Nos dias 09 e 10 de março, aconteceu o 16º Dia de Campo da Unicesumar, e você, claro, sempre será o nosso convidado especial para conhecer os detalhes no nosso blog post de hoje. Vamos lá?

O que é o Dia de Campo?

O Dia de Campo é um dos maiores eventos da Unicesumar. É um evento voltado para os cursos que têm alguma relação com a área de Ciências Agrárias. Nele, acontecem palestras e exposições de equipamentos, tecnologia, animais e serviços ligados ao agronegócio. Esse evento ocorre duas vezes ao ano: em março e agosto. Em março, temos o Dia de Campo voltado para culturas da safra de verão. Em agosto, temos as culturas da safra de inverno. O evento é realizado na Fazenda Unicesumar – Biotec. Além das atrações, ainda acontece um concurso de produção de Soja Solteira, com visitas de colégios municipais e estaduais de Maringá-PR.

img-20180311-wa0074
img-20180311-wa0073
img-20180308-wa0051

Quem pode participar?

O Dia de Campo é um evento gratuito e aberto ao público em geral. Por isso, independente da área que você atua, será bem-vindo!

Quais são os cursos participantes?

O 16º Dia de Campo de Agrárias contou com a participação de alunos dos cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócios, Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Gestão Ambiental, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e do mestrado em Tecnologias Limpas. O evento contou com muitos alunos do curso de Agronegócio do polo de Maringá, Cascavel-PR e de Santos-SP, além de muitos ex-alunos.

img-20180310-wa0002
20180310_110728
Dia de Campo Unicesumar

Qual é o objetivo do projeto Dia de Campo?

O objetivo do evento é integrar os alunos da Unicesumar com o que tem de novo no meio rural: pesquisas, palestras e tecnologias aplicadas tanto para a agricultura, quanto para a pecuária. Além disto, o aluno tem a oportunidade de entrar em contato com empresas ligadas ao agronegócio e aumentar sua rede de relacionamento.

Como foi o Dia de Campo?

O evento contou com a presença de quase 50 empresas. Houve demonstração de um avião agrícola fazendo a simulação de pulverização de defensivo agrícola. Também teve exposição de equipamentos agrícolas, tratores, caminhões, canteiros de cultivares da safra de verão (milho, soja, girassol, hortaliças, entre outros), exposição de animais da fazenda da Unicesumar e a demonstração, por alunos do curso de medicina veterinária, de criação de pequenos animais, como os coelhos, além de atividades ligadas a piscicultura, equinos (cavalos de competição, como o quarto de milha e o de lazer como o mini-horse), bovinocultura de leite e de corte, como o wagyu, que é uma das mais caras do Brasil.

No espaço “Agronegócio”, havia presença de instituições financeiras, como o Sicredi, revendedoras de veículos, Sanepar, agroindustriais familiares, consultorias juniores, como a Uniagro, que é a consultoria júnior da Unicesumar para os cursos de Agronomia e de Agronegócio – com monitoria formada por alunos de Agronegócio EAD de todo o Brasil. Muito bacana, não é?

20180310_141612
img-20180309-wa0029

Palestras

O evento contou com muitas palavras de diversas áreas, por exemplo: “Controle de Plantas Daninhas da Soja e Milho”, “Tecnologias de Aplicação e Utilização de Aeronaves na Pulverização de Produtos Fitossanitários” e “Uso de Nutracêuticos em Animais de Produção”.

O que é o concurso Soja Solteira

O concurso de Soja Solteira é o primeiro realizando em Maringá. Teve como objetivo demostrar o potencial de produção de uma planta de soja. Para isso, alguns alunos e produtores se escreveram no Dia de Campo de inverno, que ocorreu em agosto de 2017, onde tinham que plantar sementes de soja, fornecida pela IES. No evento, deveriam trazer o pé de soja. A comissão julgadora fez a contagem de todas as vagens de cada planta de soja do concurso no sábado. Cada uma precisava conter pelo menos um grão de soja. O ganhador foi o aluno do curso de Agronomia da Unicesumar, Luiz Bocaletti, com 1.486 vagens. O segundo foi Rafael Henrique Depieri. E, em terceiro lugar, ficou o aluno Jeferson Luiz Gevarovsky, do curso de Agronegócio do polo de Cascavel.

Quais foram os aprendizados para os participantes?

No ponto de vista do coordenador Silvio Silvestre, “o aluno pôde aprender sobre as principais culturas da safra de verão, os benefícios e como é feita a aplicação aérea de defensivos agrícolas. Na área da pecuária, ele conheceu uma forma de diversificar a renda com a criação de coelhos. Além disto, os alunos puderam assistir a diversas palestras”.

Confira a programação completa do 16º Dia de Campo de Agrárias das Unicesumar no site.

Conheça a Unicesumar

Visite o site e conheça os cursos de graduação e pós-graduação.

Avalie este post