O curso de Gestão Hospitalar tem ganhado cada vez mais destaque entre aqueles que estão escolhendo qual profissão seguir.

Isso porque, na área da saúde, a dificuldade não é só a de investir em infraestrutura e em profissionais de diferentes especialidades. O grande desafio hoje tem sido encontrar pessoas qualificadas para trabalhar na administração de hospitais e clínicas.

Se essa é uma profissão que parece interessante para você, que tal saber mais sobre ela? Continue lendo para descobrir o curso de Gestão Hospitalar!

cta1

Como é o curso de Gestão Hospitalar

Com foco em gerenciamento, o curso de Gestão Hospitalar é uma boa escolha para quem deseja trabalhar em instituições públicas e privadas ligadas ao bem-estar das pessoas.

A formação é ampla e inclui conhecimentos sobre:

  • planejamento; 
  • infraestrutura;
  • custos; 
  • finanças;
  • logística;
  • impactos ambientais das atividades de saúde;
  • recursos humanos, entre outros.

Por ser oferecido na modalidade tecnólogo – um tipo de formação superior mais rápida –, tem duração de apenas 36 meses.

Além disso, saiba que é possível fazer o curso de Gestão Hospitalar EAD, ótimo para quem tem uma rotina apertada.

SAIBA MAIS: veja 3 modelos de currículo para encher os olhos das empresas

Conheça as principais matérias do curso de Gestão Hospitalar

1. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

Além da infraestrutura, um hospital é também formado por pessoas, profissionais que todos os dias têm a missão de cuidar de quem precisa.

É por isso que, no curso de Gestão Hospitalar EAD, você vai ser preparado para gerir colaboradores de várias especialidades e desenvolver equipes na área da saúde, por meio de conceitos e práticas de recursos humanos.

Isso envolve técnicas de treinamento, desenvolvimento, motivação, entre outras, capazes de aumentar a eficiência dos colaboradores.

Nessa matéria, você também vai ter contato com iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e criar boas relações interpessoais. Afinal, estes fatores impactam diretamente o ambiente de trabalho.

2. Hotelaria e Estrutura Hospitalar

Até pouco tempo atrás, as únicas preocupações dos hospitais brasileiros eram contar com médicos competentes e manter o local limpo. Mas aos poucos a lista de preocupações aumentou.

As pessoas passaram a conhecer melhor os seus direitos, exigindo um bom atendimento nos hospitais. Com isso, as instituições começaram também a se preocupar com o conforto dos pacientes e familiares.

Isso se tornou muito importante, a ponto de figurar como uma das principais matérias do curso de Gestão Hospitalar.

3. Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área da Saúde

Toda instituição de saúde, para funcionar bem, precisa ter um bom suprimento de materiais. Do contrário, é impossível fazer as atividades com a qualidade esperada e deixar os pacientes satisfeitos.

Por outro lado, você vai aprender no curso que a administração sempre procura garantir a qualidade e controlar os custos ao mesmo tempo.

É por isso que o curso de Gestão Hospitalar EAD aborda esta estratégia, originada na indústria.

A busca por práticas mais eficazes de gestão da cadeia de suprimentos ajuda os hospitais a se manterem competitivos.

4. Marketing Hospitalar

Por muito tempo, o marketing foi visto na área da saúde como um meio de explorar doenças e pacientes. Mas esse cenário vem mudando e os cursos já contam até com esta disciplina na grade curricular.

O intuito é usar as estratégias do marketing para identificar pontos de melhoria, descobrir quais são as demandas dos pacientes e fornecer um atendimento cada vez melhor.

Você vai aprender no curso que o Marketing Hospitalar, diferentemente de quando usado pelas marcas, não quer criar necessidades para ninguém.

O foco, na verdade, é oferecer uma experiência mais positiva para os pacientes.

5. Biossegurança

Toda atividade possui os seus riscos e não seria diferente na saúde. Nos hospitais, além dos riscos para os profissionais, saiba que há vários outros que podem afetar a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Evitar os riscos é o objetivo da Biossegurança, outra das disciplinas ministradas no curso de Gestão Hospitalar EAD.

Boas práticas nas instalações laboratoriais, por exemplo, são necessárias para proteger os colaboradores.

O mesmo acontece em relação às medidas usadas para evitar a transmissão de doenças, inclusive epidemias.

Curso de Gestão Hospitalar - áreas

O que é preciso para ser um bom gestor?

Se você está interessado em se tornar um gestor hospitalar, vale a pena conhecer as características que esse profissional precisa ter.

Veja, a seguir, algumas delas:

Organização

Cuidar de um hospital ou clínica exige bastante organização. Isso porque o trabalho do gestor impacta diretamente o desempenho de todas as áreas da instituição de saúde.

Quando a administração é desordenada, todo o resto fica comprometido. Para que todos possam fazer suas funções com qualidade, o gestor hospitalar deve prezar sempre pela máxima organização dos processos de trabalho.

Espírito de liderança

Saber liderar faz parte das principais características de todo bom gestor. Aquela ideia de chefe autoritário, que dá ordens, deve passar bem longe daqui.

Um líder é respeitado pelas pessoas, transmite segurança para os colaboradores e sabe delegar. E, claro, sem interferir no trabalho dos que estão abaixo dele.

Flexibilidade

Na área da saúde, você deve saber que o inesperado aparece o tempo todo. Por mais preparado que um hospital esteja, vez ou outra surgem situações que demandam uma solução rápida.

Para conseguir resolver problemas urgentes e lidar com funcionários e pacientes, o gestor hospitalar precisa ser flexível. Ainda que seja importante manter o foco, mudanças são sempre necessárias.

Capacidade analítica

Assim como um médico faz o diagnóstico do paciente, o gestor precisa analisar a instituição de saúde para identificar os problemas. Para isso, ele precisa conhecer bem o que cada setor faz.

A partir daí, esse profissional pode pensar e propor práticas que visem melhorar os processos da clínica ou hospital.

Não deixe de investir em qualificação

Como você deve ter notado, o curso de Gestão Hospitalar é promissor para quem deseja trabalhar na administração de instituições de saúde.

E, por fornecer os conhecimentos necessários, é o primeiro passo para conseguir um emprego na área.

Ainda, o fato de ser oferecido na modalidade EAD, torna o curso ainda mais atrativo para quem precisa conciliar os estudos com um dia a dia agitado.

Você tem dúvidas sobre como é o mercado de trabalho para quem se formou a distância? Então baixe nosso material exclusivo e encontre as respostas para as suas perguntas!

cta2

Comentários

Comentários