Combinar o ensino a distância com encontros presenciais é uma excelente forma de ter o melhor dessas duas realidades. Além de aprender de qualquer lugar, você não perde as ricas experiências que acontecem no ambiente universitário. Por isso, vale a pena conhecer quais os diferenciais dos cursos híbridos EAD UniCesumar.

Nessa modalidade de ensino, você consegue obter sua formação com muito mais flexibilidade e conforto, mas sem perder as atividades práticas que agregam valor à sua formação. Pensando em esclarecer algumas das dúvidas acerca desse tipo de curso, convidamos Fabiane Carniel, coordenadora dos cursos EAD UniCesumar, para explicar como tudo funciona.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura e confira!

O que são cursos híbridos?

Os cursos híbridos são aqueles nos quais a carga horária é distribuída entre atividades presenciais e EAD. Embora os alunos possam participar de algumas aulas ou projetos no ambiente universitário, a maior parte do curso é realizada à distância, geralmente on-line.

Além disso, na metodologia híbrida, além da carga teórica e prática, o aluno ainda pode aproveitar de locais bem equipados, como laboratórios. Assim, ele pode experimentar os desafios cotidianos da profissão que escolheu.

Essa modalidade garante aos alunos a flexibilidade de estudar e participar de aulas no conforto de casa, enquanto ainda desfrutam da experiência de aulas presenciais e interação com professores e colegas.

Fabiane destaca que na EAD Unicesumar não há cursos híbridos, mas sim cursos com metodologia híbrida. Isso significa que os cursos classificados dessa forma — além de todas as atividades on-line síncronas e assíncronas —, ainda têm em sua matriz curricular disciplinas que preveem a realização de práticas em laboratórios escolares disponíveis nos polos de ensino.

Qual a diferença entre cursos híbridos, presenciais e a distância?

Entender as diferenças entre esses modelos de ensino pode ajudar na hora de selecionar a melhor opção para a sua carreira. É muito importante destacar que no Brasil, atualmente, não temos a modalidade híbrida de educação. Nesse sentido, temos apenas Educação a Distância e Ensino Presencial.

“O curso integralmente presencial requer que os estudantes estejam em uma sala de aula, enquanto o formato a distância permite ao aluno aprender de qualquer lugar”, explica Fabiane. Porém, existem algumas práticas que precisam de um local físico para serem desenvolvidas.

Nesse sentido, os cursos com metodologia híbrida oferecidos pela EAD UniCesumar são todos disponibilizados pela modalidade a distância, pautando-se no conceito de “blended learning”. Contudo, como diferencial, oferecem momentos presenciais para a realização de práticas em laboratório escolar disponível nos polos.

Porém, é preciso ter em mente que essas práticas não são Estágios Supervisionados, embora eles também sejam momentos destinados à prática e ao desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da profissão.

Quais os diferenciais dos cursos híbridos da EAD UniCesumar?

Em geral, os cursos com metodologia híbrida são indicados para alunos que tenham a disponibilidade de comparecer ao polo, ao menos, uma vez na semana para a realização das práticas. Nesse sentido, eles podem proporcionar diversas vantagens para os estudantes.

Entre os benefícios do modelo híbrido de ensino da UniCesumar, estão:

  • Oportunidade de unir o melhor da educação a distância com o melhor e mais prático de atividades presenciais para o desenvolvimento dos alunos;
  • Utilização de tecnologias úteis para mediar e melhorar o aprendizado;
  • Otimização do tempo para melhorar o desenvolvimento dos estudantes;
  • Roteirização das atividades práticas e ótimos recursos educacionais;
  • Tutoria presencial no polo acompanhando a execução das práticas;
  • Laboratórios equipados com tecnologias e equipamentos modernos;
  • Interação entre alunos, professores e tutores, permitindo o desenvolvimento e aprendizado de forma completa.

Aproveitar tais oportunidades é uma ótima forma de otimizar o seu currículo e ter melhores chances no mercado de trabalho, principalmente na área da saúde. Portanto, vale considerar os cursos híbridos da EAD UniCesumar a fim de potencializar as suas chances e conseguir uma linda carreira.

Por que houve um aumento das buscas por cursos híbridos na área da saúde?

“O aumento da busca por cursos com metodologia híbrida na área da saúde se dá pela flexibilidade do modelo”, explica Fabiane. Além disso, é inegável que a pandemia alavancou a possibilidade de fazer cursos de diferentes áreas com diferentes metodologias mediadas por tecnologia e os da saúde são exemplos disso.

Outro ponto é que os cursos da área da saúde também tiveram seu início de oferta pela EAD há menos tempo do que outras áreas, como gestão e licenciaturas, por exemplo. Isso também pode explicar o aumento na busca por esse tipo.

Vemos, atualmente, um crescimento exponencial dos cursos da área da saúde na EAD, especialmente, aqueles que utilizam metodologia híbrida. Fabiane aponta que “isso reforça a ideia de flexibilidade, mas também da importância dos momentos presenciais para a realização de práticas”.

Como agendar as práticas dos cursos híbridos na UniCesumar?

As práticas se caracterizam pela execução de experimentos, protocolos, etc., conforme a necessidade de cada área de formação dos cursos. Assim, como exemplo, nas engenharias, os alunos realizam experimentos com campos de provas, bancadas de sensores e outros. 

Os cursos de Bem-Estar, por exemplo, têm protocolos para diferentes tipos de massagens. Com a intenção de realizar o agendamento dessas práticas, ao ser matriculado em uma disciplina que contém em sua modelagem uma prática presencial, aparecerá na plataforma virtual do aluno (Studeo) o período de agendamento e os horários disponíveis. 

O aluno escolhe o melhor horário de acordo com sua disponibilidade e vai ao polo no intuito de realizar a prática no horário escolhido. Com o uso de tecnologias, as pessoas têm mais opções para realizarem suas atividades remotamente. É natural que algumas áreas, como engenharias e saúde, se desenvolvam em modelos híbridos de ensino e aprendizagem.

Viu como os cursos híbridos da EAD UniCesumar podem contribuir na hora de conquistar o seu tão sonhado diploma? Assim, além de ter mais flexibilidade nos anos de estudo, você consegue se preparar de maneira adequada para o mercado de trabalho. Portanto, não perca mais tempo e comece a investir em sua carreira agora mesmo.

Quer saber como iniciar seus estudos na EAD UniCesumar? Então entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas!

Avalie este post

Comentários

Comentários