Mostra 2024 XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica

RECOMENDE:

Normas para a Elaboração, Submissão e Apresentação de Trabalhos

Todos os trabalhos devem ser enviados online, através do sistema de submissão disponível: https://www.even3.com.br/xii-mostra-interna-de-trabalhos-de-iniciacao-cientifica/

 

Confira aqui o regulamento !

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO TRABALHOS A SEREM SUBMETIDOS

 

O Resumo Simples deverá ocupar, obrigatoriamente, no máximo, 2 (duas) laudas.  Deverá conter entre 600 a 1000 palavras, ser digitado em um único parágrafo e conter de forma clara Introdução, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais (para trabalhos concluídos) ou Resultados esperados (trabalhos em andamento).

O resumo deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado e todas as margens deverão ter 2,5 cm. Obrigatoriamente, deve ser escrito no template disponibilizado pela organização do evento.  Título do Trabalho (Arial 14, negrito, centralizado).

Deve-se informar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que caracterizam o trabalho.

Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa, devendo apresentar, no máximo, de 6 (seis) autores por trabalho. Os nomes dos autores devem ser escritos em fonte Arial, tamanho 11, negrito e centralizado, separados por ponto e vírgula. Nas afiliações devem constar: (1) Função ou ocupação (professor, pesquisador, estudante, etc); Instituição (nome por extenso); E-mail, fonte Arial, tamanho 11, centralizado. O acadêmico deverá indicar programa e a agencia financiadora da bolsa, caso haja, por exemplo: Bolsista PIBIC/ICETI-UniCesumar ou Bolsista PIBIC/CNPq-UniCesumar ou Bolsista PIBIC/Fundação Araucária-UniCesumar ou Programa Voluntário de Iniciação Científica, etc.

 

Os trabalhos deverão ser preparados em documento no formato “.docx, .doc, .odt”, não serão aceitos trabalhos em PDF e fora das normas.

 

O resumo que não estiver de acordo com as NORMAS será rejeitado antes mesmo de ser enviado aos avaliadores.

 

A avaliação da parte escrita dos trabalhos submetidos ocorre no modelo de avaliação às cegas

 

 

NORMAS E MODELOS – ELABORAÇÃO DO RESUMO

 

Veja aqui as NORMAS e MODELO para elaboração do RESUMO SIMPLES (com resultados finais)

Veja aqui as NORMAS e MODELO para elaboração do RESUMO SIMPLES (com resultados esperados)

Veja e baixe aqui o TEMPLATE para digitação

 

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

 

  1. Submissão de trabalho na Plataforma do evento (Even3)
  • O autor deverá realizar o cadastro na plataforma da Even3, informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos.
  • É necessário inicialmente preparar o Arquivo 1, em Word, do seu resumo (com identificação dos autores) e o Arquivo 2 (sem identificação dos autores), seguindo as normas para elaboração do trabalho. As submissões com os dados do(s) autor(es) no Arquivo 1 (com identificação) não serão avaliadas
  • Também é preciso reunir os nomes completos e endereços de e-mail de cada autor, os quais serão necessários durante o processo de submissão.
  • A Comissão Científica não se responsabiliza por problemas causados pelo congestionamento do Sistema Even3 e por erros de submissão.

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

As apresentações serão no formato de COMUNICAÇÃO ORAL (para acadêmicos da modalidade presencial) e de vídeo gravado (apenas para acadêmicos da modalidade EAD)

 

  1. COMUNICAÇÃO ORAL (para acadêmicos da modalidade presencial)

 

As apresentações ocorrerão em todas as unidades da instituição. Cada acadêmico apresentará em sua unidade/campi da instituição. O acadêmico apresentará seu trabalho na data, local e horário programado, a ser divulgado na página do evento.

Para apresentação, o aluno deverá utilizar o modelo padrão de slide para elaborar sua apresentação, que deverá ser realizada em, no máximo, 10 (dez) minutos, seguido de 5 (cinco) minutos para discussões, se necessário.

Na apresentação, deverá ser priorizado o problema de pesquisa, a metodologia e os resultados esperados, parciais ou finais.

 

  1. VÍDEO GRAVADO (apenas para acadêmicos da modalidade EAD)

 

Para acadêmicos da modalidade EAD, a apresentação será gravação de vídeo, que deverá ser enviado, conforme instruções da comissão. Os autores enviarão os vídeos de apresentação de até 5 (cinco) minutos.

O aluno deverá utilizar o modelo padrão de slide para elaborar sua apresentação.

Na apresentação, deverá ser priorizado o problema de pesquisa, a metodologia e os resultados esperados, parciais ou finais.

 

 

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO

 

Para a apresentação do trabalho, o apresentador deverá elaborar slide conforme modelo disponível para download abaixo:


Veja aqui
 o MODELO DE SLIDE  para apresentação do artigo