de Fisioterapia debate perícia judicial e outros temas inovadores


A 10ª Jornada de Fisioterapia começou ontem na Unicesumar, debatendo um tema pouco conhecido ainda nesta profissão, a perícia judicial.  O evento foi aberto à noite, no auditório do bloco 6, com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, da diretora da área da saúde, Cristiane Melo David, da coordenadora do curso,  Sônia Bertolini, do pró-reitor de ensino, Valdecir Simão e da presidente da Associação Maringaense de Fisioterapia, Joselene Madeiras.

Para falar sobre a atuação do fisioterapeuta em perícia judicial, esteve presente o presidente  da Associação Brasileira de Fisioterapia Forense, Ricardo Wallace das Chagas Lucas. Ele explicou que a fisioterapia forense é uma área como todas as outras de atuação do fisioterapeuta, mas que passa pela elaboração de laudo ou parecer para comprovar a incapacidade físico-funcional de um indivíduo para ser utilizado pela justiça.

Além deste, outros temas inovadores compõem a programação, como a fisioterapia em sexualidade humana, um trabalho bem novo que vem sendo desenvolvido,  segundo disse a professora coordenadora da semana, Patrícia Nascimento Peres.  Para falar sobre o assunto, amanhã de manhã (5), estará presente uma das precursoras desse trabalho, a fisioterapeuta paulista Maria Angélica Alcides.

Também nesta quinta-feira, estará presente para falar sobre conceitos de reabilitação desportiva, o fisioterapeuta do Comitê Olímpico de Futsal, Kleber Barbão e, ainda, o fisioterapeuta Marcelo Moreira, que abordará a fisioterapia integrativa – Terapia Manual – Naturoperapia e Microsifioterapia.

A Jornada conta ainda com minicursos sobre kinesio taping (método de avaliação e diagnóstico fisioterapêutico aplicado aos esportes), gameterapia, carboxiterapia nas disfunções estéticas corporais  e ventilação mecânica invasiva, entre outros. A exposição de trabalhos científicos produzidos pelos alunos da instituição também consta da programação.

Últimas notícias

Categorias