A tecnologia cresce e avança a cada dia que passa. Da mesma forma, ganha mais fãs e aficionados o tempo todo. Como resultado, muitos amantes da tecnologia acabam decidindo estudar e trabalhar neste setor profissional. Conheça o curso de Engenharia de Software EAD (a distância) e saiba se este ramo da engenharia pode ser o caminho para você.

Aqui, você conhecerá melhor o trabalho de um engenheiro de software, suas rotinas profissionais, as características da formação superior e as vantagens de se fazer o curso de Engenharia de Software a distância.

engenharia de software ead - cta1

O que faz um engenheiro de software?

A Engenharia de Software é um dos ramos mais recentes, promissores e crescentes da engenharia. Embora os softwares em si não sejam uma tecnologia tão jovem assim, possuindo cerca de sessenta anos, a Engenharia de Software como ciência e curso superior são bem mais recentes.

O engenheiro de software é o profissional responsável pelo desenvolvimento de softwares e programas para computador. Sua função é projetar, desenhar, testar e revisar o funcionamento e as potencialidades dos softwares para diversos sistemas eletrônicos.

Dentre os produtos que este profissional pode criar, estão plataformas digitais, jogos, sistemas de administração e sistemas embarcados. Pode trabalhar também no replanejamento, a fim de melhorar o desempenho de algum software já existente.

O bacharel em Engenharia de Software EAD tem possibilidades de emprego tanto no setor privado como em iniciativas estatais, dada a importância de sua atividade para ambos os ramos.

Um profissional moderno como o engenheiro de software tem sido cada vez mais contratado por startups, empresas iniciantes que se baseiam em técnicas e tecnologias inovadoras para crescer de maneira sustentável e altamente rentável.

É comum ainda que os engenheiros sejam os próprios responsáveis pelas empresas, unindo seus conhecimentos à visão empreendedora.

Saiba diferenciar os ramos profissionais

Existem alguns profissionais que lidam com a tecnologia. Cada um com sua respectiva atividade, foco profissional e seu próprio curso superior: a Ciência da Computação, a Engenharia da Computação e a Engenharia de Software. Vamos diferenciá-los para que se torne mais simples compreender o que cada um faz.

Cientista da computação: conhece todo o computador sob uma perspectiva teórica. Possui também noções de software, mas está mais preocupado com algoritmos e séries lógicas que são utilizadas dentro da computação.

Engenheiro de computação: a atividade deste profissional é mais pautada pelo conhecimento em hardware, ou seja, as partes físicas do computador, seu respectivo desempenho e planejamento.

Engenheiro de software: conhece todo o computador, mas se foca no desenvolvimento de software (ou seja, programas) e sistemas digitais para os dispositivos eletrônicos.

Pegando carona na multiplicação dos usuários de dispositivos eletrônicos e digitais no Brasil e no mundo, cada vez mais empresários estão percebendo as possibilidades e potenciais da Engenharia de Software e de outros ramos empresariais voltados à tecnologia.

Engenharia de Software EAD

No que diz respeito ao desenvolvimento de programas e plataformas eletrônicas, apenas no Brasil são cerca de 14 mil empresas envolvidas neste negócio. Dessas, 72% se dedicam à comercialização e distribuição de softwares, enquanto 27% prestam serviços de informática.

Em quantias financeiras, este setor movimenta cerca de R$ 27 bilhões e emprega cerca de 120 mil pessoas diretamente, números que tendem apenas a aumentar.

O Brasil é o oitavo país no ranking mundial de desenvolvedores, distribuidores e fabricantes de programas para computador. Especialmente no que diz respeito à produção de softwares para celulares e tablets, o crescimento do mercado é ainda maior e emprega vários engenheiros de software.

O bacharelado em Engenharia de Software EAD

Dentre as habilidades presentes na matriz curricular do curso de Engenharia de Software EAD estão conhecimentos principalmente relativos à Engenharia, à Matemática, Gestão de Produção, Arquitetura, Estética e conceitos de programas.

O aluno de Engenharia de Software terá disciplinas introdutórias com matrizes semelhantes a qualquer Engenharia. Entretanto, há adição de algoritmos e outras temáticas lógicas mais voltadas ao uso de softwares e eletrônica.

O curso passa por todas as etapas inerentes à produção de softwares de determinados tipos. Ele dedica bastante tempo a cada dispositivo que o futuro engenheiro terá que conhecer e lidar para conseguir programar. Isso inclui computadores, tablets, smartphones de vários sistemas e outros aparelhos.

Ensino a distância

Os cursos superiores à distância se tornaram reconhecidos pelo MEC em 2005 e, desde este ano, são reconhecidos da mesma maneira que os cursos presenciais.

O curso Engenharia de Software a distância é composto de 16 módulos, cada um com duração de 10 semanas. Os módulos possuem aulas conceituais, atividades, mapas (um método de relato e avaliação das atividades) e fóruns para discussão com colegas e professores.

O aluno pode assistir às aulas em casa, pela internet ou em algum polo presencial da instituição. Caso perca algum conteúdo, as aulas ficam disponíveis no banco digital da faculdade para consulta. Materiais didáticos são disponibilizados gratuitamente em meios impressos e digitais aos acadêmicos.

Acesse a página do curso de Engenharia de Software EAD da Unicesumar e informe-se sobre como fazer o curso e se consolidar no mercado de trabalho.

engenharia de software ead - cta2

Avalie este post