Você sabe o que independência financeira significa? É muito mais do que ter dinheiro suficiente para bancar as próprias contas, viajar e fazer o que quiser sem precisar pedir ajuda de ninguém.

Na verdade, esse tipo de independência está relacionado com a escolha de trabalhar ou não. Interessante, não é? Ainda mais porque muitas vezes parece impossível que isso aconteça, já que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas trabalhar pelo seu próprio sustento. Mas você vai gostar de saber que não é tão difícil assim.

Continue lendo o artigo para entender mais sobre o que é ser financeiramente independente e a importância disso na sua vida. Você também vai conferir algumas atitudes que vão ajudar a chegar lá. Dê uma olhada nos 9 passos a seguir e voe cada vez mais longe!

Independência financeira: o que é e por que ela é tão importante?

O significado de independência financeira pode ser um pouco nebuloso para algumas pessoas. Isso porque ela costuma estar associada à ideia de alguém que mora só, não depende dos pais, sai com frequência, viaja e paga os boletos tranquilamente. Mas fique sabendo que vai muito além disso.

Quem conquista a independência financeira é a pessoa que consegue arcar com as despesas do mês sem, necessariamente, ter um trabalho fixo. Você deve estar pensando: e de onde vem o dinheiro? Do chamado patrimônio!

Aqui, outra confusão costuma surgir, pois patrimônio não inclui só um carro ou uma casa. Uma reserva de dinheiro, como a poupança, também faz parte dele. Sendo assim, o objetivo é viver do rendimento do patrimônio.

Aqueles que buscam a independência financeira, em vez de deixar o dinheiro na poupança, fazem aplicações para ele render mais. Assim, aumentam o seu patrimônio, e chega um momento em que o dinheiro é que trabalha para eles, gerando um bom valor só com rendimentos.

Ainda que conseguir bancar todas as despesas com os próprios rendimentos seja incrível, isso não quer dizer que você tenha que parar de trabalhar. Afinal, uma das maiores vantagens de ser financeiramente independente é a liberdade de escolha.

Isso significa que você pode fazer aquilo que quiser da sua vida, trabalhar com o que mais gosta, livre do receio de não conseguir pagar as contas no final do mês, já que isso já está garantido. O seu trabalho passa, na verdade, a ser um hobby.

Quais são os 9 passos para alcançar a independência financeira?

Essa tal de independência financeira parece cada vez mais interessante, não é mesmo? Como explicamos, não é impossível chegar lá, mas também não é de qualquer jeito que você vai conseguir. É preciso adotar algumas ações e estratégias que vão evitar que você entre no círculo vicioso de ganhar dinheiro e gastar tudo.

Confira a seguir o que fazer para dar os primeiros passos em direção à sua independência financeira e não ter que trabalhar para sobreviver!

1. Diagnostique sua vida financeira

Antes de qualquer coisa, você precisa saber ao certo como anda a sua situação financeira. Tire um momento para analisar de forma criteriosa como estão as suas finanças, calculando o valor que entra todo mês e cada uma das contas e dívidas que você tem.

É importante entender quanto dinheiro já está comprometido e ter uma visão clara do que você gasta, para que possa, também, identificar aspectos em que é possível fazer economias. Ainda, isso é essencial para entender quais dívidas estão em aberto, quando elas vão terminar e o valor que sobra todos os meses para você usar como bem entender.

Sem conhecer a sua vida financeira fica difícil estabelecer metas, entender quanto dinheiro pode ser guardado e identificar ralos que podem estar comprometendo suas finanças. Isso também ajuda a ser mais realista em relação à sua própria situação, ou se se é necessário aumentar a renda.

2. Corte custos desnecessários

Depois, você deve aprender a economizar. Comece a repensar o seu estilo de vida e veja onde é possível cortar gastos. Sempre há uma coisa ou outra que pode ser deixada de lado para o bem da sua saúde financeira.

Você não precisa parar de sair com os amigos e fazer o que gosta. Entretanto, se já tem roupas suficientes, por exemplo, não tem por que comprar um vestido ou uma camiseta nova, concorda?

Isso tudo vai ajudar a poupar um pouco ao final do mês. E, claro, caso tenha alguma dívida, tente se livrar dela quanto antes!

3. Faça um planejamento financeiro

A educação financeira é algo que, infelizmente, não faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Por isso, é muito comum as pessoas terem dívidas e dificuldade para pagar as contas ou guardar dinheiro. Mas se você acreditar na importância do planejamento financeiro, não vai ser uma delas!

Faça um cálculo de quais são os seus gastos mensais, ou seja, de quanto você precisa para passar o mês. Para manter o controle, uma dica é anotar tudo e contar com o auxílio de um aplicativo de finanças pessoais.

A tecnologia ajuda você a acompanhar para onde vai o seu dinheiro, pois até o cafezinho na padaria deve ser incluído na lista de gastos. Assim, você evita estourar o seu orçamento.

