Unicesumar
Unicesumar

Jornada de Fisioterpia discute últimos avanços na área


Com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia,  Abdo Zeghi, do reitor Wilson de Matos Silva e do presidente da Associação de Fisioterapeutas de Maringá, Matias Lacerda, foi aberta ontem a IX Jofic -  Jornada de Fisioterapia do Cesumar . Durante três dias, o evento vai debater os procedimentos mais atuais utilizados tanto na recuperação de pacientes quanto prevenção de doenças.

Conforme lembrou o presidente do Conselho, hoje a fisioterapia não se restringe mais só à recuperação de doenças, mas também atua na prevenção fazendo parte de equipes multidisciplinares de saúde.  Ele salientou o fato dos fisioterapeutas terem deixado de atuar apenas em clínicas e hospitais para comporem programas de saúde coletiva.

Entre os recursos mais modernos apresentados na semana, está a Eletromiografia, utilizada para o diagnóstico de doenças por meio da análise das transmissões neurais do sistema nervoso.  Trata-se de um recurso moderno que os alunos estão tendo a oportunidade de aprender  em um  curso ministrado pelo fisioterapeuta  Alexandre Nowotny.

Para a coordenadora da semana, professora Patrícia Nascimento  Peres, participar desse tipo de treinamento durante a semana é uma oportunidade ímpar para os alunos, pois são cursos caros no mercado e o estudante consegue fazer com valores acessíveis dentro da faculdade.

 "A Jofic tem uma grande importância no sentido de propiciar aos alunos conhecimentos novos, com profissionais conceituados do mercado. São recursos e tratamentos não abordados dentro da graduação e que eles têm a chance de vivenciar aqui", disse  Patrícia.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Sônia Bertolini, os assuntos tratados na Jornada visam oferecer aos acadêmicos diferenciais na formação.  "Esperamos que vocês aproveitem bem e absorvam ao máximo as informações",  salientou ao dirigir-se aos alunos.

A Jofic conta também com sessão científica. Serão apresentados 20 painéis dialogados, nas salas 17 e 18 do bloco 6, quinta-feira à tarde. São pesquisas e trabalhos produzidos pelos alunos com os mais diversos focos de investigação.

Últimas notícias

Categorias