Unicesumar
Unicesumar

Semana das Agrárias é aberta com palestra sobre cooperativismo


Prestigiada por representantes de vários órgãos da agricultura, foi aberta ontem (06) à noite a 1ª Semana das Agrárias do Cesumar. Estiveram presentes o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura, Renato Machado, o gerente geral da Emater, Romualdo Faccin, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos , Osvaldo Danhoni e o presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, além do reitor Wilson Matos e diretores da instituição.

Cerca de trezentos estudantes e professores de Agronomia, Agronegócio e Administração também acompanharam a programação da primenirta noite, que foi aberta pelo coordenador do evento, o professor Odacir Zanatta. Ele ressaltou a importância dos temas que serão tratados num momento em que "a nossa agricultura e agronegócio passam por grande transformação, merecendo por isso um alto nível de reflexão".

A palestra da primeira noite foi sobre "a importância do cooperativismo para o agronegócio" e teve como expositor o presidente da Coamo (Cooperativa Agroindustrial de Campo Mourão), engenheiro agrônomo Aroldo Galassini,

Dirigente de uma cooperativa fundada em 1970, que conta hoje com 19 mil associados e 4 mil funcionários, Galassini disse que o segmento do cooperativismo funciona muito bem principalmente no agronegócio, onde mais se desenvolveu no Brasil. .

"O cooperativismo desenvolve muito o meio rural, desde assistência técnica, produção a desenvolvimento de pesquisa. Desenvolve também o agricultor como um todo, porque trabalha com o lado econômico e o social", disse ele.

Para Galassini, fazer palestra em um encontro como a Semana das Agrárias é importante para levar à juventude informações pertinentes aos seus campos de atuação.

"O cooperativismo é uma grande fonte de empregos. Para se ter uma idéia, a Coamo tem 185 engenheiros agrônomos no campo. Entra ainda com a industrialização e exportação. Temos um terminal marítimo próprio, em que fretamos navios e colocamos o produto direto na Europa. É uma série de coisas que é interessante que a juventude fique sabendo para quando sair da faculdade saber os caminhos que pode tomar", completou.

Conforme Galassini, o cooperativismo começou no Rio Grande do Sul e o Paraná importou a experiência por volta dos anos 70, mas hoje é mais forte do que o próprio estado onde se originou. "Hoje o cooperativismo no Paraná vai muito bem e grande parte da economia é gerada por este setor. Só para se ter uma idéia, cerca de 25% da agroindústria do Estado está nas mãos das cooperativas", finalizou o presidente da Coamo em entrevista concedida antes de sua palestra.

Programação

A Semana das Agrárias prossegue até quinta-feira com a realização de quinze minicursos que vão tratar de agricultura orgânica, comercialização de grãos, novas tecnologias, licenciamento ambiental, integração lavoura-pecuária e aspectos técnicos e econômicos na pós-colheita, além de muitos outros assuntos.

Amanhã, dia 8, haverá palestra à noite sobre "Perspectivas para as principais commodities agrícolas". O tema será abordado pelo superintendente industrial da Cocamar, engenheiro agrônomo Celso Carlos dos Santos Júnior.

Últimas notícias

Categorias