Entre os dias 01 e 05/06 (Dia Mundial do Meio Ambiente), comemoramos a Semana Nacional do Meio Ambiente. A semana foi instituída em 1981, através do decreto 86.028. O tema de 2017 é “Conectando as Pessoas à Natureza”, objetivando a participação e conscientização de todos na garantia da sustentabilidade ambiental.

Atualmente, a questão ambiental vem ganhando bastante repercussão. As consequências de anos de ação antrópica sobre o meio ambiente sem o uso de medidas sustentáveis estão se tornando cada vez mais severas e de difícil solução.

É necessário ter consciência de que todo cidadão tem direito a um ambiente de vida sadio e equilibrado, para que possa satisfazer todas as suas necessidades. Essa concepção só foi enfatizada a partir do momento em que grandes impactos e degradações ambientais começaram a afetar a vida humana.

À medida que a intensa extração de recursos naturais passou a ocasionar danos ao meio ambiente, configurou-se um entrave ao crescimento econômico. Com isso, gerou-se a necessidade de buscar um modelo econômico que fosse compatível com a conservação ambiental. Assim, um modelo de desenvolvimento sustentável.

Então, a partir da década de 1960, surge o ambientalismo. É a ideologia composta por movimentos e organizações não governamentais com ideais ambientalistas. Eles se preocupam com diversas questões, sustentados na ideia de proteção à natureza e no aumento da tomada de consciência ecológica.

meio ambiente

Neste sentido, a emergência da temática ambiental, atrelada à dinâmica da natureza e à interferência humana sobre esta, tornou-se objeto de estudo geográfico. Isso porque a degradação ambiental e seus impactos negativos são decorrentes do modelo econômico e de produção. O estilo de vida de consumo adotado pela sociedade também interfere diretamente na natureza.

O estudo ambiental realizado pela Geografia, através de uma visão crítica, possibilita explicar os processos de produção e reprodução do espaço. Com isso, permite perceber como o homem se apropria e transforma a natureza. Ele contribui significativamente para ações de planejamento.

O profissional formado em Geografia é capacitado para trabalhar diretamente com as questões ambientais. Sobretudo tange à efetivação de projetos de educação ambiental. Além destes, o geógrafo também executa estudos e análises de impactos, elaboração de planos diretores, entre outros. Sendo assim, contribui significativamente para a melhoria e conservação do meio ambiente.

Desse modo, a Semana Nacional do Meio Ambiente consiste num momento de reflexão. Cabe a nós repensarmos nossas atitudes e contribuir para a consolidação de um ambiente equilibrado. Além disso, contribuir para as futuras gerações, ressaltando que esta concepção deve ser contínua. É através das pequenas atitudes diárias que somos capazes de fazer a diferença.

Semana Nacional do Meio Ambiente

Confira mais informações sobre esse tema em outra matéria do nosso blog.

Estude Geografia na Unicesumar

Veja mais informações sobre o curso de Geografia no nosso site.

gestao-ambiental

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários