Como você já deve saber, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demanda dos estudantes uma preparação diferenciada dos vestibulares tradicionais. O fato é que a prova é extensa e apenas saber a matéria não garantirá um bom resultado. É aí que entram as vantagens de treinar para o grande dia, a partir dos simulados do Enem!

Para se dar bem no exame e conquistar aquela vaga tão sonhada na universidade de sua escolha, você precisará estar plenamente adaptado ao estilo e à dinâmica da prova.

Para ajudá-lo nessa etapa de preparação, listamos alguns motivos e dicas que irão convencê-lo a treinar para o grande dia com a ajuda dos simulados do Enem.

Vamos lá?

1. O modelo do Enem

O Enem surgiu em 1998, com a proposta de avaliar a retenção de conteúdo dos estudantes do Ensino Médio. Desde então, o exame evoluiu e sua abordagem mudou. Hoje, ele é adotado no processo seletivo de inúmeras Instituições de Ensino Superior (IES), bem como pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e outros programas governamentais.

O objetivo do Enem é testar os conhecimentos dos futuros universitários em quatro grandes áreas:

  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Linguagens e suas Tecnologias.

Para isso, o exame cobra habilidades de interpretação textual, associação de conceitos e raciocínio lógico. Ou seja, estamos falando de uma prova que testa todos os processos cognitivos que fazem parte da construção de conhecimento e não apenas a memorização (como é o caso da maioria dos vestibulares).

Portanto, entenda o Enem como uma maratona intelectual, física e psicológica. Para obter sucesso, é necessário estar preparado nesses três diferentes níveis.

2. As condições da prova

Cada uma das áreas que mencionamos anteriormente conta com 45 questões, em dois dias de prova.  Isso quer dizer que os candidatos farão 90 questões por dia, além da redação.

Contabilizando o tempo da prova, os estudantes terão cerca de dois minutos e meio para resolver cada questão e mais meia-hora para preencher o cartão-resposta.

Bem apertado, não é verdade?

Então, como conseguir lidar com a tensão do tic-tac do relógio no dia oficial e focar na resolução dos problemas à sua frente?

Simulando as mesmas condições do exame ao longo dos meses de preparação. Isso é importante para verificar sua evolução e ajustar sua estratégia de estudo!

Tenha em mente que apenas resolver exercícios não basta.

É preciso cronometrar seu tempo de resolução de questões do Enem, simulando as condições do dia da prova. Para isso, utilize as versões anteriores do Enem e os simulados que estão disponíveis online.

cta-tempo-enem-1

3. O preparo físico e psicológico

Lembra que comparamos o Enem a uma maratona?

Pois bem, para correr em uma maratona, você precisa aperfeiçoar sua condição física — no intuito de conseguir mais resistência — e psicológica, para saber lidar com a ansiedade diante do desafio.

No Enem, o processo é exatamente o mesmo. Você precisa estudar para adquirir conhecimento, aperfeiçoar sua capacidade de raciocinar sob pressão e de se manter concentrado para resolver todas as questões antes que o tempo se esgote. É preciso também criar uma certa resiliência para conseguir uma boa pontuação.

Afinal de contas, você passará quatro horas e meia (no primeiro dia) e cinco horas e meia (no segundo dia) fazendo a prova. Assim, você precisa empregar todas as ferramentas disponíveis.

Seu conhecimento teórico e habilidades para aumentar sua velocidade de resolução das questões do Enem serão importantíssimos!

4. A avaliação das estratégias para estudar para o Enem

Além de ajudar a fixar os conteúdos estudados, outra vantagem de treinar com simulados é testar, na prática, se suas estratégias de estudo estão dando resultado.

Caso seu desempenho fique aquém do esperado no simulado, você terá um diagnóstico preciso sobre o que precisa ser melhorado e tempo para ajustar sua abordagem até a próxima tentativa.  

Vamos imaginar, por exemplo, que você não está conseguindo terminar a prova dentro do prazo. Ao identificar esse entrave, você pode pensar em uma estratégia que o ajude a otimizar seus esforços, como resolver primeiro questões mais simples ou daquelas disciplinas e assuntos que você tem maior facilidade, antes de tentar as mais difíceis.

Uma opção para monitorar seu tempo e aumentar a eficácia nos momentos de estudar para o Enem é buscar ajuda nos aplicativos de produtividade disponíveis para smartphones.

5. O segredo para uma boa redação

O mesmo acontece com a redação: você precisa analisar as estratégias que surtem resultados positivos. Começar pelo rascunho e passar a limpo depois de ter terminado as questões? Escrever tudo de uma vez?  É preciso comprovar na prática o que funciona melhor para você por meio de diferentes tentativas.

Pontuar bem na redação não depende apenas das habilidades de escrita e da bagagem de leitura, mas da prática na criação de textos dissertativos-argumentativos.

Simulados do Enem são importantes para manter o foco

6. Os pontos fortes e os empecilhos

Se você realizar dois simulados por mês durante seis meses, você obterá autoconhecimento, isto é, você saberá exatamente quais estratégias funcionam melhor e como conseguir o máximo de aproveitamento dentro do prazo proposto.

No dia do exame, você estará plenamente adaptado ao tempo e confortável com a dinâmica da prova.

Sua dificuldade é manter-se focado por muito tempo? Você consegue facilmente raciocinar e resolver problemas matemáticos sob pressão? Ao longo de seus simulados do Enem, mapeie seus pontos fortes e fracos para tentar se aprimorar a partir desse levantamento. Conheça seus empecilhos e aprenda a driblá-los.

Saber empregar da melhor maneira possível os próprios recursos é a chave para fazer uma boa prova.

7. O ganho de autoconfiança

O sucesso no Enem depende, em grande parte, do entendimento da lógica da prova e da disposição para se adaptar à ela. Para evitar surpresas desagradáveis, como “brancos” e ataques de ansiedade, é necessário estar preparado e autoconfiante.

Todos sabemos que a segurança só é conquistada com muito treino. Ao passar pela mesma situação diversas vezes e perceber seu progresso, você ganha confiança nas próprias habilidades.

Nesse sentido, os simulados do Enem e a realização de edições anteriores do exame funcionam como um guia na fase de preparação e um suporte para quando a hora chegar.

8 – Maior possibilidade de se planejar para as questões do Enem

Os simulados do Enem são uma ótima maneira de você entender exatamente o que esperar em uma prova. Como para a maioria dos alunos o dia da prova é o primeiro contato que eles têm com esse teste, o simulado ajuda a mostrar de maneira real como as questões do Enem são apresentadas, como são os enunciados e que tipo de raciocínio será cobrado de você.

Usando os simulados do Enem, você pode também se preparar melhor para as próximas horas de estudo, entendendo quais são aquelas disciplinas que te trazem mais dificuldade (e o que você precisa estudar mais).

Você pode também dedicar uma parte do seu tempo para se atentar às disciplinas que mais domina e pensar em uma estratégia de aprimorar seu resultado em cada uma delas, mas sem perder o foco em melhorar o desempenho nas matérias mais fracas.

9 – Estruture seu próprio horário de treinamento

Como o simulado não tem horário ou data para ser realizado – a escolha é 100% sua – ele permite que você estruture seu próprio horário de estudo e, principalmente, de treinamento.

Por isso, é interessante fazer um planejamento dos seus dias de estudo, detalhando exatamente quais disciplinas serão estudadas e por quanto tempo e, em seguida, programar um cronograma para fazer seus simulados.

Na sua rotina também é preciso levar em consideração os horários para descanso, especialmente após a realização dos simulados do Enem. Lembre-se que, quanto mais perto da data das provas, mais tempo de descanso você pode precisar para estar bem relaxado no dia do teste.

