Unicesumar - Nova marca

Trote estimula solidariedade no campus
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Trote estimula solidariedade no campus
Estudantes fizeram doação de sangue durante o período noturno
  Notícia(s) Relacionada(s)
Ontem à noite, o Cesumar promoveu o Trote Solidário dos calouros de 2010, estimulando entre os estudantes o espírito de solidariedade. A prática do trote pacífico foi instituída no Cesumar há doze anos pelo reitor Wilson de Matos Silva, como forma de evitar qualquer tipo de violência durante essas comemorações.

Dentro desta política, a instituição realiza ações solidárias para receber os novos estudantes.  Os  calouros foram convidados a participar voluntariamente do trote solidário, ontem à noite, fazendo a doação de sangue a um dos bancos de sangue da cidade. Durante todo o período de aula noturno, várias turmas se dirigiram ao local de coleta para fazer doação.

Estudantes como Bruno Koiti Matsubara e Letícia Gomes de Souza, de Administração, disseram que sempre tiveram vontade de fazer doação e com o convite na sala de aula sentiram-se estimulados. "Foi super tranquilo e para mim esse gesto solidário foi  importante", disse Bruno.

O médico Walter Luiz Mori, diretor geral do Banco de Sangue Dom Bosco, observou que esse tipo de ação é "muito positiva, ajuda os jovens a desmistificarem o medo e muitos acabam se tornando doadores freqüentes".

Para o reitor Wilson Matos, o momento de entrada para a faculdade é de comemoração, mas não significa que os estudantes possam exagerar em atos de violência contra o próximo, como ainda hoje se verifica em algumas universidades brasileiras. "Há anos instituímos o trote solidário e isso definitivamente acabou com as brincadeiras violentas na chegada dos calouros. A cultura da paz está plenamente assimilada em nossa instituição", concluiu o