Unicesumar
Unicesumar

Revitalização de espaço público conta a história de Maringá

Um projeto de pesquisa de arte e educação coordenado pela professora de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, com a participação de alunos voluntários e estagiários, revitalizou um dos espaços públicos de Maringá de maior visibilidade. Os integrantes do projeto fizeram do viaduto da avenida Tuiutí, um espaço onde a história da cidade é contada por painéis e a criatividade pôde dar vida ao que estava até então apenas em documentos e na memória dos pioneiros.

Foram quatro meses trabalhando no atelier construindo as imagens de mosaico e depois 25 dias em andaimes para montagem dos painéis. Cada um deles tem uma referência da história de Maringá. Para melhorar ainda mais o local, a prefeitura pretende instalar um sistema de iluminação especial que valorize os painéis artísticos e construir uma praça no entorno do viaduto, conforme informação prestada pela coordenadora do projeto Deborah Kemmer.

Conheça abaixo o que representam os seis painéis instalados no local, de acordo com a descrição dos artistas.

História de Maringá desde 1947
O painel representa a história das dificuldades e da luta da cidade desde 1947 até os dias de hoje, representada como um negativo de um filme fotográfico, simbolizando o registro. Foram feitas pesquisas em registros e livros de pioneiros de Maringá, para saber quais eram as atividades e como as pessoas viviam aqui naquela época. O painel mostra homens desbravando as matas, caçando e pescando e também mostra como eram as casas da época, o comércio que existia na região, a capela nossa senhora da glória, entre outros símbolos da cidade. A idéia é mostrar os homens chegando à Maringá e começando a constituir uma cidade.

Evolução da cidade
Representa Maringá florescendo, onde de cada árvore – uma de cada lado do painel -  florescem as ruas e os nomes dos pioneiros da cidade, representadas por placas de trânsito e de ruas. As placas representam que depois de todo o processo de fundação, começa o processo de organização da cidade. O painel simboliza a organização, o crescimento e a evolução de Maringá. Nele também está representada a educação, a agricultura, o esporte, a mulher no mercado de trabalho, fatores que contribuíram para o crescimento da cidade.

Conhecimento
“Passado e presente unidos pela história”. Esse painel mostra a evolução do próprio homem, tendo a religião representada pela bíblia, o conhecimento presente nos livros e a representação de profissões como medicina e jornalismo. Relógios mostram que o tempo não pára e as coisas estão sempre evoluindo. Também está representada a arte, a família, pensadores antigos como Sócrates e Platão e símbolos como as araucárias, representando a natureza do Paraná, em meio a um código de barras e um computador, lembrando a evolução da tecnologia. No painel foi usado o mosaico, uma técnica antiga que resiste ao tempo. A intenção é mostrar que é preciso sempre seguir em frente.

Os transportes de 1974
Um outro painel representa o ano de 1974 em Maringá, quando o viaduto estava sendo planejado à mão, sem computador, mas que precisava ser feito, pois a cidade estava crescendo muito. Vários veículos utilizados naquela época, como a rural, a catita (primeiro ônibus que veio para Maringá) e o maverick, foram feitos em mosaico. O objetivo do painel é deixar a mensagem de que o tempo passa, a organização acontece, as pessoas vêm e vão, deixando sua marca no seu tempo.

Cotidiano do homem
Mostra o dia-a-dia do homem na cidade correndo, trabalhando, sua rotina.

Infância
Mostra a ingenuidade da criança, com peças de brinquedos rolando, livros infantis, crianças sonhando, felizes e brincando. Representa também a cultura e a dança com a figura de uma bailarina.

Últimas notícias

Categorias