Ficar de olho no tempo é essencial para estudar por simulados do Enem

11 – Dicas para fazer os simulados do Enem da melhor maneira possível

Para tirar o melhor aproveitamento possível no seu simulado, algumas dicas podem lhe ajudar na hora de fazer esse teste:

a. Escolha locais tranquilos para praticar o simulado

Não é todo mundo que consegue se concentrar em meio a um ambiente agitado, com muito barulho e muitas pessoas, para fazer uma prova tão importante quanto o simulado do Enem. Por isso, se você não mora sozinho, é legal procurar um local bem tranquilo para o momento de estudar para o Enem fazer seus testes.

Encontre um espaço que você consiga permanecer concentrado por cerca de 2 a até 6 horas (que é a duração média da prova real). Se for dentro de sua própria casa, procure um quarto ou um espaço de estudos só seu. Para quem não tem esse espaço em casa, vale sair para uma biblioteca pública ou até mesmo àquelas de colégio ou salas de estudo. Durante a semana, os parques, que ficam mais vazios e tranquilos, podem ser uma boa ideia.

b. Um olho na prova e um olho no tempo

Use os simulados do Enem também para treinar seu tempo de execução da prova – afinal, ele também é um fator que pode ser significativo no seu resultado final. Aprenda a equilibrar a sua concentração nas questões, porém sem perder foco no tempo que está gastando. Mesmo assim, saiba não deixar o relógio tirar a sua concentração em uma questão que está lhe tomando mais tempo.

Esse exercício vai lhe ajudar a entender como você reage com relação a essas pressões e como pode treinar para controlá-las na hora da prova.

c. Treine estruturas e outras táticas típicas da prova

As provas do Enem podem ter enunciados diferentes do que você está acostumado a responder em outras questões. As estruturas das questões também podem ser pouco tradicionais, o que pode surpreender um aluno que nunca fez essa prova.

Aproveite o simulado então para explorar bem como são organizadas as estruturas das questões do Enem e o que elas podem exigir de você. Aprenda também a identificar se as respostas que você procura não estão no próprio enunciado da pergunta (isso acontece de maneira muito comum em questões com tabelas, gráficos, mapas ou charges).

Aprender a identificar essas “pegadinhas” pode lhe garantir alguns bons pontos – e tempo extra – na realização da prova.

d. Trace sua própria estratégia

Os simulados do Enem são uma ótima maneira de colocar em prática a sua própria estratégia para fazer o melhor resultado possível nessa prova.

Apesar de muitos professores e colegas compartilharem excelentes dicas e orientações para se dar bem na prova, você é a única pessoa capaz de criar a melhor estratégia para o seu raciocínio e desempenho no teste.

Por isso, use o tempo após a prova para entender o que poderia ter sido feito de maneira mais inteligente e, principalmente, use os próximos simulados do Enem para ver se suas mudanças na estratégias trazem melhores resultados.

f. Quanto mais próximo da prova, mais simulados você deve fazer

A data da prova vai se aproximando e você deve, naturalmente, reduzir o volume de material para estudar para o Enem – tanto para descansar, quanto para não repetir disciplinas que você já viu várias vezes.

Com mais tempo “livre”, você pode aumentar a frequência dos simulados do Enem para treinar as técnicas da prova. Por isso, enquanto no primeiro semestre do ano você chegou a fazer a prova uma vez a cada dois meses, no segundo semestre aumente a frequência para um simulado por mês.

Foque também em variar os tipos de simulados: busque testes de colégios e cursinhos diferentes, assim como de sites e plataformas diferentes.

Não se esqueça também de tornar o cenário bem real para a prova, com mesmo tempo de duração e sem parar o relógio para comer, tomar água ou usar o banheiro, ok?

O simulado é, sem dúvida, a melhor maneira de lhe trazer uma realidade muito similar a que você vai viver no dia da prova. Treinar com ele é uma ótima chance de conseguir melhorar seus resultados para o dia do Enem.

Está interessado em começar a construir seu futuro? Então conheça nossos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo, todos reconhecidos e aprovados com alto conceito pelo MEC!

cta2-rotina-nem

Avalie este post

Comentários

Comentários