No período do dia 4 a 7 de junho, aconteceu a Semana Ambiental para os alunos da Unicesumar. O tema da Semana Ambiental foi “Água e meio ambiente”. Com isso, a equipe do curso de Gestão Ambiental elaborou uma material com um resumo dos dias. Vamos lá?

Segunda-feira, dia 04

A estreia da Semana Ambiental contou com o Simpósio da Árvore. Nele, foram discutidos temas relacionados à importância da arborização urbana, a biodiversidade de plantas e problemas relacionados a essa temática.

Terça-feira, dia 05

No segundo dia de evento, houve a abertura oficial da “V Semana Ambiental da Unicesumar”. O evento contou com a presença do presidente da Unicesumar, o professor Claudio Ferdinandi, que falou sobre o meio ambiente. Lembrando que no dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Sendo assim, em seu discurso, falou sobre a importância do meio ambiente para a sociedade atual e futura.

abertura-oficial-0506

O professor Silvio Silvestre Barczsz, coordenador do curso de Gestão Ambiental na modalidade a distância, também participou. Durante sua participação, fez uma reflexão sobre a poluição ambiental causada pelo uso descontrolado do plástico (tema do Dia Mundial do Meio Ambiente) e como ele está afetando a qualidade das nossas águas.

professor-0506-silvio-fazendo-abertura-foto-2

Na sequência, aconteceu a palestra cujo o tema foi “Panorama da situação fundiária e ferramentas para gestão ambiental em áreas rurais no Paraná”. Esta palestra foi ministrada por Mariese Cargnin Muchailh. Ela é engenheira florestal e doutora em Ciências Florestais, Conservação da Natureza pela UFPR. Hoje, ela trabalha no Instituto Ambiental do Paraná, IAP, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA.

palestra-0506-sernhora-mariese-iap

A palestrante apresentou como utilizar o Geoprocessamento e as diversas bases de dados, como as informações disponíveis sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Além disto, ela apresentou um programa de educação ambiental chamado “Detetives da Natureza do Paraná”. Nesse programa, qualquer pessoa pode contribuir para a ciência.

Para isto, basta baixar um app, onde cada uma das observações no iNat pode contribuir para a conservação da biodiversidade. O app compartilha as descobertas com repositórios de dados científicos, como Global Biodiversity Information Facility, para auxiliar cientistas do mundo a encontrar e utilizar os seus dados. Tudo o que você precisa fazer é observar e registrar. Bem simples!

Quarta-feira, dia 06

Na quarta-feira, aconteceram mais duas palestras. Uma com a Lilianny Ripke Gaspar, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá – COMDEMA, que falou sobre “A importância da gestão participativa para o gerenciamento do meio ambiente”. A outra, com o Renato Antônio Dalla Costa, do Instituto das Águas do Paraná. Ele atua no Escritório Regional de Maringá-PR, onde falou sobre “A gestão dos recursos hídricos no estado do Paraná”.

palestante-do-dia-06-lilianny

palestrantes-renato-dia-06

prof-romulo-e-as-palestantes-do-dia-06

Quinta-feira, dia 07

Na quinta-feira, no último dia do evento, aconteceu uma mesa redonda com o tema “A água como fonte de vida”. Nela, participaram o coordenador Silvio Silvestre Barczsz, o professor Rômulo Diego de Lima Behrend e convidados.

prof-renata-prof-marcia-prof-silvio-prof-romulo-e-prof-mari

Essa semana foi organizada pela equipe composta por: Silvio Silvestre Barczsz, Rômulo Diego de Lima Behrend, Natalia Christina da Silva Matos e a Paula Polastri.

Faça Gestão Ambiental na EAD Unicesumar

Visite o site e confira mais informações sobre o curso.

gestao-ambiental

Avalie este post