4. Trace objetivos para sua vida

Já parou para pensar no que você quer fazer nos próximos anos? Enquanto uns desejam conhecer outros países, outros sonham em ter um carro e uma casa própria. Seja qual for a sua prioridade, ela deve ser encarada como uma meta. Isso vai ajudar você a economizar, concentrar seus esforços e não perder o foco dos objetivos.

Mas não se esqueça de que cada meta traçada precisa ser realista e condizente com aquilo que você pode nesse momento e, sempre que ela for alcançada, comemore. São os pequenos passos que vão fazer com que você consiga alcançar a sua independência financeira.

Por mais desafiador que seja reduzir os gastos, com o olhar voltado para as metas você vai conseguir guardar dinheiro para o futuro e conquistar a sonhada independência financeira.

5. Aprenda a celebrar as metas alcançadas

Você já deve ter ouvido falar que toda longa caminhada começa com o primeiro passo, certo? Quem já chegou à metade do caminho um dia esteve no começo, onde você está agora. Nada melhor do que celebrar cada pequeno trecho trilhado para ter ainda mais motivação.

Construir um patrimônio leva certo tempo. Ainda, depende de quanto você consegue guardar por mês e do tipo de investimentos que faz. Mas ainda que seja um rendimento de poucos Reais, isso já é um grande lucro para você. Afinal, foi um dinheiro que você ganhou sem precisar fazer qualquer esforço.

Valorize cada uma dessas pequenas conquistas porque, enquanto você estiver vendo números positivos, significa que as coisas estão dando certo. Comemore também todas as vezes que conseguir fazer uma economia maior, quando quitar uma dívida e tudo mais que favorece o seu patrimônio.

6. Invista em qualificação

Se você pretende construir um patrimônio, é preciso buscar melhores empregos, com salários mais altos. Como querer não é poder, saiba que você deve apostar na sua formação profissional para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Afinal, as empresas valorizam muito mais as pessoas que têm uma formação na área em que pretendem atuar. Sendo assim, procure uma boa instituição de ensino que ofereça o curso de graduação que você gostaria de fazer.

Aqui, vale dizer que a mensalidade do curso não deve ser encarada como um gasto. A faculdade precisa ser vista como um investimento que vai trazer retorno financeiro e ajudar você a colher bons frutos no futuro.

7. Faça uma reserva de emergência

Como já deu para perceber, a independência financeira depende de muito preparo e organização. Parte desse preparo é criar uma reserva de emergência, que nada mais é do que uma espécie de poupança suficiente para bancar seus gastos por até 6 meses.

Não pense que isso é exagero. Essa é a atitude que vai evitar que você acabe se endividando e sujando seu nome, caso fique sem trabalho ou algum imprevisto apareça no meio do caminho.

Com uma reserva de emergência, você não precisa entrar em desespero por medo de não conseguir pagar os boletos ou se ver na obrigação de abrir mão do que você gosta de fazer.

8. Aprenda a investir

Por fim, um passo bem importante é saber como funcionam os diferentes tipos de investimento. Quem nunca teve contato com o mercado financeiro costuma ficar perdido na hora de investir. Mas saiba que independência financeira e estudo caminham juntos.

Existem diversos tipos de produtos de renda fixa que rendem mais do que a poupança. Além deles, há outras modalidades de aplicações, sendo que cada uma delas é mais adequada a um perfil de investidor.

No começo, os ganhos são baixos. Com o passar do tempo, os rendimentos tendem a melhorar, já que quanto mais dinheiro guardado você tem, maiores são os ganhos. O objetivo é conseguir uma espécie de salário todo mês a partir do dinheiro investido.

9. Reavalie seus planos periodicamente

Lembre-se de que é importante reavaliar seus planos periodicamente. Afinal, mudamos de opinião com o passar do tempo, assim como surgem novos objetivos e necessidades. A vida fica diferente, então, seus planos para alcançar a independência financeira precisam se adequar a essa realidade.

Adquira o hábito de olhar para os seus objetivos, refazer o diagnóstico da sua vida financeira e replanejar tudo se for necessário. Analise se você está alcançando bons resultados e caminhando conforme o que você esperava.

Não tenha medo de mudar, conhecer coisas novas, analisar tendências, porque assim você se adapta e aproveita melhores oportunidades que estão surgindo. Seu planejamento se mantém atualizado conforme aquilo que traz mais vantagens e de acordo com o que você deseja para si.

Como acreditar e chegar lá?

É claro que a independência financeira não vai chegar da noite para o dia. Você vai precisar de muita determinação, dedicação e comprometimento com os seus objetivos. Acompanhe os passos listados aqui e comece desde já a tomar as atitudes que estão ao seu alcance.

Além de se planejar, traçar suas metas e mudar seus hábitos, você pode começar a buscar as melhores alternativas para dar um gás na sua vida profissional. Afinal, você precisa de um trabalho agora para construir o seu patrimônio e alcançar a independência financeira. Que tal começar escolhendo uma boa faculdade para trilhar uma carreira de sucesso?

Gostou das dicas? Curta a página da EAD Unicesumar no Facebook para acompanhar outros temas interessantes e ficar por dentro das novidades do mundo da educação!

cta_2_curriculo

Avalie este post

Comentários

Comentários