Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
23/02/2010
Jornalista recém-formada é aprovada em concurso com exigência de diploma
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Jornalista recém-formada é aprovada em concurso com exigência de diploma
Michely Massa no momento que recebeu o diploma de jornalista, no dia 12 passado, das mãos da coordenadora do curso, Cibele Abdo
  Notícia(s) Relacionada(s)
A queda na exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista parece não afetar a situação dos diplomados. Um dos indicativos de que o diploma continua valorizado é a exigência do mesmo nos concursos públicos oferecidos para jornalistas. Que o diga Michely Massa Pereira, formada no ano passado pelo Cesumar e que acaba de passar no concurso da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Governador  Valadares, cidade de Minas Gerais de quase 300 mil habitantes.

Uma das exigências desse concurso era o diploma superior na área.  Antes de chegar a ele, no entanto, Michely pesquisou vários outros concursos públicos para jornalistas e concluiu que todos exigiam diploma. "Isso me deu a certeza de que a faculdade que fiz foi importante e graças a ela estou com emprego garantido."

Segundo a jornalista recém-formada, alguns concursos exigiam ainda experiência na área e pós-graduação em assessoria de imprensa. "Nessa minha busca, vi que campo de trabalho para jornalista existe, basta procurar." Mas ela fez um alerta aos novatos: "é preciso ler bastante, estudar os conteúdos da faculdade porque é isso que cai em concurso; e os conteúdos de assessoria de imprensa, então, é preciso digerir".

Para a coordenadora de Jornalismo do Cesumar, Cibele Abdo Rodella, a exigência do diploma é uma tendência entre as empresas de comunicação. "Mesmo que não exista mais a obrigatoriedade legal, vemos que os veículos continuam procurando profissionais qualificados e que tenham formação superior na área", disse ela, lembrando de um recente concurso que a Universidade Federal do Paraná fez para jornalista que exigia diploma. "Constantemente temos visto casos assim e isto é muito satisfatório."