Unicesumar
Unicesumar

Secretário encontra-se com dirigentes e destaca novas políticas para o esporte


Em encontro hoje à tarde no Cesumar, com secretários de esportes de toda a região, técnicos esportivos, representantes do Conselho Regional de Educação Física e o reitor Wilson de Matos Silva,  o secretário especial de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, destacou as novas políticas de Estado para a área e anunciou um aumento significativo dos recursos a serem investidos em 2012 para o desenvolvimento do esporte no estado.

Segundo o secretário, a previsão é que o governo invista no ano que vem R$ 80 milhões em políticas de esporte, valor onze vezes maior que os atuais 7,5 milhões deixados no orçamento deste ano pelo governo anterior.  "Nós tínhamos um  valor irrisório de aplicações, culpa de uma política de governo, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade por meio de uma nova gestão, que valoriza o esporte e reconhece a sua importância", disse ele.

Roman anunciou que a pasta de esporte criada no atual governo como uma secretaria especial, ganhará status de Secretaria de Estado do Esporte a partir de 1º de janeiro e que a Paraná Esporte será transformada em um instituto para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento, o IPCA - Instituto Paranaense de Ciência do Esporte.

O secretário disse também que um dos trunfos do governo para aumentar os investimentos na área é a parceria com empresas estatais e a criação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que deve ser aprovada até o final do ano, propondo a renúncia de ICMS para empresas que investirem em projetos esportivos.

"Com a criação da Lei Estadual, recursos do próprio Governo e a captação de verbas com a lei federal de incentivo ao esporte é que pretendemos alcançar 80 milhões de reais de aplicação de recursos no ano que vem", esclareceu o secretário, ao informar que seis projetos já estão aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, assegurando R$ 42 milhões para 2012.

Roman disse que o Estado pretende desenvolver o esporte em quatro linhas: na base escolar,  parte social, esporte de competição e o esporte de alto rendimento. Afirmou que uma das prioridades é a implantação de pistas de atletismo em praticamente todos os municípios por se tratar de um esporte fácil de trabalhar e que dá bons resultados, mas que não será só isso.

"Mas para que tudo caminhe bem, precisamos do envolvimento de todos, de espírito desarmado e daqui há algum tempo vocês vão ver que vamos fazer diferente e, juntos, com trabalho coletivo, vamos obter êxito em nossos projetos", frisou o secretários aos representantes de mais de vinte municípios.

O encontro com o secretário foi organizado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF9-PR) e o Cesumar com a finalidade de integrar profissionais e comemorar o mês  do educador físico.  O presidente do CREF, Antônio Eduardo Branco, esteve presente e ressaltou a importância dessa aproximação para a valorização do papel do educador físico.

"Sentimos sensibilidade neste governo para com a nossa classe e as atividades pelas quais somos responsáveis. Cabe a nós agora darmos respaldo aos programas e fazer nosso trabalho muito bem feito para que a sociedade nos reconheça como profissionais imprescindíveis à sua saúde. É um direito da sociedade ter assistência em educação física com boa qualidade", enfatizou.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, também acompanhou a reunião. Para  Silva, a falta de investimento no esporte é ruim para a sociedade. Ele lembrou que a maioria das escolas brasileiras ainda hoje não tem energia elétrica e sequer uma quadra esportiva. Segundo o reitor, "não é só dinheiro que o Brasil precisa, é vontade política".  

Últimas notícias

Categorias