Como você já deve saber, a prova de redação do Enem é a mais temida do exame. E não é para menos, visto que geralmente é a avaliação com maior peso nos vestibulares.

Mas tenha uma certeza: produzir uma redação nota 1000 não é impossível! Com uma preparação adequada, você pode tirar uma ótima nota nessa prova. Basta adotar os hábitos de estudos certos.

Pensando nisso, preparamos este post para você conferir o que fazer para se preparar bem para o exame. Continue a leitura e veja quais hábitos ajudam a criar repertório para produzir um texto.

Como é a prova de redação do Enem?

Segundo o site oficial do Enem, a prova de redação exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural), com o tamanho máximo de 30 linhas.

Você deverá redigir o texto em prosa de acordo com a modalidade escrita formal do português. Nessa redação, é preciso defender uma opinião a respeito do tema proposto, utilizando argumentos consistentes e bem estruturados. Além disso, é necessário incluir uma proposta de intervenção ao problema tratado no texto que respeite os direitos humanos. Lembrando que a redação deve ser coesa e coerente, formando uma unidade textual.

cta8

Como se preparar para a prova de redação do Enem?

Agora que você já sabe o que é cobrado nessa prova, confira 5 hábitos para adotar e fazer uma preparação poderosa:

1. Acompanhar as notícias da atualidade

Separe um tempo para acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo. Como vimos, o tema da redação é de ordem social, política ou cultural. Portanto, conferir as notícias diariamente é fundamental para se atualizar sobre os acontecimentos e mudanças da sociedade.

Mas não é preciso ficar obcecado com o noticiário e ler cada fato veiculado ao longo do dia. A dica é ficar atento ao que está em evidência e aparece de modo recorrente na mídia. Atente-se às notícias ligadas aos direitos humanos e movimentos sociais. Se apresentarem novidades ou alterações na maneira em que a sociedade se relaciona, deixe-a arquivada para consultas futuras.

É importante frisar que só a leitura passiva de notícias não será suficiente para fazer uma boa preparação. É preciso refletir e questionar o que acabou de ler. Reflita sobre o que pode estar causando o evento e imagine possíveis desdobramentos do fato reportado. Pensar de maneira crítica fará com que sua preparação seja eficaz e deixará os fatos na sua memória.

Você pode, por exemplo, separar um momento à noite para conferir as principais notícias do dia. No final de semana, pode elencar os acontecimentos mais importantes que ocorreram, assim como rever os fatos mais notáveis dos últimos anos.

2. Ler artigos de opinião

Se você não tem o hábito de ler artigos de opinião, comece a leitura desse tipo de texto hoje mesmo. Afinal, a prova de redação do Enem exige a defesa de uma opinião sobre um tema, não é mesmo? Conhecer opiniões diferentes sobre os mais diversos assuntos é crucial para ficar atualizado e construir um bom repertório.

Portanto, vasculhe a internet em busca de artigos de opinião de diferentes autores publicados em jornais, revistas e blogs, e faça uma leitura ativa. Reflita sobre o que leu, analise como o autor desenvolveu a argumentação e no que se baseou para expressar sua opinião.

Além disso, faça uma atividade extra para deixar o conteúdo na sua memória. Você pode, por exemplo, redigir um parágrafo deixando sua opinião sobre o que foi tratado no artigo.

É importante praticar a escrita na prova de redação do Enem

3. Praticar

A prática regular da escrita é importantíssima para ter sucesso na prova de redação do Enem. Durante a semana, você pode treinar a produção textual escrevendo um parágrafo por dia.

Dominar a redação do parágrafo é um dos segredos para escrever um texto nota 1000. Afinal, a redação é um grupo de parágrafos bem escritos e conectados entre si. Logo, inclua essa atividade na sua rotina diária.

Nada de sair redigindo parágrafos aleatórios e sem a estrutura correta, ok? Revise a aula sobre a criação de um parágrafo. Conheça sua estrutura, técnicas e termos usados para dar ideia de progressão textual e interligá-lo aos outros trechos da redação. Em seguida, procure exercícios de criação de parágrafos para praticar diariamente.

Se você separar 30 minutos por dia para essa tarefa, perceberá uma melhora considerável no seu texto rapidamente.

4. Consultar propostas de redação

Buscar propostas de redação já aplicadas no Enem e propostas inéditas, no mesmo formato do exame, ajudará na sua preparação. Isso é essencial para você se familiarizar com o modelo da questão, além de conhecer temas que podem ser cobrados na prova.

A ideia é consultar uma proposta por dia. Faça a leitura atenta do enunciado da questão, dos textos de apoio e, em seguida, planeje a redação. Liste a tese, os argumentos e a conclusão com uma proposta de intervenção.

Não escreva a redação completa nesse momento! Assim como dominar a escrita do parágrafo é fundamental para redigir um texto excelente, saber planejar a redação vai fazer diferença na prova. Afinal, um planejamento incorreto levará a um texto fora do padrão exigido pelo exame.

Portanto, consulte as propostas de redação, pratique o planejamento dos textos e reserve-os para a produção completa da redação durante o fim de semana.

5. Ler redações nota 1000

Fazer a leitura de textos que receberam a nota máxima na prova de redação do Enem vai ajudar você a se familiarizar com o tipo de texto exigido. É um ótimo exercício para analisar como os candidatos construíram a redação, apresentaram os argumentos e expressaram o seu conhecimento acumulado.

Viu como se preparar para a prova de redação do Enem não é tão difícil assim? Ela requer consistência: estudar um pouco todos os dias, acompanhar os acontecimentos da atualidade e praticar a escrita. Portanto, organize-se para estudar para o Enem e comece a sua preparação hoje mesmo!

Agora que já sabe quais hábitos adotar para se preparar para a prova de redação do Enem, que tal conhecer os cursos de graduação a distância que você poderá se matricular usando a nota do exame?

cta7

Comentários

Comentários